A CARREGAR

Type to search

Percurso Biodiversidade nas hortas. Sementes e sazonalidade

Hortas-Cacela

Continua em Junho, no dia 7, Domingo, a 9ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem “Passos Contados”, com o percurso:

Biodiversidade nas hortas. Sementes e sazonalidade

Com José Miguel Fonseca e Ana Arsénio da Associação “Colher para Semear”

7 Junho (Domingo)

Ponto de encontro: 9.30 em Santa Rita

Em Cacela, passeando pelas terras férteis próximas do litoral e no barrocal, descobrimos uma paisagem com campos de alfarrobeiras, amendoeiras e figueiras, pomares de citrinos, olivais, culturas de sequeiro de cereais e leguminosas (favas, ervilhas e grão de bico) e na envolvente de quintas e fazendas ou de habitações simples, hortas e hortejos, onde as noras e aquedutos asseguravam, até há bem pouco tempo, a elevação e condução das águas para a rega.

Em muitas hortas familiares vamos encontrar, perpetuados por agricultores, antigos saberes ligados ao aproveitamento das águas para a rega, à previsão das condições meteorológicas pela leitura sinais da natureza e à observação da lua e suas fases para determinar os momentos para semear, lavrar, colher, cortar plantas. Numa relação próxima com a natureza, continuam a seguir os calendários naturais (solar, lunar e agrário), perpetuam antigos métodos de cultivo e separam as sementes de ano para ano.

Ao longo deste percurso ficaram a conhecer hortas tradicionais mantidas por agricultores locais, onde a biodiversidade é assegurada pelo uso de variedades tradicionais (melhor adaptadas ao clima e às pragas). Articulando os seus conhecimentos e práticas com os de José Miguel Fonseca e Ana Arsénio da Associação “Colher para Semear” ficaram a saber mais sobre este valioso património vegetal, numa altura em que, com o uso quase generalizado das sementes hibridas, a perda da biodiversidade ronda os 75%, segundo dados da FAO.

A manhã terminará no CIIPC com uma oficina prática de recolha, limpeza e conservação de sementes.

Nesta 9ª edição, sete passeios temáticos distribuídos entre Abril e Outubro, propõem novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais, seus valores naturais e elementos patrimoniais, no sotavento algarvio. Uma forma diferente e estimulante de conhecer melhor o nosso património, conversando com os orientadores dos percursos e numa relação próxima com a natureza.

Informações:

Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.

Pontos de encontro no CIIPC (antiga escola primária) em Santa Rita, na cisterna de Cacela Velha ou no obelisco da Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António, consoante o percurso.

Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar. Para os percursos noturnos deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.

A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

 

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel./ Fax: 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | https://ciipcacela.wordpress.com

As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.

Valor de inscrição – 3€

 

Organização

Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo