A CARREGAR

Type to search

O limoeiro (Citrus x limon L.) é uma árvore de folha persistente que é originária da Asia. Desde há séculos que é cultivada e utilizada, principalmente para aproveitamento dos seus frutos e nomeadamente pelas maravilhosas propriedades do sumo que os seus frutos possuem. No entanto, também a casca e as próprias folhas são muito utilizadas na preparação de bebidas e tisanas. É dos frutos com maior quantidade de vitamina C (açido ascorbico), mas possui também vitamina A, B1, B2 e B3, é rico em ferro, magnésio, fósforo e potássio. Tem também uma rica concentração de açido citrico que lhe dá o seu gosto extremamente forte. O pH chega a estar compreendido entre 2 e 3.

As utilizações a que este fruto se presta são inúmeras, desde receitas de culinária, a bolos, sumos, refrigerantes, sorvetes, medicamentos, produtos de limpeza, perfumaria e cosmética entre outros. O interesse comercial surgiu mais intensamente quando se descobriu que o limão continha grandes quantidades de Vitamina C e se conservava durante muito tempo, tendo então sido utilizado pela marinha de diversos países no combate ao escorbuto, durante as longas viagens.

Os limoeiros são árvores relativamente pequenas, o que os torna particularmente apetecíveis em jardins de pequena dimensão. Aliás, até há bem pouco tempo, em quase todos os jardins existia um limoeiro, sinal de bom agoiro. Posso dizer-vos que aqui há uns anos atrás (talvez 2), fui solicitado para fazer um pequeno jardim, apenas com uma zona de relva e uma árvore (Limoeiro), quando perguntei o porquê, o cliente respondeu: “porque em casa dos meus pais sempre existiu um limoeiro e quero que essa tradição se mantenha”. Se formos visitar jardins mais antigos encontramos quase sempre um exemplar, mais ou menos cuidado, de limoeiro. É portanto uma árvore importante e emblemática no jardim português (mediterrâneo).

Em relação aos cuidados a ter, o limoeiro não é muito exigente. Deve deixar-se crescer livremente sem grandes podas, eventualmente fazendo algumas correcções em ramos que estejam cruzados, doentes e/ou debilitados, de resto é deixar que ele cresça e se desenvolva.

No entanto o limoeiro cria nas pessoas atitudes diferentes e caricatas que se prendem com a sua produção. O que acontece e é muito comum, é as pessoas ligarem a perguntar: “O limoeiro do meu vizinho está cheio de limões e o meu nem um único tem, será que ele nunca virá a dar fruto, não é melhor cortar este e colocar outro?”

Mesmo em árvores com a mesma idade é comum isso acontecer e claro que as pessoas perguntam mas porquê, porquê a mim…..

Na realidade quando compramos um limoeiro, ele até poderá vir já com alguns limões e no entanto quando o plantamos em nossa casa ele deixa de dar limões.

Causas: é simples, quando plantamos um limoeiro, existe um periodo de adaptação ao novo solo, é necessário que ele enraíze bem para começar a crescer. Uma vez que o terreno de onde proveio o limoeiro é diferente do novo local, o tempo desta nova adaptação depende muito de caso para caso e pode levar um ano ou mais. De qualquer maneira o limoeiro após este periodo de adaptação pode ser teimoso e continuar a não dar frutos, é perfeitamente normal, não desespere. O limoeiro pode ser mesmo bem teimoso. A solução ou truque é fácil. Quando temos alguém teimoso, o que fazemos:

– Ou deixamos andar

– Ou debatemo-nos com ele

Se optar pela primeira solução o seu limoeiro não virá a dar limões nos tempos mais próximos. Se por outro lado decidir enfrenta-lo então eis o que tem a fazer:

Coloque qualquer tipo de peso sobre as suas costas (ramos), pode utilizar pedras, tijolos, ou qualquer outra coisa que o obrigue a vergar. Poderá pendurar nos seus ramos pedras para que fiquem dobrados, mas sem partir. Poderá também dar-lhe uma “coça”, “tareia” recorrendo a um pau ou uma corda (chicote). Procedimento: Pegue no pau e começe a bater no seu limoeiro mas apenas no tronco principal, ele vai ficar com algumas feridas, eventualmente vai até chorar, mas não se preocupe pois no final da tareia ele vai perceber que você é mais teimoso do que ele e passado algum tempo ele irá começar a frutificar.

Atenção deve-se bater e ferir ligeiramente sem nunca chegar ao ponto de o partir, aí sim teríamos de o substituir.

Explicação: O facto prende-se com a circulação das seivas, que são a maneira de a planta se alimentar. Ao darmos uma tareia no tronco vamos provocar um stress na planta e vamos provocar e activar uma maior e mais rápida circulação das seivas, tanto bruta (ascendente), como elaborada (descendente). Isso vai fazer com que a árvore “pense” que pode estar em risco e então, automaticamente entre na fase de produção para garantir a eventual propagação da sua existência criando descendentes (sementes).

Espero ter contribuido para o esclarecimento de algumas dúvidas que por vezes surgem, nos nossos leitores.

Nota: Alguns factos poderão estar ligeiramente fantasiados.

 

Tags:

372 Comments

  1. Andre 22 de Janeiro de 2016

    E gostaria de saber se na época de janeiro e normal folhas cair ?

    Responder
  2. adriano novo 29 de Janeiro de 2016

    tenho um pe de limao galego esta na primeira florada os limoes nascem ja pequenos eles ja caem gostaria de saber a causa

    Responder
  3. Juliana 1 de Fevereiro de 2016

    Olá,
    Meu pé de limão tem 1 ano, começou com manchas pretas nas folhas. Parece melanose. Tem algum produto natural para passar sem ser fungicida?

    Responder
  4. Evandro 14 de Fevereiro de 2016

    Gente, meus limoeiros se enchem de flores e pequenos frutos, só que acabam caindo tudo antes de engrossar?? o que é??

    Responder
  5. filipe e vitor 5 de Março de 2016

    Boa Tarde tenho um limoeiro que as folhas estão a ficar preta e os limões estão a cair todos podres o que e que devo fazer? Obrigado

    Responder
  6. Cecilia Gaspar 6 de Março de 2016

    Me falaram que um pé de limão tem vida útil de 15 anos, depois disso me falaram para derrubar o pe que tenho e plantar um novo. É verdade ? Obrigada

    Responder
  7. Boa noite fui visitar um casal a uma aldeia e estão chocados que têm um limoeiro no quintal que aparece com limões pendurados sem a casca e no chão estavam vários sem casca deve ser algum bicho e é de noite eles estão a ficar apreensivos porque nunca lhes aconteceu e não sabem o que fazer. Obrigada.

    Responder
  8. Vilma 14 de Março de 2016

    Boa tarde

    tenho um limoeiro a mais de 15 anos, sempre está cheio de limões, no entanto no último Mês as folhas secaram e os frutos não estão crescendo, a árvore está morrendo, o que posso fazer para salva-lo?

    grata.

    Responder
  9. Cristina Rocha 23 de Março de 2016

    Exmo Sr.trata-se não de um comentário mas de um pedido de explicação acerca de dois fenómenos que ocorrem no meu limoeiro:
    1º desde o ano passado que a casca dos limões maduros é recortada em toda a volta do limão ficando a polpa intacta presa à árvore e acabando por cair no chão
    2º para além disso este ano a casca dos ramos está a ser removida, ficando expostos, lisos e sem protecção.
    Poderia, por favor, explicar-me a origem destes fenómenos e o que devo fazer? De momento o limoeiro está doente pois os frutos apodrecem na árvore.
    Muito obrigada pelas explicações e ajuda que me possa dar.

    Responder
  10. fatima neto 29 de Março de 2016

    bom dia , meus pes de limao dao flores mas , elas nao vingam os limoes pequeninos caem .o que fazer?

    Responder
  11. bruno araújo 5 de Abril de 2016

    bom dia, gostava que me ajudassem neste sentido, onde posso encontrar aqui em s.miguel/açores um limoeiro da marca siciliano? Vi este limoeiro na Internet(siciliano) em vasos e adorei o que vi,Tenho um eureca e aquilo já tem 3 anos e não dá nada, já testei tudo e só dá flor e não dá fruto, não sei o que se passa, já usei insecticidas, adubo orgânico, compostos, sulfatos, tive um problema com as folhas, tinha bicho,tratei com um engº, ele disse para usar barbor e cunfidor, fiz a mistura dos 2 nas quantidades certas,ficou limpa a planta e nada. Já li muito sobre limoeiros mas não tenho sorte, tenho um amigo que plantou um limoeiro branco da marca cidra e o limoeiro tem 6 anos, ele nunca usou produtos nem adubos, só plantou a planta e hoje em dia carrega limões grandes que é uma “vergolha”. obrigado

    Responder
  12. Alexandre Gonçalves 9 de Maio de 2016

    Boa tarde
    Agradecia a seguinte informação:
    Há cerca de 16 anos comprei um pequeno limoeiro na zona de Mafra e plantei-o no jardim do meu filho na Sra da Hora (Matosinhos). Mesmo com pancada esteve uma série de anos sem dar fruto. Actualmente os frutos que dá são enormes e cascudos. Ao fim duma semana retirados da árvore já começam a apodrecer!
    Tenho um familiar em Melgaço que tem um limoeiro cujos frutos tem o tamanho normal. Estivemos lá em Julho e ela deu-nos alguns limões dizendo que tínhamos limões até ao Natal! Pois os limões sem estarem no frigorifico os últimos que utilizamos foi em Março deste ano, tinham o sumo normal e um bom aspecto! E não tem cuidados com a arvore.
    Como é possivel?!
    Grato por uma ajuda.
    Alexandre Gonçalves

    Responder
  13. Alexandre Gonçalves 9 de Maio de 2016

    Boa tarde

    Esqueci-me de perguntar em que altura é que se pode fazer um enxerto dum limoeiro.

    Obrigado
    Alexandre Gonçalves

    Responder
  14. Gislaine 15 de Maio de 2016

    Por que meu pé de limão que estava dando boms limão agora tá dando limão seco quase sem caudo oque fazer nessas horas.

    Responder
  15. joao sa 5 de Junho de 2016

    Mudei meu limoeiro para um vaso maior, mas durante o inverno perdeu as folhas todas. Agora esta com folhas mas mais no meu do tronco assim como uma tanferineira que tenho. So que as folhas estao numa cor verde muito clara e sem muita ramificacao. No novo caso eu puz composto natural misturado a base de folhas e residos de arvores em decomposicao.
    Sera que ha algo errado aqui! Ou o que devo fazer para ela ramificar mais e suas folhas ganharem uma cor normal?
    Obrigado.
    Joao Ribeiro de Sa

    Responder
  16. Cidadão voltaredondense 16 de Junho de 2016

    Por que ninguém responde os comentários ?

    Responder
  17. Pedro Sarmento 17 de Junho de 2016

    Boa noite

    Tenho um limoeiro no terraço num vaso grande que está cheio de uns “casulos” será brancos pegajosos, e nunca deu limoes que preciso fazer para resolver isto??

    Obrigado

    Responder
  18. ERIKA FERNANDA CAMARGO AGAPITO 22 de Junho de 2016

    Boa noite!! Meu limoeiro sempre deu limoes sicilianos lindos praticamente o ano todo..e agora o pé está produzindo limão cravo..qual o motivo??

    Responder
  19. Sandra 28 de Junho de 2016

    a que altura podem chegar os limoeiros?????????????????

    Responder
  20. orlando andela jose 21 de Agosto de 2016

    Boa tarde. Fiz plantio de 40 pés enxertados de limoeiros Taiti, com compasso de 5 metros. O terreno é arenoso, e em períodos chuvoso de pico, chega a ficar submerso nos dias em que a chuva cai mas logo que pára; 4 – 6 dias depois a água baixa e desaparece. Para fazer face a esta situação, plantei em bacias que que chegam a atingir 1 – 1.2 metros de altura. As plantas estão a crescer formidavelmente com uma coloração verde escura o que na minha óptica indicia uma boa saúde. O clima é tropical com temperaturas médias que variam de 20 a 40º C. Pretendo saber que medidas e cuidados devo tomar para que as os limoeiros cresçam saudavelmente e que no 3º ano produzam frutos grandes e suculentos?

    Responder
  21. Humberto Guerreiro 16 de Setembro de 2016

    Bom dia gostaria de saber se existe alguma espécie de limoeiros que deia fruta no verão, pois tenho dois na quinta e na altura do verão é quando a sua produção é mais baixa. E é quando o seu consumo é maior la em casa. E gostaria de saber qual o melhor sitio para o plantar, pois é uma zona que durante o inverno caiem algumas geadas, o terreno é de areia.
    Obrigado

    Responder
  22. cristiane brito 19 de Setembro de 2016

    Plantei uma semente de um limao que veio da Sicilia.
    o pe esta lindo!Ainda pequeno mas me disseram q provavelmente este nao dara frutos! fiquei muito triste pois o pe esta lindo!!! Sera q posso ter esperança?
    Obrigada,Cristiane

    Responder
  23. Laiz 28 de Setembro de 2016

    Tenho um limoeiro de limão siciliano e já plantar há uns 6 meses e ele não cresceu, não cresceu nenhuma folha nova e não tem aparência de doenças. o que devo fazer? Grata Laiz

    Responder
  24. Gilberto ribeiro 5 de Outubro de 2016

    Meu pé de limão já encheu de limão duas vezes foi lindo e muito bom sendo que nessa os limãozinho estão despencando do pé do tamanho de bolas de gude, o que pode ser haja vista que o pé e bem tratado, e algumas folhas também caindo.

    Responder
  25. Ana Ferreira 19 de Outubro de 2016

    Bom dia, sempre tive o sonho de ter um limoeiro, quando fiz casa comprei um. Durante 6 anos nunca deu, nos últimos 2 anos, depois de lhe ter dado uma coça (espetei pregos no tronco principal) começou a dar. O ano passado apareceram uns bichos -tipo lapas e uma espoma branca – o meu marido não ligou nada. Este ano em junho foi pedir ajuda a uma loja e disseram-me como estava a florir para pulverizar com uma mistura de agua e detergente da loiça e depois lava-se a arvore. Assim fiz durante um mês, em julho quando la voltei deram-me uma mistura para pulverizar que acho que matou parte dos bichos. Acontece que nos ramos altos, continuam a crescer as ditas lapas e está com a tal espuma branca. Que de devo fazer ? Existe algum produto que possa colocar? Corto os ramos doentes? Não queria perder o limoeiro, pois agora os frutos são muito bons, grandes e cheios de sumo, com uma casca fininha. Obrigada pela ajuda. Ana Ferreira

    Responder
  26. NEUSA MASSARUTTI 25 de Outubro de 2016

    POSSO PLANTAR ORQUÍDEAS NO PÉ DE LIMÃO/

    Responder
  27. carlos roberto rodrigues rodrigues 8 de Novembro de 2016

    Boa tarde
    É possivel transpantar limoeiro de três anos.
    Como devo proceder?
    Grato

    Responder
  28. ANA CRISTINA DA MOTA BALTAR 1 de Dezembro de 2016

    Bom dia, gostaria de saber como fazer para tratar o limoeiro de minha casa. O mesmo apresenta as folhas enrugada, alguns galhos secando e os frutos com aparência fosca. Pode me ajudar?
    Obrigada

    Responder
  29. roberto nobrega sarmento junior 12 de Dezembro de 2016

    ola, tenho um limoeiro plantado em vaso, na varanda de minha casa, foi plantado de sementes, não sei exatamente a especie, são limões verdes, não galegos, mas o sabor e bem diferente dos que encontramos no mercado, além de ppossuir muitas sementes. ele floriu e frutificou em cerca de 3 anos, completos a partir do plantio da semente. hoje estou colhendo limões enormes e maravilhosos, pouco secos por conta talvez da falta dde algum nutriente ou agua… porém suas folhas estão poucas e as que nasceram estão enrrugadas, enrolando. gostaria de saber qual a fertilização devo realizar e proporção. agradeço muito.

    Responder
  30. ronaldo adriano rosendo 13 de Dezembro de 2016

    ola tenho um pe de limao taiti e ele esta secando os galhos tem tipo de uma broca comendo ele por dentro e nao sei o que fazer

    Responder
  31. Agnes 18 de Dezembro de 2016

    Bom dia!
    Temos um limoeiro rosa no quintal há muitos anos. Sempre deu muitos frutos, mas em 2014 aterramos o quintal e o deixamos num quadrado de mais ou menos 80×80 cm. Este ano ele ainda deu frutos mas agora na ultima safra estava com muitos frutos bem pequenininhos quando começou a secar e aparecer manchas acinzentadas. Neste momento está com todos os galhos e folhas secas e as manchas aumentaram muito. Estamos pedindo socorro, pois não queremos perder esse limoeiro de estimação. Desdejá agradeço a atenção.

    Responder
  32. pedro miguel 30 de Dezembro de 2016

    bom dia, gostaria de saber se o sr monte anda por ai, pois tenho uma plantação de 2000 pés e gostaria de tirar algumas ideias. pois pelo que pude ler trata-se de uma pessoa com um conhecimento sobre citrinos como poucas pessoas. obrigado

    Responder
  33. Dimas Pereira da Silva 8 de Janeiro de 2017

    Bom dia!
    Tenho um limoeiro siciliano novo( 2 anos) e os frutos amarelam e caem ainda pequenos.
    Alguma dica?

    Grato

    Dimas

    Responder
  34. José Roberto Pegoraro 18 de Janeiro de 2017

    Tenho um pé de limão galego em casa (no litoral paulista). Ele esta produzindo, porém, está ficando com o tronco esbranquiçado. O que posso fazer para sanar esse problema??

    Responder
  35. Luiz Alves 20 de Janeiro de 2017

    Tenho um pé de limão que o ano passado teve uma boa produção.
    Porem este ano não está segurando a carga, os limões estão caindo antes do tempo.
    O que pode estar acontecendo ?

    Responder
  36. jose valdecin fertonani 3 de Fevereiro de 2017

    tenho um pe´de limao rosa ja deu muito fruto bonito mas este an esta pequeno e enferrujado obrigado

    Responder
  37. Juvenal 11 de Fevereiro de 2017

    Meu limoeiro está com cochonilha e está com a casca do tronco rachado algem sabe de algum remédio pra passar

    Responder
  38. Joge Luiz Oliveira 19 de Fevereiro de 2017

    Senhores, moro no litoral Sul de São Paulo, mais precisamente em Mongaguá. Plantei um pé de limão taiti há mais ou menos 8 anos. Desde a sua segunda produção com uns tres/quatro anos mais ou menos estava lindo, enorme , com muitas folhas e frutos, muitos frutos por sinal, que chegam até quase do tamanho de uma laranja, uma maravilha. Infelizmente nesse ultimo ano já não tem tantas folhas (poucas mesmo) e pouquíssimos frutos. Estou muito triste com isso e não tenho a minima ideia de como resolver o problema. Por favor , preciso de ajuda.
    Muito obrigado pela atenção, e fiquem com Deus.
    Jorge Luiz

    Responder
  39. Carlos da Gama 5 de Março de 2017

    Boa tarde
    Tenho um limoeiro que sofreu com as labaredas próximas de uma queimada e alguns ramos e o tronco ficaram sem bastante pele num dos lados. Gostaria de saber como o tratar para que a pele volte a cobrir todo o lenho.
    Obrigado
    Carlos da Gama

    Responder
  40. Adilson 13 de Março de 2017

    Tenho um pé de limão ciciliano e reparei que os limão antes de ficar amarelo, eles ficam com a casca grossa e da um aspecto de ferrugem na casca, oque eu faço para salvar esse pé de limão que não é novo…
    Desde já agradeço a atenção!
    Atenciosamente
    Adilson Rodrigues

    Responder
  41. Heloisa Helena Ayello Gobatto 14 de Março de 2017

    Tenho dois pés de limão siciliano,eles estão bem grandes,foram plantados de semente,acho que tem mais de dois anos e até agora não deu nenhum limão.
    Dizem que quando a gente planta de semente,ele realmente não da fruto.
    É verdade??
    A sua técnica de ferir levemente o caule daria resultado neste caso?
    Aguardo resposta.
    Att.
    Heloisa.

    Responder
  42. Maria 15 de Março de 2017

    Olá . Aqui está a maior azarada com limoeiros que existe. Compro, planto e até parecem que estão bem, mas lá vem a geada e ficam secos, sem folhas, etc. será que ainda o posso salvar? Comecei a regar, pq a chuvada se foi. Acha que adubar serve é que adubo? Agradeço disponibilidade.
    Muito obrigada

    Responder
  43. regina celia pegoraro 23 de Março de 2017

    tenho um pé de limão que já floresceu varias vezes mas os limõezinhos caem todos o que devo fazer

    Responder
  44. José Manuel Maeiro 1 de Abril de 2017

    Tenho dois limoeiros um tem mais de 7 anos, só agora é que está a começar dar alguns limoes.
    o segundo limoeiro tên 4 anos já foi enxertado por duas vezes e nada,o que fazer

    Responder
  45. Isabel 3 de Julho de 2017

    Boa Tarde.

    tenho um limoeiro num vaso no meu terraço, no 1º ano…deu mtos limões que acabaram por não se desenvolverem na totalidade mas aqueles que se desenvolveram eram mto sumarentos. Entretanto apareceram as malditas formigas e a maldita conchinila e quase o matei de tanto que lhe fiz para erradicar a peste. Lá me disseram que devia colocar óleo queimado(dos carros), foi a única coisa que resultou, só que agora o mesmo ganhou folhas novas mas estão amareladas, fruto…tinha um limão pequenino…que caiu ontem, as vezes ainda lhe encontro a dita conchinila.
    Será que me poderia ajudar informando me um método natural e eficaz para eliminar de x a dita conchinila bem como as senhoras formigas que andam por lá a passear?!
    Será que está a precisar de mudar de terra? se sim, qual a melhor terra a usar?
    E vaso….é melhor de barro ou de plástico? Neste momento está num vaso de plástico preto grande (tipo poceiro das vindimas).
    Desde já grata.
    Isabel

    Responder
  46. Lucia R 12 de Julho de 2017

    Boa Tarde Diogo, ganhei 3 pes de limao galego, só na raiz,literalmente estao só na raiz, sem terra junto. o que devo fazer para mante-lo vivo?? coloca-los na agua, ou na terra, vou planta-lo na minha casa da praia ,só daqui 10 dias.
    Desde já , obrigada
    Lucia Reinert

    Responder
  47. Cristiano Pimenta 18 de Julho de 2017

    Boa noite…este ano plantei cerca de 200 plantas , de lima tahiti e limão, até ao momento está a correr bem, mas agora estou na parte da rega e fertilização, e estou farto de procurar ajuda e não encontro, será que me consegue auxiliar?
    obrigado
    Cristiano Pimenta

    Responder
  48. Brito 15 de Agosto de 2017

    Boa tarde. Herdei um limoeiro do anterior proprietario carregado de limoes nao muito grandes verdes e com formigas nos troncos e algumas folhas com uma especie de baba branca. Ja fui procurar ajuda e deram-me 2 caixas vermelhas no Leroy Merlin anti formigas e que tinha feed back de eficaz. No meu caso nao vejo solucao. O que fazer ?
    Obrigado.
    Brito

    Responder
  49. Adailson Soares 27 de Setembro de 2017

    Olá, poderia me ajudar por favor. Comprei uma muda de limão rosa e o caule está cheio de espinhos eu posso serra-los? Eu tenho crianças em casa e estou comedo delas se machucarem. Desde já obrigado.
    Att.

    Responder
  50. jorge ferreira 15 de Outubro de 2017

    o meu limueiro tem as folhas encorrilhadas e pretas com bixos pequenos o que fazer

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo