A CARREGAR

Type to search

Os insectos e animais úteis para o jardim, precisam de ser protegidos das agressões do mundo exterior, como sejam os pesticidas, porque, preservar o meio-ambiente em que se desenvolvem, ajuda a preservar a nossa biodiversidade. Assim, apresentamos aqui uma pequena selecção de abrigos para os nossos pequenos e simpáticos auxiliares de jardinagem!

A casa do Ouriço-Cacheiro

O ouriço-cacheiro é um aliado precioso na luta contra lesmas e caracóis entre outras pragas que lhe dizimam as plantas do jardim. Tendo cada vez menos onde se refugiar e sendo vítima secundária da utilização de produtos químicos para combate às lesmas, morre por ano cerca de 25% da população.

Esta casa deve ser utilizada quando nascem as crias em Junho/Julho e entre Novembro e Abril, quando hibernam.  Identifique o local de passagem do seu ouriço-cacheiro e atraia-o com amendoins, ração para cães ou gatos (mas não à base de peixe), nunca mais de 40gr por ouriço.  Escolha um local calmo e abrigado do vento para a casa, e esconda-a parcialmente com folhas e erva cortada.
No interior, coloque ervas e folhas secas, que apreciarão para começar a fazer ninho. Tente deixar sempre que possível, água fresca próximo da casa.

A casa das abelhas e Vespas Solitárias

Estas contribuem em muito para a polinização das flores do jardim. Ameaçadas pela crescente urbanização e utilização de pesticidas e herbicidas, procuram refúgio nos jardins floridos e não ou pouco tratados quimicamente. As abelhas e vespas solitárias, activas principalmente entre Março e Outubro,  põem os ovos em troncos ocos. Estas vespas são particularmente importantes na luta biológica, alimentando-se, mais ou menos, segundo a espécie, de pulgões, pulgas, aranhas, etc.

Suspenda esta casa a partir da Primavera numa pérgola, árvore, ou qualquer outro outro local relativamente abrigado e próximo de uma fonte de água ou de flores muito perfumadas. A proximidade de matérias orgânicas (maçãs, cerejas) será uma mais-valia.

A casa das rãs

As rãs são comedoras insaciáveis de mosquitos e outros insectos e, por isso mesmo, um aliado valioso no jardim. Mas precisam se ser protegidas de predadores domésticos como cães e gatos para se acomodarem nos nosso jardins.

Esta casa deverá ser colocada num local calmo, fresco e se possível sombrio. Perto de um lago, artificial sentir-se-ão perfeitamente “em casa”.

.
.
.
.
.
.

Poderá encontrar este e outros abrigos: AQUI

Aqui poderá descobrir sugestões para os amigos viajantes, sonhadores, românticos, boémios, exploradores, artistas…

Tags:

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. rosa 22 de Agosto de 2010

    Boa tarde

    Tenho na minha horta uma doninha ( consegui vê-la 1 única vez ) que adora cavar galerias no solo. Será que me pode dar uma ideia sobre qual o melhor tipo de abrigo que poderei fazer para este adorável e útil animal?
    Melhores cumprimentos
    Rosa

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo