A CARREGAR

Type to search

Imagem: Domingos Xavier

Os cogumelos são seres à parte! Classificados no reino funghi, são de uma diversidade infinita!

Durante muito tempo foram considerados vegetais, mas a verdade é que não o são!

Pesquisas e estudos recentes mostram que estes, de facto, estão perto dos animais no seu funcionamento, muito mais perto dos animais que dos vegetais.

O que justifica a sua classificação separada?

De facto os cogumelos são organismos vivos que têm a capacidade de sintetizar açúcares a partir de minerais, como fazem todas as plantas e algas, pela fotossíntese.

Assente este facto, os cogumelos são obrigados a desenvolver estratégias para se alimentarem. E, aqui, eles alimentam-se como animais, seja retirando alimento de matéria morta em decomposição, seja agindo como parasitas de outros seres vivos ou ainda associando-se a outros organismos clorofilinos.

Além desta particularidade ligada à forma como se alimentam, os cogumelos distinguem-se ainda quer dos vegetais quer dos animais pela grande variedade de espécies existentes. Alguns cogumelos não passam de células parasitárias, possíveis de encontrar até no corpo humano. Outras têm formas de bolores, leveduras….

Valor do Cogumelo Comestível

Para o comum dos mortais, um cogumelo não passa de um organismo suculento que se coloca no prato, por vezes com cuidado, sabendo-se que alguns deles são tóxicos.

Mas, o cogumelo comestível, é um óptimo alimento:

“O cogumelo as vezes é qualificado de carne vegetal, é um alimento completo. Os cogumelos são formados de 80 a 90% de água e contêm minerais 0,6 a 1,5%, proteínas 2 a 4%, vitamina A, B, D em quantidade variável de acordo com a espécie de cogumelo.

No plano calórico o cogumelo pode ser comparado com os legumes, considera-se que 100 gramas de cogumelos crus representam 25 à 45 kcal. A carne do cogumelo absorve facilmente as matérias gordas que servem frequentemente à cozedura destes que torna-o muito mais calorífico e indigesto que cru.

Os cogumelos têm também a particularidade de absorver produtos da poluição como a radioactividade, após a catástrofe de Chernobil constatou-se que certos cogumelos do leste da França continham uma quantidade não neglijavél de elementos radioactivos. Chegaram também a encontrar metais pesados como o chumbo em cogumelos que cresciam perto das estradas com grande circulação.

elaborado por: viseufunghi – Paulo Teixeira”

Apanhar Cogumelos

Apanhar cogumelos selvagens é uma tarefa agradável. No entanto, comer cogumelos sem estar devidamente informado, pode ter um preço elevado. Agora que estamos na época perfeita para estas actividades, aqui ficam alguns links úteis sobre cogumelos:

Universidade de Évora- Lista de cogumelos comestíveis

Ministério da Agricultura-Boas práticas para a colheita de cogumelos

A Pantorra – Associação Micológica

ViseuFhungi – Cogumelos

Atenção: Em caso de dúvida, recorra sempre a um profissional. Apesar da quantidade e qualidade de informação disponível, não consuma (nem sequer parcialmente) cogumelos que não sabe identificar.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo