O projecto europeu EEA Grants financiou as intervenções realizadas no Jardim Botânico de Coimbra no âmbito do projecto de restauro dos antigos sistemas hidráulicos e aproveitamento de água em 12 jardins históricos nacionais. Esta acção permitiu poupar cerca de 25 mil euros que eram gastos anualmente em consumo de água da rede pública e que equivalem a cerca de um terço do orçamento do jardim.
Este projecto de recuperação de estruturas hidráulicas, muros e caminhos, em jardins históricos, foi submetido pela Associação Portuguesa de Jardins Históricos – uma organização não governamental. A aprovação da candidatura, em 2007, resultou num investimento global de um milhão e 84 mil euros, sendo a grande fatia (75 por cento) para restauro de sistemas hidráulicos, muros e pavimentos e o restante dividido por estudos, projectos de arquitectura paisagística e rega, despesas de gestão e administrativas, etc.
Intervenções efectuadas nos seguintes jardins:
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Jardim da Quinta das Lágrimas
Jardim do Palácio dos Marqueses de Fronteira
Claustro do Convento do Bom Sucesso
Jardim José do Canto
Quinta da Boa Viagem
Jardim do Paço Vitorino
Jardim da Casa de Juste
Quinta das Machadas
Paço de Belas e Quinta do Senhor da Serra
Quinta de Santo António
Quinta da Francelha.
Fonte: Diário de Coimbra
Foto: Jardim Botânico de Coimbra
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.