A CARREGAR

Type to search

Viagem Cultural a França: Jardins e Ateliers de Monet e de Cézanne

Datas: 16 a 23 de Junho de 2011

mais uma viagem cultural organizada pela Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA), desta vez aos famosos Jardins e Ateliers de Monet e de Cézanne, em França, que terá lugar de 16 a 23 de Junho de 2011, e inclui visitas a alguns dos mais notáveis jardins e paisagens de França.

1.º Dia: 16 de Junho – 5.ª feira

Partida de Lisboa de manhã em voo TAP com destino a Paris. À chegada espera-nos o guia local com o autocarro que nos levará até ao Musée Marmottan. Este museu tem uma das mais importantes colecções de obras de Monet, doada pelo filho do artista. Neste museu poderemos apreciar a pintura, “Impression, Soleil Levant” de Monet, representando o nascer do sol em Le Havre, deu o nome ao movimento impressionista.
Depois da visita, ao fim da tarde, vamos até ao nosso hotel, para fazer o registo e instalação nos quartos.
Jantar livre.

2.º Dia: 17 de Junho – 6.ª feira
Hoje passamos o dia em Paris, começando com um breve tour guiado da cidade. Continuamos com uma visita ao Musée de l’Orangerie des Tuileries, que reabriu em Maio de 2006 depois de extensas obras de remodelação. O ex-libris da impressionante colecção deste museu é, sem dúvida, a série de murais de 2 m de altura intitulada Les Nymphéas, uma sequência de impressões de nuvens, reflexos e ocasos que Claude Monet instalou entre 1914 e 1918, no auge da sua extraordinária capacidade criativa. Contemplar estas pinturas únicas numa meditação serena, é uma experiência memorável. Para além das Nymphéas, a Orangerie oferece-nos um fabuloso acervo de obras-primas das Colecções de Jean Walter e de Paul Guillaume, uma introdução muito original à arte moderna com obras de Cézanne, Renoir, Picasso, Rousseau, Matisse, Derain, Modigliani, Soutine, Utrillo e Laurencin.
Visitamos de seguida o Musée de l’Orsay, uma antiga estação de caminhos de ferro que é agora uma das galerias mais emblemáticas de Paris, ligada à Orangerie por uma ponte sobre o Sena. Tem colecções notáveis de pinturas Impressionistas e Pós-Impressionistas, incluindo importantes obras de Monet e Cézanne.
Depois desta visita, temos tempo livre para compras ou passeios.
Jantar livre.

3.º Dia: 18 de Junho – Sábado
Depois do pequeno-almoço no hotel, temos o dia inteiro ao nosso dispor para as actividades que mais nos agradarem: visitar lojas, jardins (Jardin des Tuileries, Jardin des Plantes, Parc des Buttes Chaumont, Parc de la Villette, entre outros), galerias de arte. Porque não dedicar o dia a conhecer o famoso Le Louvre, com mais de 35.000 obras de arte incluindo, por exemplo, a famosa Mona Lisa. Ou então subir à Torre Eiffel para um panorama espectacular de Paris, visitar a famosa catedral de Notre Dame ou ainda escolher um dos relaxantes cruzeiros no Sena.
Jantar livre.

4.º Dia: 19 de Junho – Domingo
Depois do pequeno-almoço, bem cedo, partimos para Giverny onde se encontram a famosa casa e jardins de Claude Monet, uma atracção de renome mundial. Asseguramos assim uma chegada a Giverny ainda de manhã, numa altura em que os jardins nos oferecem maior tranquilidade. Tanto estes como a casa foram meticulosamente restaurados, dando-nos a sensação que a família de Monet acabou de sair para um passeio no jardim. Teremos tempo para explorar estes estes jardins em detalhe. Perto do jardim existem locais que servem refeições.
Depois da visita, podemos passear em Giverny ou visitar a pequena igreja onde se encontra a sepultura de Monet, antes de regressar a Paris ao fim da tarde.
Jantar livre.

5.º Dia: 20 de Junho – 2.ª feira
Depois do pequeno-almoço, saímos do hotel com a bagagem e vamos de autocarro até à gare de Lyon onde embarcamos no TGV para Aix-en-Provence. À chegada espera-nos o guia com autocarro que nos leva até ao hotel. A tarde é livre, dando-nos a oportunidade de explorar a cidade de Aix. Podemos visitar a histórica Cidade Velha, ou a Cidade Nova com as suas belas mansões ou ainda Cours Mirabeau, a zona mais animada da cidade e um local muito procurado para passear. Vários museus à escolha, como por exemplo o Musée Granet (arqueologia e belas-artes), o Musée du Vieil Aix (história local) e o Musée des Tapisseries (tapeçarias dos sécs. XVII e XVIII). Ou ainda a Cathédrale de St. Sauveur, cuja arquitectura apresenta características de todos os principais períodos desde o séc. V ao séc. XVIII.
Noite e jantar livre – no restaurante do hotel ou nas imediações.

6.º Dia: 21 de Junho – 3.ª feira
Depois do pequeno-almoço vamos seguir as pegadas de Paul Cézanne, que nasceu em Aix em 1839 e aqui passou quase toda a sua vida, até à sua morte em 1906. Um passeio a pé de uma hora leva-nos a muitos dos locais familiares a  Cézanne, terminando no seu estúdio, o Atelier Paul Cézanne, que se encontra na condição exacta em que o artista o deixou quando ali trabalhou pela derradeira vez em 1906.
Vamos depois numa visita guiada às Pedreiras Bibémus, onde, entre 1895 e 1904, Cézanne pintou 11 quadros a óleo e 16 aguarelas, tendo alugado uma cabana na paisagem rochosa desta antiga pedreira abandonada. Uma destas pinturas, ‘Le Rocher Rouge’, pode ser vista no museu l’Orangerie em Paris.
Depois de almoçar em Aix (almoço livre) visitamos o terceiro local associado a Cézanne, a Maison Jas de Bouffan. O pai de Paul de Cézanne, Louis-Auguste Cézanne, comprou esta casa em 1859 e arranjou nela um pequeno atelier para o seu filho. Entre 1860 e 1870 Paul Cézanne pintou, directamente na parede, 12 grandes composições; infelizmente, estas foram mais tarde removidas. Paul Cézanne e as suas irmãs venderam a casa em 1899 depois do falecimento da mãe mas, em 1994, a casa passou para o controle da cidade de Aix-en-Provence e foi mais tarde classificada como Monumento Histórico, abrindo ao público. Hoje em dia, os visitantes têm a oportunidade de ver muitas das cenas representadas nos 36 quadros a óleo e 17 aguarelas que Cézanne aqui pintou. Uma projecção audiovisual no andar térreo reproduz as pinturas murais desaparecidas.

7.º Dia: 22 de Junho – 4.ª feira
Depois do pequeno-almoço partimos de autocarro para um tour pelos campos a leste de Aix, onde Cézanne adorava pintar, com relevo para a Montagne Sainte Victoire, uma falésia calcária impressionante que aparece em muitas das suas pinturas.
À tarde vamos para o lado norte de Aix, seguindo através da região do Lubéron para observar os espectaculares campos de alfazema da Provença em plena floração nesta altura do ano. Paramos nas pitorescas aldeias de Lourmarin e Saignon, com tempo livre para apreciar a atmosfera especial desta bela região de França.
Regresso a Aix e jantar livre.

8.º Dia: 23 de Junho – 5.ª feira

Esta manhã, depois do pequeno-almoço, saímos do hotel com a bagagem, em direcção ao aeroporto de Marselha, onde embarcamos no voo TAP de regresso aLisboa.

Preços
Preço para Associado da AAJBA: 1750 Euros
Preço para não Associado da AAJBA: 1850 Euros
Preço do suplemento de quarto individual: 450 Euros

O preço inclui:
•   4 noites com pequeno-almoço no Hotel Concorde La Fayette, em Paris (4 estrelas).
•   3 noites com pequeno-almoço no Hotel Best Western Le Galice, em Aix-en-Provence (3 estrelas). Todos os quartos têm casas de banho privativas.
•   Voos TAP de Lisboa a Paris e de Marselha a Lisboa.
•   Comboio TGV em classe standard de Paris a Aix-en-Provence.
•   Transporte em autopullman em França.
•   Visita guiada a Paris; visitas aos Museus OrangerieOrsay Marmottan; visita ao Jardim de Monet em Givernyvisita guiada a pé em Aix-en-Provence e visitas guiadas ao Atelier Paul CézannePedreiras BibémusMaison Jas de Bouffantour de autocarro à Montagne Sainte Victoire e campos do Lubéron para observar as alfazemas em flor.

O preço não inclui:
•   Despesas de carácter pessoal.
•   Quaisquer serviços não indicados como incluídos.

Inscrições
O prazo limite para as inscrições será o dia 16 de Março de 2011 e até essa data deverá ser efectuado o pagamento de um sinal de 300 Euros que só será devolvido se a viagem for cancelada pela AAJBA. O restante valor deverá ser pago até 13 de Maio de 2011. Cada alteração de nome ou tipo de quarto será sujeita a uma penalização de 50 Euros.

Seguro
Foi negociado através do Automóvel Clube de Portugal, com quem a AAJBA tem uma parceria, um seguro para esta viagem, com duas modalidades de cobertura. Mais informações através do secretariado da AAJBA.

Informações e Inscrições
Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA)
Jardim Botânico da Ajuda. Calçada da Ajuda, 1300-011 Lisboa. Portugal (GPS: N38°42’23.77″  W9°12’8.75″)
tel: [+351] 213 628 284 | telm: [+351] 915 297 903 | fax: [+351] 213 622 503 |
web: www.aajba.com | e-mail: info@aajba.com

Tags:

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. pereia 19 de Junho de 2011

    estive a pouco tempo em paris e sou levado a dizer o seguinte é bom que aja esta organização para que muitas pessoas possam vizitar os outros paises e assim ver a diferença das culturas e a vivencia desses povos e até tirar ideias mas Portugal é sempre Portugal gostei do artigo cumprimentos e não fiquem por ai

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigo Seguinte

Ir para o topo