A CARREGAR

Type to search

Aloe Vera: Inúmeras Propriedades Medicinais

No processo de escolha da planta do mês sinto por vezes que muita coisa fica por dizer acerca da maioria das plantas e decididamente algumas mais que outras. É este o caso do Aloes sobre o qual há tanta coisa para dizer. Tentarei portanto apelar à minha capacidade de síntese.

História

O Aloe é uma planta suculenta originária da África do Sul, da Província do Cabo, da África Tropical e de Madagáscar onde algumas espécies correm sérios riscos de extinção. Existe ainda na Península Arábica, e Antilhas mas é hoje plantado um pouco por todo o mundo, onde é muito apreciado e utilizado devido aos seus múltiplos usos internos e externos. Quando cultivado em climas temperados, é necessário protegê-lo da geada. Dá-se muito bem em vasos, como planta de interior. Existem cerca de 400 variedades de Aloes, uma das variedades era já conhecida nos tempos bíblicos onde era utilizada na extracção de madeira. Na Malásia e Índia é utilizada uma outra variedade no fabrico de incenso. Nos países islâmicos simboliza a paciência. Era conhecida dos Gregos e Romanos e diz-se que Cleopatra utilizava as folhas frescas diariamente nos seus tratamentos de beleza. A variedade que aqui nos interessa é Aloe vera ou Aloe barbadensis. O Aloes do Cabo, ou Aloe ferox, é muito cultivado nas Antilhas. No Brasil é conhecida por babosa. O Aloes envasado tem um teor mais baixo de antraquinonas (aloína).

Descrição botânica

O Aloe vera é uma das cerca de 400 variedades do Aloe. Foi durante muito tempo considerada da família das Liliáceas, mas estudos recentes classificam-na como pertencente à famílias das Asphodeláceas. É uma planta vivaz, de folhas suculentas, longas e espessas, de cor verde claro. Atinge cerca de 60 centímetros de altura, espigão com flores amarelas ou laranja. Resistente às secas e sensível às geadas. Gosta de solos secos e bem drenados. É também conhecida como Cacto-dos-Aflitos e Cura-Câncros.

Composição

Traquinona (aloína e aloe-emodina), mucilagem, resinas, taninos, polisacáridos, aloectina-B, cálcio, fósforo, cobre, magnésio, ferro, potássio, zinco, vitaminas A, B1, B5, B6 e B12, C. Ácidos gordos (gamalinoleicos), prostanglandinos que ajudam a diminuir a inflamação e aumentam o poder cicatrizante das feridas.

Propriedades

Externamente é utilizado fresco e directamente sobre a pele no alívio de queimaduras solares e outras, incluindo queimaduras de radiação devido à sua acção refrescante, anti-inflamatória e regeneradora do tecido celular restituindo rapidamente os líquidos nas três camadas dérmicas, aliviando a dor e nutrindo a pele devido à sua riqueza em aminoácidos e vitaminas. Utiliza-se ainda em picadas de insectos e feridas várias, como cicatrizante, anti-bacteriano e antiviral. De um modo geral alivia quase todos os problemas de pele que requeiram um remédio calmante e adstringente, como por exemplo em casos de varizes. É um excelente regenerador celular acelerando o crescimento de novas células eliminando as velhas, por isso tem sido utilizado com sucesso na cura de vários câncros de pele e outros. É vaso-dilatador, dilatando os capilares, e aumentando o fluxo sanguíneo. É útil no tratamento do reumatismo e artrite. Úlceras pépticas e estomacais, hipertensão, pé-de-atleta (antifungico), anemia e acne. É ainda utilizado para aliviar aftas e doenças das gengivas, verrugas e estrias.

A melhor forma de utilizar o Aloe vera é cortar uma folha na longitudinal, abrindo-a, e aplicar o gel transparente sobre a pele ou couro cabeludo, tendo o cuidado de não utilizar a parte amarela da base da folha que é muito amarga e pode causar irritação da pele em pessoas mais sensíveis. O resto da folha que não se utilize pode ser guardado no frigorífico ou congelador e utilizado como emplastres frescos. Conservam-se assim vários meses quando cortado na perpendicular à folha.

Para uso interno, é necessário ter muito cuidado e seguir aconselhamento médico, pois existem muitas adulterações no mercado. Estas adulterações existem sobretudo nos produtos utilizados nas extracção e estabilização do gel. Este gel amargo é um potente laxativo, causando contracções do cólon, e originando movimentos intestinais 8 a 12 horas após a sua ingestão. Em doses baixas estas propriedades amargas estimulam a digestão e em doses altas são purgantes.

Cosmética

O Aloe é muito utilizado em cremes de beleza e shampoos, mas aqui mais uma vez é necessário ter a atenção as marcas. O melhor mesmo é ter sempre à mão uma planta e utilizá-la fresca.

Contra indicações

O Aloe não deve ser consumido internamente durante a gravidez dadas as suas características purgativas. Também não deve ser utilizado em caso de hemorróidas ou doenças renais.

Tags:

120 Comments

  1. Christina 11 de Fevereiro de 2009

    Erro Grave, o Comentário sobre as Contra indicações são baseados em dados não reais pois aloe vera é um suco muito nutritivo NÃO faz mal algum para gestantes os pessoas com problemas renais ou Hemorróidas muito pelo contrário a ação de absorção e melhora de absorção de nutrientes e reconstituinte são muito benéficos para todas estas fazes citadas.
    Caso precise de mais informaçÕes pode me escrever que passo um material mais completo sobre Aloe Vera.
    Complementando existe empresas que processam esta planta com mais de 30 anos de mercado mundial e o comsumo de Aloe pelos seus Cliente são Diários e serve para Todos doentes ou não.
    Grata desde já Christina

    Responder
  2. Fernanda 12 de Fevereiro de 2009

    Cara Christina!
    Começarei por agradecer a sua oferta de material mais completo sobre o Aloe Vera o que aceitarei mas díficil será provar que as antraquinonas contidas no latex de aloé utilizado como laxante não possa vir a ter efeitos secundários quando ingeridos por pessoas que já apresentem problemas gastrointestinais, deverticulitis, colites ou síndrome do intestino irritável, assim como a possibilidade de abortar devido às contrações uterinas que a ingestão deste latex poderá desencadear.
    posso assegurar-lhe que as minhas fontes de informação são a Scottish school of herbal medicine, onde estudei e cujos professores são unánimes neste assunto; passarei a nomear os autores dos EXCELENTES E SÉRIOS livros de fitoterapia por onde me guio e aconselho-a a não considerar irreais estudos REAIS E FIÁVEIS como o destes profissionais que há muitos anos exercem a sua profissão de médicos naturopatas e escritores de livros de fitoterapia: David Hoffmann, Thomas Bartram, Steven Foster, RebeccaL.Johnson, Deni Brown, Andrew Pengelly, A.Proença da Cunha, Alda Pereira da Silva, Odete Rodrigues Roque….
    Como vivemos no fantástico mundo da informação fácil (nem sempre fiável), poderá entreter-se a pesquisar o trabalho efectuado por todos estes excelentes profissionais e talvez não seja má ideia adquirir alguns dos livros por eles escritos.
    cordialmente
    Fernanda Botelho

    Responder
  3. Dina Neves 19 de Fevereiro de 2009

    Como é extraordinário dispôrmos desta maravilhosa planta ao serviço da fitoterapia!
    Realmente o Aloe vera tem inúmeras propriedades terapeuticas, como é descrito no artigo acima, mas é muito perigoso generalizar que por ter propriedades tão benéficas, não terá contra-indicações.
    Para além do que já foi dito no artigo, e com o qual concordo, faço apenas o seguinte comentário:
    Neste caso, as antraquinonas têm um efeito laxante, por irritação da mucosa gastrointestinal e portanto será contra-indicada no caso de gastrites e diarréias, e por ter propriedades emenagogas, é contra-indicada durante a gravidez.
    Nada disto lhe tira o valor, mas é necessário ser-se cauteloso e informar-se convenientemente junto de um profissional qualificado.
    Ao dispôr, para qualquer esclarecimento adicional,
    Dina Neves (Fitoterapeuta pelo “College of Phytotherapy”)

    Responder
  4. Jorge Donato 19 de Fevereiro de 2009

    Oi meninas!
    Deixo aqui a minha contribuição quanto a aloe vera. Realmente é apaixonante qdo se estuda sobre ela e todas as suas propriedades. Recomendo o livro,OS CAPILARES DETERMINAM NOSSO DESTINO, cujo autor, Michel Peuser, um Bioquímico Alemão que vive aqui no Brasil, reuniu tudo que existe sobre a Aloe nos últimos 5000 anos, com relatos de sucesso em problemas comentados acima , cura ou estabilização de doenças cuja medicina tradicional, não possui solução.Na verdade ela não faz milagre, ela ajuda seu organismo a reagir as adversidades.Na dúvida do que plantar,usar e como cortar a planta, use os produtos , cremes fabricados pela Forever Living, líder mundial em Aloe Vera, que já estão prontos e presentes em 134 países.
    Um abraço a todos
    “AD SUMUS”
    donato_flp@hotmail.com

    Responder
  5. Fernanda 19 de Fevereiro de 2009

    Obrigada a ambos pelos comentários.
    Eu de facto já conheço os produtos de aloe Vera da forever living, já tomei durante 2 meses e obtive resultados vísiveis e positos.
    Fernanda Botelho

    Responder
  6. Joana Alves 21 de Fevereiro de 2009

    Há que distinguir dois produtos obtidos do aloé vera:

    1 – o látex, ou resina
    2 – o gel, obtido da parte central da folha

    O látex é um laxante potente que funciona por irritação do intestino e pode causar espasmos intestinais. Existem outros laxantes menos agressivos.

    As propriedades terapêuticas referidas são devidas ao gel .

    As contra-indicações referidas aplicam-se, e muito bem, ao látex administrado internamente, por via oral.

    O aloé, como a maioria das plantas medicinais, além dos efeitos terapêuticos apresentam também alguns efeitos secundários, contra-indicações de utilização e interacções com outras plantas, medicamentos ou alimentos.

    Grata por contribuir,
    Joana Alves
    (Farmacêutica)

    Responder
  7. Christina 25 de Fevereiro de 2009

    Do princípio Aloe(babosa) existe mais de 300 espécies catalogadas(fonte frei romano Zago e Michael Peuser) ,mas apenas 2 espécies chamamos de ALOE “VERA” a Arborensis e a Barbadenses Miller a mais nutritivas das 2 espécies ,para o consumo. A parte que se ingere de Aloe vera é somente a polpa da planta não se ingere a casca por causa do efeito toxico que se encontra mais na casca a Aloína q por isso se diz que Aloe Vera he abortiva e etc…, existe um preparo que chamamos de garrafada que vai a folha inteira mais para um consumo de no máxico 7 dias ,mas o que se faz abtualmente é ingerir somente a polpa usando como um suplemento alimentar. Como Aloe Vera é uma planta que utiliza o lençol freático para absorver a agua e ter seus nutrientes não he qualquer Aloe Vera que podemos ingerir tem que haver um cuidado para saber a fonte de extração desta planta.Existe um selo de certificação dadas as poucas empresas sérias que manipulam esta planta que é o Selo da Ciência da Aloe onde este certificado se dá as empresas que utilizam no mínimo 30%de Aloe Vera em seus produtos a maior empresa que trabalha com Aloe Vera é America(TEXAS-EUA).
    Qualquer maior explicação me procure.
    christina.rossa@gmail.com
    At+

    Responder
  8. Guillermo Bucht-Schmidt 29 de Abril de 2009

    Coneci ao Sr Michael Peuser por convite da firma LR na Alemanha. Na sala tinha, entre outros, pessoal da área médica e enfermagem, testimonhando os resultados da aplicacao de productoscom Aloe Vera (Barbadensis Miller) em pacientes com ulcus cruris, e pacientes que les sao aplicado radiotherapia e quimiotherapia, de atendimento aos idosos que padecem de dekubitus ou problemas de pele.
    Gostaria de conhecer o endereco, phone e email para contactar a firma que assesora e entrega a certificacao de Selo da Ciencia da Aloe no Brasil.
    Fico grato pela informacao que alguém possa me fornecer.
    gui1946@live.de

    Responder
  9. aNITA 25 de Maio de 2009

    Fantastico

    Responder
  10. fernanda cordeiro 1 de Junho de 2009

    Gostaria de saber onde posso arranjar o cacto porque não encontro em parte nenhuma nem nos jardins.Nas ervanárias vendem?Serve para ajudar a derreter as gorduras (celulite)?Gostaria que me aconselhasse.Muito obrigada

    Responder
  11. Fernanda Rita 3 de Junho de 2009

    Não sei se percebi bem a sua pergunta!? No entanto deduzo que seja o Aloe vera! Aconselho-a a procurar em feiras da serra. Em Portugal normalmente são estrangeiros que produzem este aloé com objectivos medicinais e os vendem, daí a minha sugestão. No entanto se vier ao Algarve, entre em contacto comigo, trabalho num viveiro que tem este aloé para venda.

    Responder
  12. Luis 26 de Junho de 2009

    Gostaria de saber se esta (aparentemente) magnifica planta tem bons resultados no tratamento dos sintomas de LES (lupus eritmatoso sistemico) e fibromialgia.
    Fico agradecido por qualquer informaçao relativa a este tema. ribeiro.luisp@gmail.com.
    Grato pela ajuda

    Responder
  13. Silvia Romão 23 de Julho de 2009

    Boa tarde.

    Gostaria de saber de que forma posso utilizar o aloé vera para tratar uma inflamação derivada de um quisto sebáceo que inflamou.

    Obrigada.

    Responder
  14. Virgílio Silva 25 de Julho de 2009

    Essa planta existe em estado selvagem, junto ao mar na regiao de Sines, e em Estoril, Cascais, Parede, Sintra, praia das maças po r ai em estado selvagem e ninguem a cuida.

    Aqui na regiao de Sines, tem muita abundancia, e e u tambem tenho 2 pés no quintal. Pode ser apanhada com abundancia. Eu costumo comprar yogurtes com aloe vera, tambem já comprei xarope, e gel, tenho tomado. Mal sei que não faz. Mas nao tenho dados cientificos que provem sua s capacidades, senão, já tereia desaparecido doestado selvagem em que se encontra.

    Responder
  15. Inês 26 de Agosto de 2009

    Boa tarde

    Eu usei a polpa da folha do aloe para tratar um eczema e teve resultados espantosos. No entanto, não estou a conseguir obter a planta em Lisboa. Preferia comprar folhas de plantas que não fossem cultivadas em vasos. Alguém me pode ajudar?

    Obrigada

    Responder
  16. Tiago Monteiro 2 de Outubro de 2009

    Boa Tarde

    Gostaria de saber se alguém conhece algum viveiro em Portugal que venda esta milagrosa planta ( Aloe Vera Barbadensis Miller).

    Muito grato por qualquer informação.

    tiagofevm@hotmail.com

    Tiago Monteiro

    Responder
  17. Fernanda Rita 7 de Outubro de 2009

    Olá Boa tarde!

    Se viver no Algarve indico-lhe um viveiro que tem Aloe vera.

    Responder
  18. Maria 12 de Outubro de 2009

    Tenho um filho com 17 anos e tem acne.Se eu conseguir arranjar a planta e corta-la como sugerem como é que devo fazer para tratar as borbulhas?Molho-as só,esfrego um pouco?É que não sei mesmo!
    Obrigada

    Responder
  19. Tiago Monteiro 15 de Outubro de 2009

    Boa Tarde, Sr.ª Fernanda Rita!

    Gostaria bastante que me indicasse esse viveiro do algarve que tem Aloe Vera ficando-lhe muito grato.

    Obrigado

    Os meus cumprimentos

    Tiago Monteiro

    Responder
  20. Tchenka 9 de Novembro de 2009

    Boa tarde,
    Eu tenho uma Aloe Vera Barbadensis Miller há 8 anos.
    Uso essencialmente para a pele. Quando me aparecem algumas borbulhas indesejáveis ou em feridas pelo poder cicatrizante. Os resultados são visíveis.
    A forma de usar na pele é: cortar a folha (perto da base) perpendicular ao seu crescimento, lavá-la (e secá-la) e cortar “uma fatia” suficiente para a utilização que lhe vamos dar. (Guardar a restante folha). Essa “fatia” cortamo-la longitudinalmente, abrimo-la e usamos a popa para aplicar directamente na pele.
    Eu costumo fazer esta aplicação à noite e deixo a popa até ao dia seguinte demanhã.

    Aproveito para referir que a Aloe que referenciaram no concelho de Cascais como estando em estado selvagem, nao é Aloe Vera! Até pode ser uma espécie semelhante mas de forma alguma deve ser usada pela razão que já foi referida: apenas poucas espécies são paciveis de ser utilizadas por nós humanos. Nao se arrisquem!

    A minha Aloe foi-me oferecida por uma amiga cuja avó já cultiva esta maravilhosa planta há 50 anos.

    Responder
  21. Cristina Sá Pinto 3 de Dezembro de 2009

    Estou em Lisboa e gostava muito de saber onde poderei comprar/encontrar aloé fresco, a fim de o poder plantar no meu quintal.
    Cumprimentos.
    Cristina Sá Pinto

    Responder
  22. Mário Azevedo 4 de Dezembro de 2009

    Boa tarde,
    Antes de mais gostaria de lhe dar os parabéns pelo site. Encontrei-o por acaso, e estou muito contente porque estou a interessar-me cada vez mais por este tema das plantas aromáticas e medicinais (até estou a criar quintal com algumas variedades).
    Em relação ao aloé vera, gostaria de lhe colocar umas dúvidas.
    A minha filha de 4 meses tem dermatite atópica e está com a pele num estado miserável. Tenho tentado de tudo, sem grandes resultados. Na semana passada a minha sogra cortou uma folha de aloé vera e aplicou a polpa na pele durante dois dias. A verdade é que a pele melhorou muito. Contudo, eu resolvi verificar na net se haveria contra-indicações e encontrei este post:
    http://saude.sapo.pt/100_natural/artigos/geral/guia_medicinal/ver.html?id=990710
    Acontece que a minha filha está neste momento a tomar propanolol porque tem taquicardia sinusal, o que, de acordo com as contra-indicações apresentadas nesse post, impossibilita-me de continuar a aplicar o aloé vera. Tenho contudo algumas dúvidas:
    1. poderei confiar neste artigo?; estas contra-indicações são verdadeiras?; no seu artigo não os refere;
    2. em caso afirmativo, em que situações é o que aloé vera tem estas contra-indicações? no consumo externo ou interno? ou em ambos? no consumo da resina ou da popa?
    Agradecia-lhe uma resposta a estas dúvidas.
    Obrigado.
    Os meus cumprimentos,
    Mário Azevedo

    Responder
  23. A.Sequeira 10 de Dezembro de 2009

    Meus amigos,tenho vindo a ler as v/explicações e prós e contas dessa planta mas ninguém explicou como na realidade se faz esse medicamento!.
    Outra dúvida consiste é na realidade sobre o latex,estao se a referir aquele liquido amarelado que sai apos o corte?
    Afinal a casca é venenosa ou não?
    Pareceu-me que alguém mencionou que o gel pode ser colhido e refrigerado para uso futuro?.se for o caso em que condições deve ser preservado?
    No caso de aplicação cutânea pode-se cortar como se fosse uma fatia e esfregar na area pretendida sem retirar nada?
    A planta mesmo depois de dar flor continua com caracteristicas para ser usada?
    Pode-se ingerir no seu estado puro o gel? e se tal quais os aconselhamentos?
    Depois de colhida a folha ,deve-se deixar escorrer a seiva amarelada ou evitar que isso aconteça?
    Grato pela ajuda.

    Responder
  24. Fernanda Rita 11 de Dezembro de 2009

    Olá Bom Dia!

    Já algum tempo que não venho aqui, como não tive acesso à sua questão.

    O viveiro em questão é o Viveiro da Inframoura, em Vilamoura, situa-se na Av. do Parque. Eu Sou a responsável por este viveiro.

    O meu mail é fernandarita@inframoura.pt.

    Bom resto de dia,

    Responder
  25. fernando vasconcelos 15 de Dezembro de 2009

    sou da madeira tenho minha esposa com um problema de cancro no sangue nos temos ca a planta em que as flores sao amarelas e vermelhas gostava de saber qual e a mais adequada e se alguem me pode ajudar na maneira de fabrico e aplicacao do medicamento agradecia do fundo do coracao alguma ajuda DEUS VOS ABENCOE

    Responder
  26. fernando vasconcelos 15 de Dezembro de 2009

    DEIXO VOS O MEU MAIL SE ALGUEM ME PUDER AJUDAR AGRADECIA IMENSO fernandovasco2@sapo.pt

    Responder
  27. Patricia Gomes 11 de Janeiro de 2010

    Por muitas vezes leio dúvidas sobre Aloe, principalmente por ser tóxica ou não, e em quais partes da planta. Dentre os mais de 300 tipos de Aloe, apenas 7 não são tóxicas, apenas 2 dessas 7 são Aloe Vera, e destas 2 apenas uma, a Aloe barbadensis miller, é tão nutritiva e eficaz como alimento funcional, ou seja, possui muitas substancias nutritivas como 7 dentre os 8 aminoácidos esssenciais ao nosso organismo, enzimas, minerais como magnésio, zinco, manganês, calcio, sódio, potassio, cobre e ferro, beta-caroteno o precursor da vitamina A, vitaminas do complexo B, inclusive B12. vitaminas C e E, ligninas responsáveis por alcançar pelas camadas mais profundas da pele, saponinas reconhecidas por potente ação antimicrobiana, contra vírus, fungos e bactérias, além de esteróis da planta e ácido salicílico q possuem ação anti-inflamatória.
    A parte tóxica da planta é a casca, q contém o látex ou resina, q é constituído por grandes quantidades de aloína, substãncia q em altas doses causa desequilíbrio eletrolítico, causando colites, dores abdominais, diarréia, irritação intestinal. logo sendo um potente laxativo. Sendo contra-indicado para pessoas com problemas intestinais. Já o gel de aloe vera, é obtido da parte interna da folha, é muito rico em todos os nutrientes já citados, não sendo tóxico, e muito utilizado para diversas finalidades, por possuir tantos benefícios ao organismo. Possui ação cicatrizante
    por estimular a regeneração celular, desintoxicante, anti-alérgica, antioxidante, fungicida, bactericida, entre outras várias funções.

    Responder
  28. V.C.R. 13 de Fevereiro de 2010

    Visto que foi mencionado que a aloe vera dilata os vasos sanguineos, gostaria de saber se a aloe vera ao natural é indicada para utilizar directamente na pele quando se tem cuprose na cara.

    Muito obrigada

    Responder
  29. NERCILEI 20 de Fevereiro de 2010

    Olá V.C.R. pode me contatar que lhe darei as informações que necessita. nercilei@hotmail.com

    Responder
  30. Josefina 21 de Março de 2010

    Estive lendo todos os comentários. Sabendo que aloe vera é muito bom.Caso algume saiba como eu conseguir a planta para poder ter em casa, vivo em Caldas da Rainha.
    Tenho tiroide mas esta no principio tenho dois modulos, queria tomar algo ,para eliminar ,em vez de remedios convencionais.será que alguem me pode ajudar. fico grata.
    Muito obrigado, me mail: finapedrosa@hotmail.com

    Responder
  31. Adelaide 10 de Julho de 2010

    Será que nao existirá aqui perto de Lisboa nenhum viveiro que tenha a planta Aloe barbadensis miller? Por favor queira informar-me. Obrigada.

    Responder
  32. Catia Loureiro 7 de Outubro de 2010

    Bom dia, gostaria de lhe perguntar o seguinte: tenho cerca de 1000 plantas aloe vera para vender, será que me pode indicar quem as compra em Portugal?
    Obrigada

    Responder
  33. José Manuel 7 de Março de 2011

    Prezada senhora,
    Tenho desvio do septo, creio que de nascença e este inverno, muito rigoroso, despoletou várias manifestações a nível do nariz, pois padeço de rinite.
    Há dois dias que, ao assoar-me, se desprende sangue da fossa nasal direita, não sei se é polipo. Já tomei o aloé que eu próprio fiz e dei-me muito bem.
    Será que posso aplicá-lo na tentativa de impedir que o ligeiro sangramento pare?.
    Obrigado antecipadamente e parabéns por este espaço
    Saudações cordiais

    Responder
  34. Américo Varatojo 12 de Maio de 2011

    Parabéns pelo espaço.
    Pelo que li, verifico que há aqui muita gente a defender lobbys de empresas mas que muito pouca gente tem uma verdadeira e natural relação com a planta.
    Em minha casa tenho algumas variedades de aloé entre elas as 2 acima mencionadas do vera. para quem quiser cultivar posso facultar alguns pés ( mas não muitos rsrss). a planta pega bem e da-se bem em qualquer jardim ou até num vaso, depois de dar flor nascem vários rebentos novos que se arrancam com cuidado e plantam. o melhor é o que dá uma flor amarela, o da flor vermelha também não é mau de todo. em minha casa toda a gente trata males de pele, feridas e dores musculares com a planta, corta-se a folha e aplica-se o gel directamente da folha na pele, depois pode-se guardar a folha no frio alguns dias, uma massagem nas costas ao deitar é milagrosa pela manha. a minha filha tem um problema cronico de alergias na pele e agora ando a experimentar o gel da folha a ver se dá resultado.
    Há um convento perto de Torres Vedras, convento de Varatojo, cujos monges fabricam um xarope com base em Aloé Vera que dizem cura o Cancro, um tio meu tinha cancro da laringe e devido á sua avançada idade nunca se deixou operar nem fazer quimio, começou a tomar o referido xarope e ficou melhor ao ponto de perder a rouquidão, andávamos todos na expectativa de ver o resultado, infelizmente ele morreu atropelado e ficamos sem a confirmação, isto vale o que vale, eu já tomei o referido xarope por prevenção e mal não me fez, mas custa a tomar visto ser bastante amargo .
    eu sofro de Hemorróidas e tenho o fígado frágil, além disso também tenho problemas de garganta e ouvidos, alguém me sabe dizer se é desaconselhável o uso do gel e só o gel, por via oral?
    Aqui fica uma proposta das muitas que há acerca do aloé.
    http://www.conheceraloe.com/news/a%20planta%20de%20aloe.php
    Cumprimentos

    Responder
  35. Rosalia Duarte 14 de Junho de 2011

    Vivo aqui em Cascais e li no comentários que a planta aqui encontrada em abundância não é o aloe vera. Gostaria de dizer que tenho usado a referida planta nas pernas e no corpo pois tenho muitas dores muscalulares e tenho sentido algum alívio. Será que não é mesmo aloe vera?

    Responder
  36. mariza heken 15 de Junho de 2011

    aliais o aloe vera na gestação provoca ou não a emorragia ou o aborto?

    Responder
  37. Marta metello 26 de Junho de 2011

    Boa tarde! tenho uma casa no pinhal da praia da maçãs e tenho aloes vera que se desenvolvem naturalmente. Vou ter de cortar alguns. Sabem de alguém interessado em comprá-lis? Obrigada.

    Responder
  38. António Martins 2 de Agosto de 2011

    Eu: tenho 57anos estou a tomar o aloe vera LUSITANO ALOE VERA OUTLET, para a tensão arterial e colesterol tomo semana sim semana não, ou seja o sumo estou a fazer bém a toma. Agradeço obrigado

    Responder
  39. joaquim espirito santo oliveira 10 de Agosto de 2011

    Olá, boa tarde a todos,queria colocar aqui a seguinte questão: tendo eu sido hospitalizado com problema de melenas, ou seja, uma hemorragia gástrica, e tendo feito exames , como endoscopia digestiva e colo, não se chegando a qualquer conclusão aparente, faltando alanisar a parte do intestino delgado, pois já tive este problema em 1996, em 2006 e agora por duas vezes separado por apenas 2 dias,gostaria de saber, se posso tomar este produto, qual a melhor marca,e pondo de parte o referido interesse comercial,gostaria que a, ou as pessoas catedráticas,ou não na matéria me dessem esta importante informação, Obr a todos.

    Responder
  40. carlos nogueira 25 de Agosto de 2011

    a minha mulher sofre de colite ulcerosa e embora faça as medicaçoes especificas da doença sabendo das propriedades do aloé começou a tomar a polpa triturada em sumo e a fazer clisteres e os resultados sao fabulosos a dificuldade é conseguir quantidade de aloé para as tomas diarias pois quando as faz reduz o sangramento quase na totalidade facto que só consegue quando tomava cortizona pode me imformar quem tem produçao em quantidade que possa vender o (gel)puro extrato do aloé obr

    Responder
  41. paula 7 de Setembro de 2011

    olá, gostava de saber se posso dar o xarope do cacto de aloé á minha cadela pincher, porque está com linfoma. obrigada.

    Responder
  42. Claudio Gomes 9 de Setembro de 2011

    Mesmo sendo natural qualquer coisa sendo usada de forma errada ou em excesso pode causar algum problema ou disturbio ao organismo porém observei neste artigo a falta de algumas informações mais completas sobre Aloe Vera Babosa. Indico esse site com um grande material sobre aloe vera http://harmonianatureza.com.br/aloe-vera/ e poderá encontrar informações mais detalhadas incluindo pesquisas e livros sobre o assunto. A falta de informações concretas sobre essa maravilha que é Aloe Vera causa confusões e informações cruzadas de pessoas sem conhecimento da mesma.

    Responder
  43. Fernando 18 de Setembro de 2011

    Já tomei, uso, dei a tomar, e apliquei em várias pessoas, e, até hoje, não houve uma que seja que não tivesse obtido resultados, ou tivesse algum efeito secundário. Desde que sejam tomadas as precauções que são sempre indicadas, após o corte.

    Responder
  44. Isabel 30 de Setembro de 2011

    Bom dia,

    gostava de colocar uma questão se alguém me souber responder, eu tenho artrite reumatoide e ouvi dizer que o aloé vera é bom para estes casos, entretanto adquiri o xarope que os Franciscanos vendem e tenham tomado e sinto me lindamente mas gostaria de saber se interage com a medicação para a doença, uma vez que agora irei fazer medicação mais forte…

    Obrigada

    Responder
  45. Sergio Capone 6 de Outubro de 2011

    Boa noite, Fernanda.

    Parabêns pelo seu artigo. Gostaria de lhe perguntar se é possível cultivar a planta aloe vera- Barbadenses Miller aqui no interior de São Paulo.
    Qual a melhor região onde posso comprar ou buscar a melhor muda da planta: Mexico, Venezuela ou Argentina?

    Obrigado.

    Responder
  46. rosalia marques 6 de Outubro de 2011

    ola boa tarde.tenho uma amiga que me deu uma folha de aloe para eu tratar uma queimadura,.Acontece que eu acho que ainda me fez mais mal,o braço inchado a volta do queimado e doi-me e esta avermelhado,. já parei de por porque tive medo. des de já agradeço se me ajudar a compriender que se passou. Rosalia Marques.

    Responder
  47. Roberto 14 de Outubro de 2011

    Quando se prepara o Gel de Aloe vera como bebida, é descartada a aloína (latex). Portanto, se algém quiser o efeito de laxante, terá que encomendar, ou preparar em casa da própria planta. Os sucos comumente comercializados são elaborados com a parte interna da planta, em diferentes proporções.

    Responder
  48. Elisio costa 31 de Outubro de 2011

    Estou à procura do verdadeiro aloé vera, mas são tantas as contradições que apenas fico com duvidas.
    Se alguém vende averdadeira me informe irei comprá-la
    OBRIGADO ANTECIPADAMENTE

    Responder
  49. Ramiro Amendoeira 5 de Novembro de 2011

    Tenho um problema de CIÁTICA — compressão do nervo ciático entre as vértebras L4 e L5 — que usualmente me provoca dores desde a base da coluna, prolongando-se para a parte inferior do rabo, partes exteriores da coxa, joelho, perna e pé, e já me aconteceu isto nas duas pernas, com intervalo de + três meses. Experimentei recentemente o Aloé, que tenho no meu quintal — não sei de qual das espécies se trata —, abrindo as folhas ao meio, longitudinalmente, contando em pedaços, aquecendo no micro-ondas e esfregando as partes doridas várias vezes ao dia. Acontece que, após cada aplicação, as dores ou passam ou diminuem consideravelmente.

    Também já o tomei por via oral — só o gel interior, misturado com mel — e senti-me muito melhor sob vários aspectos.

    ACONSELHO VIVAMENTE

    Responder
  50. Ramiro Amendoeira 6 de Novembro de 2011

    Olá, sou eu de novo

    Como neste blog há várias pessoas perguntandio como se faz o suco de aloé para tomar por via oral, deixo aqui este endereço que ensina: http://www.youtube.com/watch?v=J8cvND7dqP4

    Para administração externa, apenas se cortam primeiro os lados com espinhos, e depois cortam-se as folhas longitudalmente, e cortam-se bocados para aplicação. O que não se usar na altura, pode manter-se no frigorífico antes de as cortar, fazendo-o apenas na altura necessária

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo