A CARREGAR

Type to search

Visitas guiadas temáticas exploram a mitologia no Palácio Nacional e Jardins de Queluz

– Ciclo “Deuses e Heróis da Mitologia Clássica no Palácio Nacional e Jardins de Queluz” inclui quatro visitas dedicadas aos jardins e duas ao Palácio
– Programa decorre entre março e dezembro
– Bilhetes já disponíveis no site da Parques de Sintra

Lago de Neptuno Jardins Palácio Nacional de Queluz. Fotografia: PSML / José Marques Silva

A decoração do Palácio Nacional e Jardins de Queluz é rica em referências à mitologia clássica. Meleagro, Atalanta, Perséfone, Tétis, Pégaso e Flora são apenas algumas das figuras mitológicas imortalizadas nas esculturas que embelezam os jardins. Mas estes temas, recorrentes na arte da época, suscitam muitas interrogações. Quem são essas figuras? Quais os seus mitos mais célebres? Qual a sua relação com o jardim e com o Palácio? Quais os elementos iconográficos que as caracterizam? Para responder a estas e outras dúvidas e estimular uma melhor interpretação do Palácio e dos seus jardins históricos, a Parques de Sintra, promove, entre março e dezembro deste ano, um ciclo de seis visitas guiadas temáticas dedicadas à mitologia. Concebido e realizado por André Ferreira − docente de Biologia e Geologia, investigador na área da mitologia greco-romana e responsável pelo projeto Mythos −, o programa “Deuses e Heróis da Mitologia Clássica no Palácio Nacional e Jardins de Queluz” dá conhecer este universo enigmático e impressionante. As visitas decorrem sempre em dias de fim de semana, com início às 10h30 e duração aproximada de 1h30.

Rapto de Persefone Jardins Palácio Nacional de Queluz. Fotografia: PSML / José Marques Silva

“Flora e a sagração da poesia” inaugura este ciclo de visitas, no dia 26 de março, domingo. Conjugando poesia e património artístico, este percurso nos jardins é dedicado aos poetas, deuses, ninfas e heróis da antiguidade clássica.
No dia 22 de abril, sábado, a visita “Os deuses do Olimpo – como identificar?” desafia os participantes a partir à descoberta de deuses, ninfas e seres fantásticos que discretamente (ou não) “habitam” as salas do Palácio Nacional de Queluz.
A terceira visita deste ciclo, “Tétis e a força da água”, agendada para 18 de junho, domingo, aborda um tema com uma presença muito forte nos jardins de Queluz: as divindades, episódios e símbolos associados à água, que vão muito para além de Neptuno e que importa conhecer.
Em julho, no dia 16, domingo, explora-se a “Simbologia e iconografia dos mitos clássicos” nas coleções do Palácio. Será possível identificar e perceber os significados do raio de Júpiter, da lira de Apolo ou do crescente lunar de Diana, entre muitos outros.
De volta aos jardins, “Perséfone e o poder das plantas” decorre a 17 de setembro, domingo. Na mitologia clássica, as vitórias dos deuses são associadas a determinadas espécies de flores, há ninfas que vivem em árvores e jovens metamorfoseados em flores. As plantas assumem, assim, uma multiplicidade de significados que esta visita vai desvendar.
O ciclo “Deuses e Heróis da Mitologia Clássica no Palácio Nacional e Jardins de Queluz” termina a 3 de dezembro, domingo. A encerrar o programa, “Minerva e os mitos petrificados” centra-se nas figuras menos conhecidas da mitologia clássica que estão representadas nos jardins de Queluz.
Os bilhetes para estas visitas custam 15€ e vendem-se exclusivamente no site da Parques de Sintra.

Minerva Jardins Palácio Nacional de Queluz. Fotografia: PSML / José Marques Silva

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo