A CARREGAR

Type to search

WinkWorth Arboretum – Paixão e Trabalho de uma vida!

.

Imagem: Autumn by DriftWords

.

O espaço agora ocupado pelo Arboreto não passou, durante muito tempo, de um canto negligenciado algures no Surrey. Não sendo considerado de qualidade para cultivar, foi deixado para pasto, utilizando-se eventualmente a madeira das árvores já existentes para lenha.

Wilfrid Fox, dermatologista de profissão, era um apaixonado pelas árvores.
Em 1937 surgiu a oportunidade de comprar o terreno em que veio a instalar o Arboreto. Dizia ele, a certa altura que, o que o atraiu naquele canto esquecido, foram a beleza quase intocada do vale, as filas naturalmente organizadas de árvores e arbustos bordadas de flores coloridas e, acima de tudo, a impressionante vista panorâmica “subitamente revelada” ao atingir o topo da colina. Mas, acima de tudo, o que o motivou a comprar esta parcela de terreno foi, sem dúvida, o vislumbre da possibilidade de vir a criar aqui a sua colecção de árvores e arbustos.

Se bem que tendo começado como jardineiro amador, o Dr Fox passou rapidamente a ser considerado uma verdadeira autoridade na matéria e, ao longo dos anos, o Arboreto foi distinguido várias vezes com prémios importantes, com especial destaque para a Royal Horticultural Society Victoria’s Medal of Honour.
Desde o começo do seu projecto, o Dr Fox sempre fez questão de partilhar a beleza do que ia construindo, permitindo visitas ao Arboreto. Tendo tido como fonte de inspiração outros Parques e Jardins, foi sobretudo a influência de W.J. Bean, Curador do Jardim Botânico Real, em Kew, que fez com que alargasse o espectro da sua colecção, até então praticamente composta só por Plantas de belíssimas cores Outonais, e permitindo que as cores deste Arboreto sejam de uma beleza incomparável ao longo de quase todo o Ano.

Imagens: DriftWords

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigo Seguinte

Ir para o topo