Texto: Luísa Mendes Fotografia: Luísa Mendes e Spoga Gafa
10,7% de aumento de expositores num total de 2012 em 241 000 m² de área de exposição.
Entre os visitantes profissionais um elevado índice de satisfação e qualidade.
Mais oferta e tudo para viver no exterior com uma representação muito forte.
Impressiona quando pensamos em 36 800 visitantes provenientes de 100 países e todos procuram saber quais a s principais novidades do setor. 58% de visitantes estrangeiros.
Segundo a organização do certame e em termos do número de visitas este manteve-se estável mas a proveniência é que mudou. Mais visitantes provenientes da América do Norte e do Sul e ainda Oceânia. A situação politica e social em África e na Rússia teve impacto nos números de visitas provenientes dos países afetados.
No certame, em geral, o aumento no números de inovações apresentadas e a cobertura dada pelos media, indicam uma tendência positiva. A perceção é que a Spoga Gafa é líder no que diz respeito aos jardins em termos internacionais e que aqui se encontra tudo o que é necessário para tornar os espaços exteriores mais bonitos e confortáveis.
Dadas as condições atmosféricas na Alemanha o ano não foi dos melhores, com uma Primavera boa mas o Verão nem tanto o que provocou alguma estagnação. Mas perante os resultados da Spoga Gafa, não há dúvida, de que usufruir dos jardins ainda é uma prioridade dos consumidores.
Quanto às tendências para 2015 registámos uma maior apetência pela vida ao ar livre, para os picnics com muito estilo e aqui os churrascos têm um papel importantíssimo, cada vez mais refinados e com características técnicas muito avançadas, soluções portáteis muito em voga.
Dos pufes às almofadas, pequenas mesas com pegas muito leves e portáteis.
Conceitos que se expandem formando autênticas salas de jantar e sistemas modulares estão em alta.
Volta o modelo cadeira diretor mas agora em teca e fibras numa grande variedade de cores. Uma tendência retro também se faz notar e que é dada pelos acessórios, o tal toque final ao universo dos jardins. Almofadas, bancos, candeeiros, vasos modernos e elegantes, casas para pássaros, tabuleiros, tapetes para o exterior. E no mobiliário praticamente igual aos das salas de estar interiores, já praticamente não existem diferenças.
Nas máquinas para manutenção de jardins manteve-se a tendência para o aumento de utilização dos robots corta relvas e dos equipamentos a baterias. O excelente desempenho, o ser amigo do utilizador e do ambiente, a redução de emissões tudo conta na hora de adquirir o equipamento.
A tendência de que cada mais mais jovens se interessam pela jardinagem, faz com que os fabricantes trabalhem para novos grupos etários indo ao encontro das suas necessidades e gostos.
No que às plantas e cuidados diz respeito, surgem equipamentos com um grau de sofisticação dirigidos aos amadores das pequenas estufas equipadas com termóstatos digitais, relógios e sensores de temperatura que permitem um controlo preciso do ambiente.
O conceito “digital gardening” está a tomar conta da indústria das plantas por exemplo um sensor no canteiro reconhece automaticamente a necessidade das plantas e passa estes dados para o smartphone e ao mesmo tempo as aplicações sobre jardins dão pistas muito úteis sobre colheitas, culturas, quais os animais benéficos e quais são pragas. Todo um mundo novo que já está aí.
Quanto aos célebres QRCodes parece que estão ainda com alguma dificuldade de penetração. A meu ver já deveriam estar tão difundidos tal como se de um código de barras se tratasse. O que resta apurar é se a maior parte dos utilizadores usa, e se existe capacidade para fazer todo o trabalho de retaguarda no que diz respeito à informação sobre esta planta ou aquele produto.
No nosso entender quando tal for tão comum como utilizar o nosso telemóvel, basta apontar para uma planta e saber tudo sobre ela…. que maravilha!
Grande Novidade em 21014 – O Parque das Plantas onde foi possível fazer encomendas diretamente aos produtores – Segundo a organização da Spoga gafa, o Landgard Plants Ordering Days, é para continuar
Veja mais sobre a Spoga Gafa e novidades já a pensar em 2015, na Revista tudo Sobre Jardins impressa, na banca em Dezembro 2014.
A REVISTA TUDO SOBRE JARDINS está na banca desde Agosto de 2007 e traz, trimestralmente, informação de qualidade com um foco especial no paisagismo e design. A parceria com o Portal do Jardim.com permite agora que os leitores deste portal tenham acesso a conteúdos produzidos por esta excelente publicação.