Nome Científico: Matricaria recutita
Nomes Populares: camomila, macela, margaça
Esta planta herbácea era já conhecida desde a antiguidade e utilizada pelas suas propriedades medicinais, cosméticas e aromáticas pelos gregos, os romanos e os egípcios.
Na jardinagem esta é uma planta versátil com muitas vantagens. Pode ser utilizada em maciços e bordaduras da mesma espécie, pode ser usada em grupos de cores e dá-se muito bem também em pequenos vasos e jardineiras.
Dá ao jardim um ar alegre e campestre, enchendo o ar do seu perfume doce.
É um eficaz repelente de insectos e de ácaros, tornando-se uma excelente companheira para as outras plantas.
Esta planta contém princípios comprovadamente calmantes e emolientes, que actuam na pele, nos músculos e nos nervos. Das flores, frescas ou secas, obtém-se um chá deliciosamente calmante e suave, ligeiramente sedativo.
A planta deve ser cultivada em pleno sol, terra fértil enriquecida com matéria orgânica e deve ser regada regularmente. Gosta de climas amenos sendo sensível ao calor excessivo. Multiplica-se muito facilmente por semente o que pode fazer com que se torne de certa maneira invasora.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
bom dia,
https://www.portaldojardim.com/pdj/2012/05/28/a-camomila/
Agradecia a vossa ajuda se fosse possível: procurava em Portugal exemplos de plantações industrializadas (se possível) de camomilas. Tem algum contacto, alguma referência sff?
Muito obrigado e parabéns pelo Portal.
Alberto Silva