A CARREGAR

Type to search

RHS Chelsea Flower Show 2014 o ano em que os jardins mais pequenos foram os mais surpreendentes

Mais de 500 expositores provenientes de todo o mundo, incluindo nas categorias de “Show Gardens”, “Fresh Gardens” e “Artisan Gardens”. Mais de 100 no grande pavilhão e 250 espalhados pelo recinto deste emblemático festival de jardins.

Jardim Positively Stoke-on-Trent

Jardim Positively Stoke-on-Trent

Este ano o Chelsea Flower Show surpreendeu pelas novas ideias apresentadas nos jardins mais pequenos, nomeadamente na categoria de “Fresh Gardens”, onde foram apresentadas algumas soluções interessantes para espaços mais pequenos.

Jardim Himalayan Rock

Jardim Himalayan Rock

O Chelsea Flower Show é reconhecido internacionalmente pela qualidade tanto dos jardins como dos expositores, contudo, devido ao facto de todos os anos grande parte dos designers e dos expositores serem os mesmos começa a haver alguma saturação/repetição ao nível dos produtos expostos. No nosso entender esta situação devia ser renovada, criar condições para mostrar novos produtos e novas tecnologias que se estão a desenvolver para os espaços exteriores.

Quanto ao jardins a edição de 2014 contou com uma série de designers novos com ideias muito criativas. Como tem feito nas edições anteriores, a revista Tudo Sobre Jardins selecionou alguns dos melhores jardins para tratar com mais profundidade num artigo mais para a frente na edição impressa da de Verão.

Jardim London Square

Jardim London Square

As principais tendências a nível do festival, duma forma geral, abordaram temas como a jardinagem comunitária, moda, Primeira Guerra Mundial, sustentabilidade, renascimento Italiano e esculturas. Muito forte e um pouco por todo o festival foi também a campanha para incentivar junto dos mais novos a prática da horticultura. Nos últimos anos temos assistido a um decréscimo do interesse por parte dos mais novos pelo que, este tipo de iniciativas são muito importantes para dar a conhecer este setor vital para o presente e para o futuro.

Jardim The BrandAlley Renaissance

Jardim The BrandAlley Renaissance

Este ano a campanha para mais e melhor jardinagem comunitária celebrou os seus 50 anos “Britain in Bloom”. No seu género é a iniciativa mais antiga em toda a Europa, da responsabilidade da RHS desde 2002, consiste no trabalho de voluntários que se juntam e transformam bairros a partir de intervenções na paisagem e nos espaços verdes, que melhoram consideravelmente a qualidade de vida das comunidades afetadas. Dentro do “Great Pavilion” houve uma série de demonstrações deste tipo de atividades e experiências pedagógicas.

Expositor de gramíneas no Great Pavilion

Expositor de gramíneas no Great Pavilion

Nas próximas edições da revista digital Tudo Sobre Jardins vamos abordar alguns dos jardins mais pequenos que estiveram expostos durante esta edição do festival, focando não só no design, mas também nas plantas e materiais, por isso esteja atento e não se esqueça de subscrever a revista digital Tudo Sobre Jardins.

 

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo