A CARREGAR

Type to search

O limoeiro (Citrus x limon L.) é uma árvore de folha persistente que é originária da Asia. Desde há séculos que é cultivada e utilizada, principalmente para aproveitamento dos seus frutos e nomeadamente pelas maravilhosas propriedades do sumo que os seus frutos possuem. No entanto, também a casca e as próprias folhas são muito utilizadas na preparação de bebidas e tisanas. É dos frutos com maior quantidade de vitamina C (açido ascorbico), mas possui também vitamina A, B1, B2 e B3, é rico em ferro, magnésio, fósforo e potássio. Tem também uma rica concentração de açido citrico que lhe dá o seu gosto extremamente forte. O pH chega a estar compreendido entre 2 e 3.

As utilizações a que este fruto se presta são inúmeras, desde receitas de culinária, a bolos, sumos, refrigerantes, sorvetes, medicamentos, produtos de limpeza, perfumaria e cosmética entre outros. O interesse comercial surgiu mais intensamente quando se descobriu que o limão continha grandes quantidades de Vitamina C e se conservava durante muito tempo, tendo então sido utilizado pela marinha de diversos países no combate ao escorbuto, durante as longas viagens.

Os limoeiros são árvores relativamente pequenas, o que os torna particularmente apetecíveis em jardins de pequena dimensão. Aliás, até há bem pouco tempo, em quase todos os jardins existia um limoeiro, sinal de bom agoiro. Posso dizer-vos que aqui há uns anos atrás (talvez 2), fui solicitado para fazer um pequeno jardim, apenas com uma zona de relva e uma árvore (Limoeiro), quando perguntei o porquê, o cliente respondeu: “porque em casa dos meus pais sempre existiu um limoeiro e quero que essa tradição se mantenha”. Se formos visitar jardins mais antigos encontramos quase sempre um exemplar, mais ou menos cuidado, de limoeiro. É portanto uma árvore importante e emblemática no jardim português (mediterrâneo).

Em relação aos cuidados a ter, o limoeiro não é muito exigente. Deve deixar-se crescer livremente sem grandes podas, eventualmente fazendo algumas correcções em ramos que estejam cruzados, doentes e/ou debilitados, de resto é deixar que ele cresça e se desenvolva.

No entanto o limoeiro cria nas pessoas atitudes diferentes e caricatas que se prendem com a sua produção. O que acontece e é muito comum, é as pessoas ligarem a perguntar: “O limoeiro do meu vizinho está cheio de limões e o meu nem um único tem, será que ele nunca virá a dar fruto, não é melhor cortar este e colocar outro?”

Mesmo em árvores com a mesma idade é comum isso acontecer e claro que as pessoas perguntam mas porquê, porquê a mim…..

Na realidade quando compramos um limoeiro, ele até poderá vir já com alguns limões e no entanto quando o plantamos em nossa casa ele deixa de dar limões.

Causas: é simples, quando plantamos um limoeiro, existe um periodo de adaptação ao novo solo, é necessário que ele enraíze bem para começar a crescer. Uma vez que o terreno de onde proveio o limoeiro é diferente do novo local, o tempo desta nova adaptação depende muito de caso para caso e pode levar um ano ou mais. De qualquer maneira o limoeiro após este periodo de adaptação pode ser teimoso e continuar a não dar frutos, é perfeitamente normal, não desespere. O limoeiro pode ser mesmo bem teimoso. A solução ou truque é fácil. Quando temos alguém teimoso, o que fazemos:

– Ou deixamos andar

– Ou debatemo-nos com ele

Se optar pela primeira solução o seu limoeiro não virá a dar limões nos tempos mais próximos. Se por outro lado decidir enfrenta-lo então eis o que tem a fazer:

Coloque qualquer tipo de peso sobre as suas costas (ramos), pode utilizar pedras, tijolos, ou qualquer outra coisa que o obrigue a vergar. Poderá pendurar nos seus ramos pedras para que fiquem dobrados, mas sem partir. Poderá também dar-lhe uma “coça”, “tareia” recorrendo a um pau ou uma corda (chicote). Procedimento: Pegue no pau e começe a bater no seu limoeiro mas apenas no tronco principal, ele vai ficar com algumas feridas, eventualmente vai até chorar, mas não se preocupe pois no final da tareia ele vai perceber que você é mais teimoso do que ele e passado algum tempo ele irá começar a frutificar.

Atenção deve-se bater e ferir ligeiramente sem nunca chegar ao ponto de o partir, aí sim teríamos de o substituir.

Explicação: O facto prende-se com a circulação das seivas, que são a maneira de a planta se alimentar. Ao darmos uma tareia no tronco vamos provocar um stress na planta e vamos provocar e activar uma maior e mais rápida circulação das seivas, tanto bruta (ascendente), como elaborada (descendente). Isso vai fazer com que a árvore “pense” que pode estar em risco e então, automaticamente entre na fase de produção para garantir a eventual propagação da sua existência criando descendentes (sementes).

Espero ter contribuido para o esclarecimento de algumas dúvidas que por vezes surgem, nos nossos leitores.

Nota: Alguns factos poderão estar ligeiramente fantasiados.

 

Tags:

369 Comments

  1. Alessandra 8 de Março de 2015

    Olá, tenho um pé de limão tipo “galeginho” aqueles limoezinhos prequenos, está florindo, tem alguns limões há meses mas eles não maduram de jeito nenhum! o que faço, eu nunca podei , será que é por isso?

    Responder
  2. maria helena 9 de Março de 2015

    minha mae tem um pe de limao cravo mas a casca estao tds cinzas e duras ,e eu podei o limoeio eu fiz o certo ?

    Responder
  3. M.Bento 11 de Março de 2015

    Olá, bom dia a todos.
    Já tive árvores de fruto mas, de momento não e apraz-me enaltecer pessoas de boa vontade que pensam e ensinam. É isso que nos faz evoluir. Para elas um Bem-Haja! E são elas, o Sr. Montes e a Sra. Graça Noronha.
    Para todos os que precisam de conselhos, ganhem um pouco de tempo e leiam os outros comentários.
    Alguém disse e com razão, que “se queres conhecer o coração de um homem, observa como ele trata os animais”. Verdadeiro, digo eu e acrescento: -“e o resto da natureza”.
    Obrigado e boa sorte a todos.

    Responder
  4. montes 12 de Março de 2015

    Srª Bento, agradeço as suas palavras porque verifiquei que leu o que escrevi,principalmente para quem pretende ter um limoeiro ou outra árvore no quintal. Penso que contribui para esclarecer algumas duvidas. Receba os meus cumprimentos, um abraço.

    Responder
  5. montes 12 de Março de 2015

    Sr. Bento, agradeço as suas palavras porque verifiquei que leu com atenção a ajuda que dei às pessoas que pretendiam possuir no seu quintal um limoeiro ou outras fruteiras. Penso ter dado uma boa ajuda a todos os amigos que desconheço.Receba os meus cumprimentos e muito obrigaado por tudo o que escreveu para o bem desta página tão digna e de quem as autoriza.Obrigado AMIGOS

    Responder
  6. jgomes 18 de Março de 2015

    Boas tardes,
    Sr. Montes: na maioria das coisas que diz (parece saber montes de coisas), acho que tem razão. As restantes, ainda estou para fazer uma avaliação com as minhas árvores.
    Agora diga-me, sinceramente, o que devo fazer para eliminar de vez a lagarta mineira (?) “rebentos que despontam e brevemnente ficam enrolados e secos….não deixando os citrinos crescerem. É só o que me falta. Sim, porque por iniciativa própria dei porrada sem dó e trespassei os troncos junto à terra com pregos e passei a ter limões e folhas verdes.
    Dôa a quem doer, mas isto deu resultado. Tal como dá resultado a polinização manual (seja com ácido giberélico ou com um pincel).

    Aguardo a sua resposta.

    jgomes

    Responder
  7. josé Neto 21 de Março de 2015

    Bom dia,

    Alguém me sabe dizer onde posso comprar uma pequena árvore que venha a dar limão galego ou então limão tahiti?

    Muito obrigado

    Responder
  8. maria luzia sales 22 de Março de 2015

    bom dia,preciso urgente de ajuda ,tinha dois pés de limão rosa no quintal ,ambos estavão carregados de frutos de repente um ficou todo amarelo e morreu,o que fazer para que o outro nao morra

    Responder
  9. alexandra 24 de Março de 2015

    Bom dia
    tenho dois limoeiros transplantados recentemente e os dois estão perder muita folha. Eles estão a ficar cheios de folhas novas e de flores mas as folhas estão a cair muito.
    os troncos estão a ficar carecas . Tem os troncos e as extremidades muito verdes e com ar saudável.
    Que se passa? Que posso fazer?
    Muito obrigada

    Responder
  10. APassos 25 de Março de 2015

    Boa tarde
    Num terreno que tenho em Valença possuo 5 limoeiros (chamados de 4 estações) e uma lima há cerca de 8 anos. Foram comprados carregados de limões e de limas mas agora muito pouco ou nada dão…O solo é acido (pH 5,2). Nos 5 limoeiros tenho 3 limões e na lima nada! Ano passado em Março podei os limoeiros e deixaram de dar flor. No inverno deitei cinza da lareira e nada.Este ano adubei há 15 dias (uma mistura de sulfato de ferro e de adubo azul). Já lhes bati…Ouvi falar na ureia agrícola terá algum interesse?
    Peço ajuda

    Responder
  11. montes 3 de Abril de 2015

    Senhor Passos. Verifico que tem tratado dos seus citrinos muito bem. Diz que quando os comprou tinham bastantes frutos, mas, tenho toda a certeza que não tinham lançamentos novos. Assim, como foram muito bem tratados e ainda podados, nesta ocasião têm lançamentos fortes e aprumados.Estes não têm tendência à frutificação, só depois de enfraquecerem. Acerca da cinza, seria boa ideia, caso não tivesse assado peixe ou carne com sal. Experiência de quem aprendeu algo em escola agrícola com início em 1957 até aos dias de hoje.Ver meu comentário de 27 do 12 do ano findo.Agradeço a quem me autorizou. Obrigado por tudo.

    Responder
  12. montes 3 de Abril de 2015

    PODA DOS CITRINOS-O fim principal da poda, é estimular a emissão anual de lançamentos com gomos florais e manter uma densidade conveniente de ramos do ano numa copa equilibrada. Suprimem-se os ramos novos em excesso que adensam a copa e a roubarem a luz. A copa bem podada é para deixar passar o ar e a luz. Os ramos do ano e vigorosos devem ser suprimidos, encurtados ou vergados com a direção da horizontal. Isto é nas árvores novas, principalmente para melhor frutificarem. O limoeiro necessita de mais cuidados porque tem uma ramificação irregular e uma copa defeituosa.

    Responder
  13. montes 4 de Abril de 2015

    LAGARTA MINEIRA NOS LIMOEIROS . Há quem tenha necessidade de saber como se pode combater a lagarta mencionada.Entendo que será melhor dirigirem-se às casas apropriadas para o fim indicado porque há sempre produtos melhorados para o efeito. Tenho utilizado um produto sistémico inseticida à base de Dimetoato, que, por sinal comprei há muito na Cooperativa Agrícola de Alcobaça, na qual sou sócio. Na traça da oliveira é aplicado 100 a 150 ml por hec. É muito perigoso. Tenho aplicado nos limoeiros este produto. Devo dizer que todo o cuidado é pouco.

    Responder
  14. M.Bento 15 de Abril de 2015

    Bom dia a todos.
    Sr. Montes, o senhor é um homem grande! Tem os conhecimentos necessários e como tal, a autoridade e a benevolência para dar conselhos sobre estas temáticas.
    Se alguém aqui deve agradecer, muito humildemente, sou eu. Eu, que tenho lido e aprendido como todos os outros que precisam de conhecimento (essa coisa que muitos pensam que têm mas, que se percebe que não), presto-lhe a minha singela homenagem pela “carolice” e pela paciência com que se entrega a esclarecer as dúvidas de todos nós, quando para isso, não tem obrigação.
    O senhor Montes está a prestar um serviço público com os seus ensinamentos e merece o nosso agradecimento.
    Tomo como minhas, as suas palavras: – Receba os meus cumprimentos e um abraço.

    Responder
  15. montes 17 de Abril de 2015

    .SENHOR BENTO, não sei como agradecer as suas ,palavras, ,por ver que é UM GRANDE HOMEM, sabe dar valor a quem ajuda o próximo. Como diz não tenho obrigação de o fazer, tenho pena de não tratar tudo quanto foi pedido nesta coluna tão digna.Sou pessoa sem vaidade como tal escrevi algo dos meus conhecimentos que, por agora é tudo, Já escrevi o suficiente para ajudar aqueles Amigos que gostaram de ajuda. DIZ O DITADO; faz bem não olhes a quem. Receba um muito grande abraço e que DEUS, nos vá ajudando até ao dia final.Tenho 75 anos.

    Responder
  16. Roberto 21 de Abril de 2015

    Bom dia! Tenho um limoeiro que está com frutas grandes, só que não tem caldo e a casca é mais grossa com bastante sumo. Já pensei em substitui-lo mas o limoeiro está muito bonito, faço a adubação anualmente com adubo 10-10-10, não sei se isso faz alguma diferença? Gostaria de uma ajuda técnica! Desde já agradeço a atenção!

    Responder
  17. Isabel montes 22 de Abril de 2015

    Quero apenas deixar uma palavra de gratidão a um SENHOR que tive o prazer de conhecer hoje, e que com grande humildade me falou da sua paixão em ensinar e partilhar os seus conhecimentos com todos os que o desejam… partilhou comigo coisas que eu desconhecia e umas sementes de esponja vegetal e de feijão ervilha, e um ensinamento precioso para as cultivar da melhor maneira: “as coisas gostam de ver o seu dono”… falo do sr montes, como é aqui conhecido… pessoa esplêndida e, espero, um novo amigo, um bocadinho mais velho… um abraço

    Responder
  18. montes 24 de Abril de 2015

    Dona Isabel, li a sua mensagem que muito agradeço pois tivemos uma conversa acerca do que lhe ofereci com a maior amizade.Fico bastante contente porque verifico que tem todo o gosto de tratar as sementes que lhe ofereci. Tais sementes ofereci a muitas pessoas, mas, coitadas não puderam nascer. Não esquecerei jamais as suas palavras. Que Deus a ajude e leve a sua missão, que difícil será. Receba os meus cumprimentos . Adeus.

    Responder
  19. Dona Isabel, agradeço as suas palavras. Fico muito contente por ter lido o que escrevi nesta página. Penso ter esclarecido pessoas que possuam no seu quintal alguns citrinos e até outras fruteiras. Assim transmiti alguns dos meus conhecimentos que adquiri durante a vida. Envio-lhe os meus cumprimentos.

    Responder
  20. montes 25 de Abril de 2015

    Senhor Roberto, diz que o seu limoeiro tem frutos sem sumo e com a casca grossa. Diz também que aplica o 10-10-10- ou seja azoto, fósforo e potássio. Não deve substituir a árvore, apenas deixar de aplicar azoto, mas sim o potássio. Há determinados terrenos que dão essa condição aos limoeiros. Pode aplicar cinza pois tem potássio, mas que não tenha grelhado peixe ou carne com sal. Deve dirigir-se às casas que vendam produtos para este fim. O excesso de azoto deve ser o caso que menciona. CUMPRIMENTOS.

    Responder
  21. montes 25 de Abril de 2015

    Senhor Roberto, Diz que os frutos do limoeiro não têm sumo e pensou em plantar outro. Não faça o que pensa, pois se aplicou o 10-10-10- ou seja azoto, fósforo e potássio, deve de futuro deixar de aplicar azoto, mas sim o potássio. Pode encontrar o potássio. Há terrenos que dão origem ao que acontece no seu limoeiro. Deve dirigir-se às casas de produtos para este fim que será esclarecido.Penso que deve ser excesso de azoto, o que várias vezes tem acontecido. En vio-lhe os meus cumprimentos,

    Responder
  22. montes 27 de Abril de 2015

    ÉPOCA DA ENXERTIA DE CITRINOS E OLIVEIRAS. Estas podem ser enxertadas de borbulha, fenda lateral e também entre a casca e o lenho, cortando o ramo a uma altura necessária para o fim indicado. Na fenda lateral deve aplicar cola própria para enxertia. Na de garfo e depois de bem apertado com fio, ráfia ou fita cola pode também aplicar a cola para que fique convenientemente todo o trabalho bem feito. Não esquecer de colocar um pau ao lado dos enxertos, um pouco mais alto para os pássaros não danificarem.

    Responder
  23. montes 30 de Abril de 2015

    PEÇO PERDÃO. Agradeço que me seja autorizado a escrever sobre a oliveira, porque está a florir.Tenho estado de oliveiras no jardim. Com tristeza que não sabem como frutifica. Gostam muito de as ver floridas e dizem: O ano ano passado não frutificaram e este ano estão lindíssimas, mas só frutificam ano sim, ano não, já me dizia o meu avô. Ora, a oliveira frutifica sobre gomos hibernantes existentes na axila das folhas dos ramos com um ano, que no fim do Inverno se transformam em florais. A formação anual de novos ramos torna-se indispensável à regularidade da frutificação. No bano em que carrega, se não for bem tratada, não dá novos ramos e neste caso não pode frutificar no ano seguinte. Obrigado por tudo.

    Responder
  24. montes 1 de Maio de 2015

    PODA EM VERDE. As operações que na poda em verde nos merecem mais interesse são as derramações e as despontas. As derramações são muito vantajosas na eliminação dos rebentos que, enquanto pequenos e tenros aparecem muito densos e com situação nitidamente desvantajosa ou com tendência para se transformarem em ladrões. A desponta, é muito menos desvitalizadora do que o atarraque, porque com ela suprime-se só a extremidade do ramo, com poucas e pequenas folhas. Esta operação que poderá ser efetuada com a unha, é muito vantajosa quando se pretende atrazar o crescimento dum rebento, ou quando há vantagem de forçar o aparecimento de formações antecipadas para apressar a ramificação de ramos laterais.

    Responder
  25. montes 3 de Maio de 2015

    ENXERTIA DE CITRINOS. Nos dias 1 e 2 de Maio, fui enxertar para meus amigos, nos quintais das suas residências. Apenas lhes disse que levassem seus vizinhos para conversar comigo. Enxertei das fórmulas que acima referi, no dia 27 de Abril, para verificarem como deverão fazer futuramente e sem medo. Pena é que as pessoas que sabem, não queiram divulgar por pensarem que é uma grande ciência. É um hábito muito antigo do nosso País. No final todos concordaram que era muito fácil.

    Responder
  26. Alda 19 de Maio de 2015

    Gostaria de uma explicação: tinha um pé de limão caseiro, este ano ele carregou bastante. e deu limões bem grandes, Estava bem lindo de se ver. Um sabado saímos ele estava bem verdinho ao voltar na segunda feira, ele estava todo murcho. e na terça caíram as folhas e até ficar só os limões murchos. e secou o pé. O que pode ter causado este extrago? tem alguma explicação?

    Responder
  27. Isabel Rodrigues 9 de Junho de 2015

    Boa Tarde,

    Tenho um lado do meu jardim com arbustos, gostaria de substitui-lo por limoeiros, mas na parte de cima gostaria que ficasse cerrada. A minha questão é a seguinte será que se consegue com os limoeiros fazer com que a parte do cimo seja um pouco cerrada.
    Cumprimentos,
    Isabel Rodrigues

    Responder
  28. iara 17 de Junho de 2015

    Gostaria de saber , tenho um pé de limão taiti ele esta bonito esta dando fruto, so que as flores e os frutos ficam amarelados e cai

    Responder
  29. Carmem Acioli 29 de Junho de 2015

    Meu pé de laranja está amanhecendo com o tronco pelado. O chão fica cheio de picadinho. O tronco fica tão lisinho que parece que foi polido! Nunca vi uma coisa dessa! O que será? O que é bom?

    Responder
  30. HERMINIO COSTA E SILVA 26 de Julho de 2015

    BOA NOITE SR. ADMINISTRADOR DO BLOG´
    SE O SR. NÃO ESTIVESSE INTERESSADO EM RESPONDER A DUVIDAS QUE SÃO TRANSCRITAS NO SEU BLOG, NÃO CRIAVA A RESPONSABILIDADE DE O CRIAR.
    TENHA RESPEITO PELAS PESSOAS QUE O SEGUEM.
    RESPONDA MININAMENTE DE QUATRO EM QUATRO PEDIDOS QUE OS SEUS SEGUIDORES PEDEM.
    TENHA RESPEITO E RESPONDA OU ENTÃO ENCERRE O BLOG E PEÇA DESCULPA, E DIGA QUE FOI UMA BRINCADEIRA DE GAROTO
    CUMPRIMENTOS
    HERMINIO COSTA E SILVA

    Responder
  31. Redacção PortaldoJardim.com 27 de Julho de 2015

    Lemos o seu comentário que mereceu a nossa atenção e gostaríamos de esclarecer o seguinte:
    O Portal do Jardim existe há 9 e publica em português artigos relevantes sobre a temática dos jardins, artigos estes que são lidos e acompanhados por milhares de leitores em todo o mundo. Leitores que falam e entendem o português. Os comentários aprovados são da responsabilidade dos seus autores. Pretende-se que o espaço de comentários sirva também para que os nossos leitores esclareçam as dúvidas uns dos outros. Esta missão tem sido cumprida pelo que estamos gratos aos nossos leitores. O Portal do Jardim não responde directamente aos comentários nem é essa a sua vocação, a sua principal componente é editorial.

    Responder
  32. DIEGO MANOEL GALVEZ 28 de Julho de 2015

    Olá, eu arranquei um limoeiro de 3 anos e cortei um pedaço da raiz, depois plantei em outro locar e adubei com muinhos de mioca! O limoeiro vai sobreviver? diego_galvez15@hotmail.com Desde já, Agradeço..

    Responder
  33. diego galvez 28 de Julho de 2015

    olá, retirei um limoeiro com 3 anos e cortei um pedaço da raíz, depois plantei em outro local, adicionei adubo (muinhos de minhocas). O limoeiro vai sobreviver?
    desde já agradeço…

    Responder
  34. carlos 4 de Agosto de 2015

    Tenho um limoeiro num vaso, e acontece que está com muitos limões mas está a perder as folhas todas, será pelo facto de estar num vaso e ter pouca terra?

    Responder
  35. everaldo barreto 6 de Agosto de 2015

    duvida,posso transplantar um limoeiro ja adulto sem risco de perder o mesmo?????

    Responder
  36. Acari roberto 16 de Agosto de 2015

    Meu cachorro arrancou toda casca do meu pé de limão oque eu Fasso

    Responder
  37. maria oliveira 29 de Agosto de 2015

    tenho um limoeiro adulto,EMBORA PEQUENO, que produz TODO O ANO, mas tem ramos cruzados, está torto, precisa ser controlado. Como produz todo o ano, sem quebras de produção, QUANDO DEVO PODAR? A lenha seca vou tirando, mas podar mesmo…tem sempre pequenos frutos e flores.

    Responder
  38. Paula Ravara 31 de Agosto de 2015

    Olá a todos, tenho um limoeiro no meu quintal (casa arrendada) que já deve ter mais de 20 anos. Dá muitos limões, mas está com uma doença (folhas encarquilhadas e um resíduo branco). Já há muitos anos que não deve ser podado e está completamente inclinado para um lado porque há uma outra árvore que lhe está a tirar o sol. Podem recomendar-me alguém que faça este trabalho em condições (podar o limoeiro, tentar equilibrá-lo e tratá-lo)? Muito obrigada.

    Responder
  39. Maisa ramos 16 de Setembro de 2015

    Plantei um pé de limão, está todo florido, cheio de frutos pequenos, mas caem todos.
    Pergunto os frutos não estão parando porque o pé é muito novo?
    Ou o problema é adubo?

    Responder
  40. terezinha 28 de Setembro de 2015

    Meus pes de limões cravo soltam mudas pela raiz. Quero saber se estas mudas vingarão ou preciso cortá -las.
    obrigada . Aguardo resposta pelo e-mail.

    Responder
  41. diogo a. 5 de Outubro de 2015

    Me ajudem tenho um pé de limao plantado num vaso a 3 anos ja comprei td q se possa imaginar (terra adubo mata formiga) sempre da otimas e grandes folhas so que nunca deu um limao…. O pé original secou e nao nasce mais nada. Aparenta ate queimado…. Mais desse mesmo pé nasceu outro e ja faz 2 anos e so vem as folhas.
    .. Antes de falar alguma coisa é uma simpatia e nao posso tirar o limao do vaso, mas preciso fazer dar frutos… Ajuda ai

    Responder
  42. simone 3 de Novembro de 2015

    Bom dia!
    gostaria de tirar uma duvida, tenho um pé de limão no meu sitio, e ele esta amarelando todo e caindo as folhas, n sei o q pode estar acontecendo e o q fazer , gostaria de ajuda!

    Responder
  43. MONTES 3 de Novembro de 2015

    CITRINOS – São árvores de folha persistente que requerem apenas poda extensiva. O fim principal da poda é estimular a emissão anual de lançamentos com gomos florais e manter uma densidade conveniente de ramos do ano numa copa equilibrada. Com o decurso às derramações e atarraques sobre laterais suprimem-se os ramos novos em excesso que adensam a periferia da copa, de modo a que os restantes componham toda a superfície externa tocando-se levemente sem ficarem apertados e a roubarem a luz uns aos outros.Suprimen-se todos os ramos secos e envelhecidos que se encontram no interior da copa, assim como os ramos débeis sem condições de frutificação. Os ladrões também se cortam rentes a não ser que sejam úteis para para preencher algum vazio. Neste caso atarracam-se à altura coveniente. Os ramos desgarrados que desequilibram a copa, encurtam-se sobre lateralmente. A copa bem podada deixa penetrar o ar e a luz, o que, além de beneficiar a elaboração, contraria o desenvolvimento de parasitas e facilita os tratamentos fitossanitários

    Responder
  44. MONTES 4 de Novembro de 2015

    Sr. Diogo, já escrevi muito mas gostaria que alguém lesse ao menos para distração, pois não tenho interesse monetário nas informações que dou. Sei agradecer a quem autoriza tal escrita. Diz ter um limoeiro plantado em vaso e tem comprado tudo para o alimentar. Eu direi: talvez para o matar. Os excessos nunca dão bons resultados. O cavalo não secou como diz, apenas morreu a parte enxertada. Não aconselho plantar limoeiros e outas árvores de grande porte (arborescência) em vasos, assim como não se pode criar um peru na gaiola do pintassilogo. Pode sim, plantar em vasos sim árvores mas anãs e estas são indicadas para embelezar. Respondi ao observar a sua humildade, que Deus o ajude, um ABRAÇO.

    Responder
  45. ana maria teixeira 5 de Novembro de 2015

    Bom dia, gostaria que ajuda para a compra de um limoeiro, para plantar na zona de Viseu.O clima no Inverno é frio e com geadas e gostava que me indicasse a qualidade melhor para a zona e a melhor altura para plantar.
    Obrigado.Grata…….

    Responder
  46. maria da gloria magalhaes 13 de Novembro de 2015

    Ola, por favor me ajude.
    Moro no Brasil, Rio de Janeiro, em um bairro bem quente e no quintal tenho algumas arvores frutíferas.
    Meu limoeiro está crescido e bonito porem aparecem as flores e pouco depois caem.
    – Gostaria de saber o que devo fazer para que ele produza.
    – Apareceu também em algumas folhas algo que parece uma cola que faz a folha enrolar. O que faço para afastar as pragas ?
    – E finalmente, como adubar o limoeiro de forma adequada.
    Qualquer outra informação que possa me ajudar agradece rei muito.
    Cordialmente,

    Glorinha

    Responder
  47. Wander 23 de Novembro de 2015

    Mudei-me recentemente e deparei-me com as frutíferas infestadas de parasitas, a principal delas, que chamamos no Brasil, de Erva-de-passarinho.Tenho combatido com sucesso, mas é extremamente trabalhoso e exige paciência. Uma das minhas árvores, um limoeiro (com pouca infestação) tem apresentado uma ramificação estranha que lembra a ramificação dessa parasita: alguns galhos apresentam em sua extremidade , uma espécie de “nó” e dali ramificam em várias guias que retornam para o centro em direção ao caule. Ainda não sei qual implicação que isso pode ter, pois só devem frutificar em 2016. Agradeço se me orientar. Wander

    Responder
  48. Jose Manuel Brito Rodrigues 20 de Dezembro de 2015

    Boas tardes tenho um limoeiro ha dez anos começou a ficar muito seco estava carregado de limões pequenos,as folhas muitas amarelas e a cair ,os troncos muito secos falei com o meu vizinho e ele disse- me para poda-lo, cortei o todo praticamente ficou só o tronco principal.sera que fiz o correto

    Responder
  49. MONTES 27 de Dezembro de 2015

    Sr. José Manuel, o seu limoeiro com 10 anos que lhe pareceu estar seco, não acredito totalmente. Peço que leia o que escrevi a 16-12-2014 às 15h e às 19h42, leia o que escrevi este ano 2015 a 3-1 às 17h25 e também neste dia às 19h21 e a 16 de Dezembro às 19h42. Tenho escrito por4 carolice além de agradecer a quém nesta página tem autorizado . Tenho consciência no que escrevo, Ás vezes com falhas de palavras e letras. A idade não perdoa mesmo com toda boa vontade. Que vá lendo e que tenha um bom ano e que deus nos ajude.Para quem tem nesta página autorizado a minha escrita.Adeus,Bom Ano.

    Responder
  50. Dalva Salette 14 de Janeiro de 2016

    Adorei as dicas obrigado.Meu filho fez mudas das sementes ficou em vaso um ano e vai fazer um ano que plantamos no quintal,já deu flor no vaso porenquanto no quintal ainda não floreceu estou aquardando,mas ela esta com os galhos desproporcional e os galhos bem embaixo do tronco é normal uma só está assim as plantas estão lindas mas lógico que não vemos a hora de dar frutos.muito obrigado.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo