A CARREGAR

Type to search

Maio na horta e no Jardim

Em maio, com o regresso dos dias amenos, o jardim e a horta são palco para os mais variados trabalhos. Retomam-se as regas em dias secos, combatem-se as pragas, mondam-se ervas de dia, para elas voltarem a nascer de noite  e plantam-se na horta tomates, pepinos, abóboras, courgettes, melões e melancias, se ainda não se tinham plantado.

Apenas as árvores nos oferecem algum descanso, precisando apenas que os seus troncos sejam protegidos das formigas (cobertos de cal) ou que lhes sejam retirados alguns frutos se a carga for demasiada.

No Jardim

Não há tempo para planos ou descanso! Plantam-se os últimos bolbos, que só veremos florir no Verão ou no Outono, plantam-se as anuais, das petúnias aos girassóis, do cravo-da-India aos Cosmos e  instalam-se na terra as vivazes ou bianuais. Podam-se as arbustivas que já floriram, instalam-se tutores nas grandes flores, recuperam-se os bolbos das plantas que já floriram e preparam-se para armazenar, e preparam-se as floreiras para varandas, terraços e pátios. E ainda é preciso retirar às roseiras folhas e flores secas assim como os botões em excesso.

Na Horta

É agora mais importante que nunca cobrir as batatas para evitar que em contacto com a luz se manchem de verde e se tornem toxicas e ir cobrindo o feijão para que os pés cresçam bem a direito ao invés de se deitarem sobre a terra.

Aproveitam-se as ervas e folhas para compostagem e começa a despedida das favas.

Maio frio e Junho quente: bom pão, vinho valente.

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. Cacilda Amelia Cruz Silva 13 de Maio de 2013

    Muito bom. Pensei que era tarde para semear. Mas não. Também o ano não tem sido facorável.

    Ainda estou a tempo de ter tomates. Okey.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos Relacionados

Artigo Seguinte

Ir para o topo