A CARREGAR

Type to search

Jardins com História: Jardins do Palácio de Cristal

Texto: Catarina Gonçalves Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

A revista Tudo Sobre Jardins visitou, no Verão de 2016, os belos jardins do Palácio de Cristal e ficámos deslumbrados não só pelos jardins mas também pela maneira como os visitantes e residentes da zona usam este espaço, verdadeiro oásis na cidade do Porto. Todos estes jardins nos falam da profunda e romântica ligação entre a cidade do Porto e o rio.

DSC_0250

O palácio que existiu no antigo campo da Torre da Marca, na freguesia de Massarelos (1865-1951), o Palácio de Cristal original acabou por ser demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, hoje Pavilhão Rosa Mota.

DSC_0195

O Palácio de Cristal, da autoria do arquiteto inglês Thomas Dillen Jones, foi construído em granito, ferro e vidro, tendo o Crystal Palace londrino por modelo. Media 150 metros de comprimento por 72 metros de largura e era dividido em três naves. A sua construção iniciou-se em 1861, sendo inaugurado em 18 de Setembro em 1865 pelo rei D. Luís.

Lago do Palácio de Cristal

Lago do Palácio de Cristal

Em 1933, o edifício e os respetivos jardins foram adquiridos pela Câmara Municipal do Porto.

Jardim na entrada dos jardins do Palácio de Cristal

O palácio foi destruído em 1951, tendo-se erguido no seu lugar uma nave de betão armado, a que foi dado o nome de Pavilhão dos Desportos, segundo projeto do Arquiteto José Carlos Loureiro e do engenheiro António dos Santos Soares e a pretexto do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. O edifício foi demolido em menos de um ano. Dada a grande contestação popular à demolição, a designação Palácio de Cristal manteve-se e tem sobrevivido até aos nossos dias.

DSC_0229

Os jardins

Estes jardins românticos foram projetados na década de 1860 pelo paisagista alemão Émile David, para envolver o então Palácio de Cristal. Os Jardins do Palácio de Cristal incluem o chamado Jardim Emílio David que possui belos exemplares de rododendros, camélias, araucárias, ginkos e faias, para além de fontes e estátuas alegóricas às estações do ano. Atualmente conservam-se ainda do projeto original, o Jardim Émile David na entrada principal, as Avenidas das Tílias e dos Plátanos, o bosque e a conceção das varandas sobre o Douro.

Jardim dos Sentimentos

Jardim dos Sentimentos

A Avenida das Tílias constitui o eixo mais marcante deste parque e está ladeada pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett (onde se situa a Galeria do Palácio), pela Concha Acústica e pela Capela de Carlos Alberto da Sardenha (edificada em 1849 pela princesa de Montléart). É na proximidade que se situam um restaurante e uma esplanada com vista para o lago. Nesta avenida e noutros locais encontram-se estratégicos miradouros que proporcionam vistas panorâmicas do rio Douro e da cidade. Uma das vistas mais espetaculares para o rio Douro fica na zona do lago onde também está a escultura Par de Cavalos. É ao fundo desta avenida que encontramos a capela que a princesa de Montléart mandou erguer em homenagem ao seu irmão, o Rei Carlos Alberto.

Jardim do Roseiral

Jardim do Roseiral

Os jardins temáticos estão representados, nomeadamente pelo Jardim das Plantas Aromáticas, o Jardim das Medicinais, o Jardim das Cidades Geminadas (inaugurado em 2009) e ainda o Jardim dos Sentimentos (inaugurado em 2007), onde se encontra a estátua Dor de Teixeira Lopes. Outros espaços aprazíveis são o Bosque, a Avenida dos Castanheiros-da-Índia e o Jardim do Roseiral que está enriquecido com significativos elementos do património artístico da cidade. Nas proximidades surgem sete magníficos exemplares de palmeiras da Califórnia, com uma altura impressionante e um marco na paisagem do jardim.

Escultura Ternura

Escultura Ternura

Contíguos aos Jardins do Palácio de Cristal estão o Museu Romântico e o Solar do Vinho do Porto, ambos na Quinta da Macieirinha. Muito próximo encontra-se, também, a Quinta Tait, com jardins recheados de coleções de rosas, camélias, brincos-de-princesa e um majestoso Liriodendrum tulipifera que circundam a casa e onde funciona um Gabinete de Numismática.

DSC_0337

Informação útil:

Contactos e horários:
Localização: Rua de D. Manuel II, 4050-346 Porto
Telefone: 00351 225320080
Email: parquesurbanos@cm-porto.pt
Freguesia: União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
Área: 11 hectares

DSC_0264

Horário:
Inverno (1out./30mar.) : 8:00H/19:00H
Verão (1abr./30set.): 8:00H/21:00H

Capela de Carlos Alberto da Sardenha

https://www.tudosobrejardins.com/

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo