é um tipo de planta que normalmente germina, floresce e morre no período de um ano. Estas plantas podem ainda viver mais de um ano, se não encontrarem as condições apropriadas para se reproduzirem.
Algumas plantas sem semente podem ser também consideradas anuais, ainda que não floresçam.
In: Wikipedia
As plantas anuais são então aquelas que, durante o verão, alegram os nossos jardins, deixando sementes para o ano seguinte.
Assim que as temperaturas se tornarem amenas e não houver grandes geadas ou gelo nocturno (depende das regiões) podem ser semeadas, abrigadas. Em meados de Março podem passar ao seu lugar definitivo, seja ele canteiro, vaso, floreira ou em terra, no local escolhido do seu jardim.
– Multiplicação: Dezembro a Abril
– Muda, rega, fertilização: Dezembro a Abril
– Muda definitiva: meados de Março a Junho
– Floração, Decoração e Corte: Maio a Setembro
– Recolha sementes: Setembro a Novembro
Este tipo de plantas irá morrer e deverão ser arrancadas. Podem no entanto ser úteis ainda assim se as utilizar para fazer composto.
(Passe o rato pelas imagens para descobrir os nomes das plantas)
Poderá recorrer a profissionais de jardinagem perto de si ou a mercados biológicos para obter plantas anuais já em vaso que apenas terá de transplantar.
Boa jardinagem!
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
ola amigos eu trabalho so com a manutencao de jardi e gostaria agora de fazer tambem as trocas de flores para o inverno qual seria as indicacao para esta nova etapa de servico
Adoro flores e plantas….é o meu hobie preferido…
Temos um hotel fazenda Casa de Campo engenho Angicos,e adoro flores .minhas Gerbaras ficam com poucas flores e as folhas secas,ela é um planta anual ou perene?O que posso fazer para elas ficarem mais lindas?
Quero fazer o meu jardim mais florido com plantas mais rusticas ,o que sugerem?
Adoro ter um jardim lindo
Lucia
Boa tarde, não percebo muito bem onde vão buscar determinadas informações… que estão erradas. Indicam a primavera (prímula) e a lantana como anuais, quando não são. Tenho várias lantanas que já têm mais de 20 anos e atingiram mais de 3 m de altura, florescendo magnificamente todos os anos. Quanto às primaveras, ficam de um ano para o outro, até mesmo em países do centro da Europa. Tinha várias p