Varandas e espaços muito pequenos requerem fundamentalmente uma boa dose de gestão, os condicionamentos físicos puxam pela nossa imaginação e obrigam-nos a ser inventivos e a explorar outros elementos como sejam a verticalidade e suspensão.
Varandas são normalmente espaços mais visuais do que espaços para se estar, dependendo claro do tamanho da varanda em questão, são normalmente uma extensão da sala de estar ou de um quarto.
O uso do mesmo tipo de pavimento no interior da casa e no exterior é uma técnica bastante usada para criar uma ligação mais forte entre os dois ambientes, assim com o uso de plantas de texturas e cores similares em ambos os espaços criando outra ligação forte.
No fundo as varandas servem para expandir o ambiente interior, e devem ambos os espaços reflectir o mesmo estilo de decoração, cores, mobiliário etc… para uma maior unidade.
Luz ambiente é outro factor importante para tornar o espaço convidativo, pequenos elementos a energia solar são ideais pois não requerem qualquer tipo de instalação eléctrica.
Plantas em vasos podem ser usadas para bloquear certas vistas indesejáveis, bambus em vaso ou plantas com uma estrutura vertical criam uma atmosfera e envolvimento e, em simultâneo, mais privacidade.
Trepadeiras podem criar paredes verdes muito facilmente, usando apenas algum suporte ou uma treliça. Se a varanda não tem nenhum tipo de “tecto”, uma pequena pérgola pode desenvolver um ambiente mais acolhedor e criar um espaço de sombra para os dias quentes de Verão. Plantas suspensas são outra maneira de aproveitar o espaço na vertical.
Pequenos bancos, mesas ou cadeira desdobráveis são uma maneira prática para se estar numa varanda e fáceis de arrumar. Para além da componente importante de decoração de exterior, toda a situação da varanda como a exposição solar e ventos predominantes, têm que ser tidos em consideração quando se escolhem as plantas.
Pontos Importantes:
Explorar a verticalidade
Decoração uniforme com o interior
Ligação visual com o interior
Luz ambiente
Licenciada em Garden Design BA (Hons) pela Universidade de Greenwich. Viveu em Inglaterra durante 6 anos em Tonbridge, Kent e voltou para Portugal em 2007, em Setembro desse ano foi publicado o primeiro número da revista Tudo Sobre Jardins, revista Portuguesa dedicada ao garden design e paisagismo. Em 2008 começou o seu próprio atelier de Garden Design, CatarinaGDesigns. O seu objectivo principal é dar a conhecer o mundo do Garden Design, uma disciplina incrível e ideal para aqueles que querem trabalhar no mercado residencial, num contacto mais próximo com o cliente e para quem gosta, para além das plantas claro, muito de decoração e complementos exteriores.
Actualmente participa regularmente neste Portal com artigos na área paisagística e é responsável editorial da revista Tudo Sobre Jardins. Website CatarinaGDesigns e Garden Design Tools.
Gostei de ler este artigo, deu-me uma ideia óptima para uma das minhas varandas: um vaso de Bambu!!!
Obrigada pela dica