Na comemoração dos 10 anos do Portal do Jardim fomos ao encontro de 10 pessoas que pela sua ação ou opção de vida estão ligadas ao universo dos jardins e da jardinagem. Teresa Chambel é a nossa convidada do mês de abril.
Começou a jardinar com a Avó e essa paixão está sempre presente. Arquiteta paisagista, dedica-se ao desenho de jardins no seu atelier.
Participou em programas de televisão ao longo de vários anos focando as rubricas sobre jardinagem. Em 2012 surge o livro “Um Jardim para Cuidar”, nesse ano o blogue com o mesmo nome, onde partilha coisas de que gosta relacionadas com jardins, jardinagem e plantas. É também diretora da revista Portuguesa Jardins.
Uma peça de arte desenhada com a natureza, não uma cópia desta, um jardim deve afirmar-se como tal, algo, pensado, projetado, construído com um propósito, um objetivo. Um espaço de contemplação, lazer, passeio, prazer, um jardim deve constituir uma unidade, deve proporcionar uma experiência e ter uma lógica, ainda que possa estar intimamente ligado e integrado com a natureza.
É difícil quando temos que escolher só uma, mas há uma árvore que me fascina desde sempre, o jacarandá, adora a sua forma, a sua presença e acima de tudo a floração com que nos presenteia, por vezes mais do que uma vez no ano. Não consigo ficar indiferente quando vejo um jacarandá em flor, um alinhamento de jacarandás então é de cortar a respiração. Atravessar a ponte 25 de Abril e chegar a Lisboa na época de plena floração dos jacarandás é extraordinário, vêm-se pequenas manchas roxas um pouco por toda a Lisboa. Adoro nesta ápoca descer a D. Carlos I ou ir ao Jardim Botânico da Ajuda pois são dos sítios onde são mais bonitos. Lisboa não seria a mesma sem os jacarandás e para mim isso é mais um exemplo da importância das árvores na cidade.
Mais uma pergunta muito difícil, mas esta vou responder com o coração. Em Portugal o meu jardim preferido é o Jardim Botânico da Ajuda, porque passei lá muitos dias, meses, anos a trabalhar no seu restauro, porque foi objeto do meu trabalho de final de curso. É um jardim lindo, bem desenhado, muito bem integrado na topografia, virado a sul com uma vista extraordinária sobre a encosta da Ajuda e o Tejo. Porque foi desenhado com esmero, porque tem uma dimensão que convida ao passeio, a estar, a apreciar a vista, para além de ter uma belíssima coleção de plantas. Internacional, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o jardim mais bonito que já vi, o desenho, a coleção de plantas, a localização, a envolvente a fauna que se desenvolve a par com a flora. Uma peça absolutamente genial onde apetece estar horas sem fim e onde apetece voltar sempre
O Portal do Jardim é uma referência para todos os que gostam de jardins e jardinagem. Congrega de forma exemplar toda a informação do que se vai passando no mundo dos espaços verdes, serve profissionais e amadores, privados e empresas de forma única. Consulto-o muitas vezes e é-me sempre muito útil. Muito tem feito pelos jardins em Portugal. Que venham pelo menos mais 10 anos!
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
Obrigado Teresa pelo seu testemunho. A sua opinião conta e muito.
sIMPÁTICA SENHORA EU GOSTO MUITO DE CONSULTAR O SEU SITE E DE LÁ RETIRAR ENSINAMENTOS.UMA QUE EU NÃO SEI ONDE COMPRAR É UMA TERRA ÁCIDA.PODIA DIZER-ME AONDE ENCONTRAR?MUITO OBRIGADA
POR FAVOR DIGA-ME TAMBÉM COMO RETIRAR DO TORRÃO DE DUAS AZÁLEAS ,QUE JÁ ESTÃO ENORMES UM NINHO DE FORMIGAS!SÃO IMENSAS.JÁ MUDEI A TERRA JÁ DEITEI UM PRODUTO QUE ME RECOMENDARAM NUM HORTO E NÃO CONSEGUI TER ÊXITO,OBRIGADA PELA SUA SIMPATIA
Gosto muito do trabalho de Teresa Chambel. É como chegar em casa, num aconchegante jardim particular. Ela nos deixa realmente à vontade. Obrigada.