A CARREGAR

Type to search

Parque da Pena com nova sinalética e mobiliário

2_Sinaletica_Parque_da_Pena_Ponto_Ajuda_Alerta_creditos_PSML_Wilson_Pereira

Com o objetivo de melhorar a qualidade de visita, a Parques de Sintra dotou o Parque da Pena de nova sinalética e mobiliário. Nesta renovação está incluída a instalação de estruturas de informação (“Pontos de Ajuda e Alerta” sonoros de disseminação de informações e comunicações, painéis de informação e mesas de informação) e estruturas de orientação (postes com indicações). Seguindo uma linha estética coerente, foi também instalado mobiliário de jardim em todo o Parque.

Esta intervenção teve um custo total de cerca de 45.000 Euros e surge no âmbito do projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor”, que visa a melhoria das condições de acessibilidade aos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra. Tanto a orientação e informação no local como o mobiliário adequado surgem como fundamentais para a disponibilização de uma visita autónoma, segura e confortável. A sinalética permite ainda a fácil compreensão e utilização dos percursos, serviços e equipamentos disponíveis e garante a igualdade na oportunidade de escolha do percurso que os visitantes desejam seguir.

1_Sinaletica_Parque_da_Pena_orientacao_creditos_PSML_Wilson_Pereira

A nova sinalética

O projeto de sinalética do Parque da Pena foi estrategicamente pensado de forma a direcionar os visitantes ao longo dos principais percursos de visita, que ligam os vários pontos de interesse no Parque. A inclusão de pictogramas permite uma maior compreensão das várias opções de caminhos (como a inclinação e a presença de escadas) por parte de todos, independentemente da nacionalidade, capacidade intelectual ou motora. As estruturas de informação instaladas servem de complemento às estruturas de orientação e incluem breves descrições dos vários pontos de interesse ao longo dos percursos.

Os “Pontos de Ajuda e Alerta” instalados estão equipados com códigos QR que disponibilizam informação multimédia sobre os vários locais. Estes conteúdos fazem parte da terceira versão da aplicação “Talking Heritage” da Parques de Sintra, a ser lançada brevemente, e que incluirá conteúdos adaptados à política de acessibilidade subjacente ao projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor”.

Os “Pontos de Ajuda e Alerta” contêm ainda um sistema de comunicação em caso de emergência, que inclui um intercomunicador conectado com a central de segurança do Parque, melhorando e capacidade de resposta a eventuais acidentes. No caso de impossibilidade de comunicação verbal, o visitante é localizado a partir do momento em que aciona o botão S.O.S. e, na ausência de resposta, a central de segurança envia um vigilante ao local. Este sistema foi instalado a uma altura adequada para uma grande diversidade de visitantes, incluindo pessoas com baixa estatura, crianças ou pessoas em cadeiras de rodas. Este equipamento está ainda equipado com um sistema de som para disseminação de alertas em caso de necessidade de evacuação do Parque (como, por exemplo, em caso de incêndio).

O novo mobiliário

O novo mobiliário do Parque da Pena incluiu a instalação de novos bancos de jardim e pilaretes, assim como novas papeleiras. Tal como aconteceu com a implementação da nova sinalética, a escolha dos materiais a utilizar teve em conta a necessidade de implementação de estruturas resistentes, que garantam durabilidade perante o clima da Serra de Sintra.

3_Sinaletica_Parque_da_Pena_sistema_informacao_creditos_PSML_Wilson_Pereira

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo