A CARREGAR

Type to search

Uma equipa de investigadores do MIT desenvolveu um inovador tipo de telha que tem a particularidade de mudar de cor à medida que a temperatura se altera, tornando-se branca quando está calor e negra quando está frio.

O fenómeno físico de absorção do calor por superfícies escuras por oposição à reflexão típica de áreas de cores claras é o princípio por detrás de algumas estratégias para aumentar a eficiência energética dos edifícios e contrariar o Aquecimento Global.

Recentemente um grupo de investigadores do MIT desenvolveu um novo tipo de tecnologia que incorpora este princípio e que se poderá vir a revelar muito útil no futuro, permitindo o aproveitamento da energia solar térmica no Inverno ao mesmo tempo que no Verão impede sua absorção.

A Thermeleon (que rima com “chameleon”, a tradução inglesa de camaleão) é uma telha constituída por um polímero comercial numa solução aquosa que é armazenado entre duas camadas de plástico, uma das quais é pintada de preto. Deste modo, quando a temperatura desce abaixo de determinado nível definido pela natureza da solução o polímero branco dissolve-se revelando a superfície negra. Assim, qualquer superfície coberta por estas telhas pode mudar de cor consoante a temperatura, tornando-se clara quando está quente e preta quando a temperatura desce.

De acordo com os cálculos da equipa responsável pelo projecto, estas telhas conseguem reflectir cerca de 80% da luz solar quando no seu estado “branco”, valor que se reduz para 30% quando adoptam a cor escura.

Segundo o MIT o grupo de investigadores está actualmente a trabalhar numa tecnologia ainda mais simples e barata que passa pela integração da solução de polímero numa tinta que possa ser aplicada directamente sobre os telhados escuros.

Fonte: Naturlink

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo