A CARREGAR

Type to search

2,8 milhões de Euros em 2015 para recuperar o Palácio de Queluz

A Parques de Sintra arrancou em janeiro com as intervenções necessárias para a recuperação do Palácio Nacional e Jardins de Queluz, com um investimento global de cerca de 2,8 milhões de Euros. Estas incluem, no Palácio, a recuperação de fachadas, cantarias, vãos, coberturas, a revisão das infraestruturas de energia e comunicações, bem como a proteção contra descargas atmosféricas, o sistema de videovigilância, a ligação dos esgotos à rede pública e ainda a requalificação do piso térreo, inacabado desde a reconstrução após o incêndio de 1934, para a disponibilização de uma cafetaria, auditório e espaço de apoio para eventos, naquele que é um dos Palácios Nacionais mais procurados para este efeito. No que respeita aos jardins, cujas intervenções estão ainda sujeitas a apreciação por parte da Direção Geral do Património Cultural, os projetos previstos abrangem a recuperação do Jardim de Malta, a reconstituição do Jardim Botânico, e ainda a recuperação da Cascata, bosquetes e caminhos, a revisão e melhoria do sistema de águas (tanto ao nível das fontes, tanques e lagos, como da rega) e novas plantações para proteger as vistas de quem se encontra no interior do Jardim.

Fachadas_e_janelas_Palacio_Nacional_de_Queluz_lowres_creditos_PSML_Wilson_Pereira

O Palácio Nacional de Queluz e os seus jardins históricos constituem um dos exemplos mais extraordinários da ligação harmoniosa entre paisagem e arquitetura palaciana em Portugal, refletindo o gosto da corte nos séculos XVIII e XIX (período marcado pelo barroco, o rococó e o neoclassicismo). Em 1934 o Palácio foi alvo de um incêndio que o destruiu parcialmente, tendo sido feitas várias obras de reconstrução nessa altura.
Interior_Pavilhao_Robillion_Palacio_Nacional_de_Queluz_lowres_creditos_PSML_Wilson_Pereira
O diagnóstico do estado de conservação do Palácio e Jardins, efetuado logo após a Parques de Sintra ter recebido a gestão do Palácio Nacional de Queluz (no final de 2012), confirmou o elevado estado geral de degradação do conjunto, devido à carência quase total de investimentos.
Foram então analisadas as áreas a necessitar de recuperação, inclusive com o apoio de especialistas (nomeadamente da Direção-Geral do Património Cultural e do Instituto Superior Técnico); desenvolvidos/adaptados os projetos detalhados de intervenção e lançados os concursos para seleção das empresas de recuperação, no que respeita aos trabalhos no Palácio.
Arrancam agora os trabalhos no Palácio, tendo como objetivo a sua conclusão até ao verão de 2015 (o que permitirá apresentar o Palácio recuperado ainda durante a época alta), e terão também início este ano as intervenções nos jardins.

Jardim_Botanico_Palacio_Nacional_e_Jardins_de_Queluz_lowres_creditos_PSML_Wilson_Pereira

Os trabalhos em causa não irão implicar em nenhum momento a interrupção dos percursos de visita, pretendendo-se, pelo contrário, e de acordo com a política habitual de “Aberto para Obras” da Parques de Sintra, que os visitantes acompanhem o progresso das intervenções. Será portanto possível, dentro do respeito pelas regras de segurança, assistir aos trabalhos, bem como aceder a informação sobre os mesmos e, dessa forma, melhor avaliar e reconhecer o esforço necessário para a intervenção em espaços com este tipo de sensibilidade e relevância histórica.

Palácio

  • Recuperação de coberturas
  • Restauro das fachadas viradas aos Jardins
  • Instalação de cafetaria, auditório e espaço para eventos
  • Revisão das Infraestruturas de energia e comunicações
  • Sistema de videovigilância
  • Ligação dos esgotos à rede pública
  • Iluminação dos jardins e fachadas

 

Jardins

  • Recuperação do Jardim de Malta
  • Reconstituição do Jardim Botânico
  • Restauro da Cascata
  • Recuperação dos bosquetes e caminhos
  • Revisão e melhoria do sistema de águas (fontes, lagos, rega)
  • Plantações para proteção de vistas

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo