A CARREGAR

Type to search

Empresas & Negócios: Etesia/Outils Wolf

É sempre interessante constatar como a ideia simples de August Wolf, em 1927, se transforma num negócio com dimensão do que é hoje a empresa ETESIA.

A ETESIA em números
– 20 000 corta relvas produzidos por ano
– Mais de 500 revendedores em todo o mundo
– Presente em mais de 40 países
– 210 empregados
– Duas unidades de produção
– 50 Milhões de Euros de faturação
– 5% do volume de faturação é para investir na criação de soluções inovadores e tecnicamente mais sustentáveis em termos ambientais.

A Origem
A sua ideia era só uma, adaptar os utensílios de trabalho ao homem. Conceber ferramentas de jardinagem com um ângulo de trabalho que fosse ergonomicamente amigas do utilizador.
Já na 2ª geração e num ambiente de pós II guerra, a região da Alsácia foi o local escolhido e o lado francês a opção do filho, Gregor Wolf. Em 1950 o universo da Outils Wolf foi dividido pelos 3 filhos sendo que França, Espanha e Portugal ficaram na Sociedade Elmar Wolf atualmente liderada pelo filho Pierre Wolf, que tivemos oportunidade de conhecer nesta visita.
Assim há 4 gerações que esta família acompanhada duma equipa de colaboradores desenvolve produtos que conciliam e cada vez mais a modernidade, ecologia e eficácia. Produtos “Made in Europe” que são para durar.

Base da Outils Wolf

Uma nova dimensão
Em 2017 dá-se início à fusão das marcas Outils Wolf e Etesia, processo ainda em implementação no que diz respeito ao processo de fabrico e de como o engenho e a criatividade da família Wolf evolui até à atualidade.
Na nossa vista ás fábricas no passado mês de Fevereiro, Thomas Meyer, Director Geral, com quem tivemos oportunidade de conversar salientou o quão importante esta fusão recente é: “ tendo em conta as sinergias que se podem criar entre estas duas entidades, o reforço das equipas no terreno, a transparência para o cliente, uma única unidade de expedição e uma presença cada vez mais forte sobretudo no mercado francês”.

Thomas Meyer

Como fechar a produção para fazer a mudança necessária não era opção, criaram um plano a 5 anos em que por etapas serão efetuadas todas as alterações nas várias fases de fabrico tendo em conta as duas unidades de produção existentes em Wissembourg.
Tivemos oportunidade também de testemunhar como se faz um corta relvas Outils Wolf e um trator corta relvas da Etesia. Ambas as fábricas estão localizadas no mesmo parque industrial onde também se encontra o Centro de Investigação e Pesquisa Elmar Wolf ( área de 5000 m²) e cujo plano de expansão está previsto para breve.
Em Portugal a Delegação com a designação Wolf Jardim, Lda conta com 4 colaboradores, escritório e armazém em Leiria que serve uma rede de agentes em todo o território nacional.

A OUTILS WOLF
Marca Outils Wolf: Principal mercado França; Delegações em Portugal e Espanha.
Dos corta relvas, aos tratores, roçadoras, aparelhos motorizados, escarificadores, moto-enxadas, utensílios manuais e utensílios de corte. Os robots corta relvas também fazem parte do portefólio da marca.
Algumas das datas significativas na sua história
1957 – Construção da fábrica em Wissembourg
1962 – Revoluciona o corte de relva o lançamento do corta relva com tração Rotondor RT e com o primeiro cárter de fundição de alumínio.
1970 – Delegação em Espanha
1973 – Primeiro corta relvas elétrico: Rotondine
1979 – Criação do Centro de Pesquisa único na Europa.
1985 – Lançamento da linha de utensílios Multi-Star, um cabo para dezenas de ferramentas.
1988 – Implantação em Portugal
1995 – Lançamento do trator corta-relva A80, mono lâmina, de transmissão hidrostática e recolha integrada.
2013 – Novo trator corta relva A80KM dedicado inteiramente ao Mulching
2014 – Lançamento do corta relva reciclador RM “N-ERGY”
2016 – Lançamento de aparelhos a motor portáteis. A partir do Desenvolvimento da gama “N-ERGY”
Algumas da novidades par 2019 pequenas ferramentas de jardinagem limpeza de ervas e ainda o novo corta relvas RM 46 AB 3 em 1, mulching, recolha e ejeção.

A ETESIA
Marca Etesia: 30 anos de História em França é número 1 no fabrico de corta relvas vocacionados principalmente para o mercado profissional.
A gama Etesia conta com mais de 44 produtos diferentes dos corta relva, aos tratores Rider para utilização pública e jardins privados. Escarificadores e acessórios de trabalho.
Algumas das datas significativas na sua história:
1989 – Ano da Fundação em Wissembourg e lançamento do primeiro trator corta relvas com um conceito inovador com ejeção direta integrada e recolhedor.
1991 – Abre a Filial Etesia UK
2003 – Extensão da fábrica em mais 3600 m²
2011 – Lançamento da família de robots corta relva ET Mowers
2012 – Lançamento do primeiro corta relvas Rider 100% elétrico Bahia M2E ( FOTO)
2016 – Lançamento do carro eletrifico de trabalho DONKY e criação da Agência na IDF (Ile de France).
2017 – Lançamento do primeiro corta relva conectado HYDRO 80 MMKHP4 que recebeu o Prémio de Inovação Saltex no Reino Unido.
2018 – Lançamento da 3ª geração de Rider ATTILA
Novidade para 2019, o novo MBR50 Weeder para arranque de ervas uma solução eficaz vocacionada para estacionamentos e calçadas. Tem a vantagem de não prejudicar o ambiente.

Pontos fortes
Controle sistemático de toda a cadeia de produção:
Antes de embalar, todos os corta relvas passam por testes extensivos em uma das três cabines de testes especiais: arranque, velocidade de deslocação, stop da lâmina, níveis de ruído e vibração… Estes comandos informatizados garantem uma perfeita segurança, um total respeito pelas normas europeias.

O centro de pesquisa:
O objetivo do centro de pesquisa é proporcionar aos utilizadores inovações que tragam benefícios
Antecipação de evoluções tecnológicas e normativas e especial cuidado ao aprimoramento técnico das máquinas existentes.

A importância dos testes e ensaios
O desenvolvimento de um corta relvas passa por muitos testes reais. Uma bateria de testes padronizados e específicos é realizado: máquinas de resistência e motores, ensaios destrutivos, medidas de som integridade das estruturas habitacionais e elementos de proteção … Todos esses testes são realizados internamente.
Uma máquina passa por uma média de quinhentas horas de testes práticos.
Visitamos a pista de testes em que a máquina guiada por um trilho executa uma verdadeira pista de obstáculos em diferentes tipos de terreno.

Saiba mais em www.etesia.com www.outils-wolf.com

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo