A CARREGAR

Type to search

10 Anos 10 Testemunhos: Fernanda Botelho

Na comemoração dos 10 anos do Portal do Jardim fomos ao encontro de 10 pessoas que pela sua ação ou opção de vida estão ligadas ao universo dos jardins e da jardinagem. Fernanda Botelho quase que dispensa apresentações.

É assim que fala sobre ela: Adora rir, ler, escrever, plantas e jardinagem, ervas medicinais e árvores. Fotografia e viajar. Comida biológica e pessoas criativas. O seu lema é: viver um dia de cada vez e fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Entre muitas das atividades que desenvolve é também autora, desde há 7 anos para cá, da Agenda de Plantas Medicinais. Autora de livros sendo a sua mais recente edição “Uma mão cheia de plantas que curam”.

Colaboradora assídua do Portal do Jardim, muito tem contribuído para a expansão do conhecimento de todos nós sobre as plantas e as suas propriedades.

O que é para si um jardim?

Um jardim é um local de paz, silêncio e inspiração. É um lugar que convida ao bem-estar, à introspeção e à contemplação. Um jardim é um local onde pausamos e nos deixamos deslumbrar pela beleza das flores, pela magnificência das árvores, pela simplicidade ou complexidade da sua arquitetura. Gosto dos jardins que são ao mesmo tempo hortas e pomares, gosto de conjugar o perfume das ervilhas-de-cheiro com a cor e a forma das beringelas ou as flores das abóboras, corjetes e brócolos. Gosto de plantar girassóis e recolher-lhes as sementes no fim do Verão. Gosto de sentir a chegada da primavera no canto dos pássaros, no desabrochar das flores de cerejeiras. Gosto das gotículas de chuva reluzindo no centro das folhas redondas das capuchinhas. Gosto da alegria dos vermelhos e dos amarelos, da serenidade dos azuis das nigelas, dos lilases dos lírios ou das frésias. Um jardim é para mim um museu vivo em constante mutação.

Qual a planta ou flor que mais a fascina e porquê?

A planta que mais me fascina é a urtiga, pela sua enorme generosidade e versatilidade. É uma planta altamente nutritiva e protetora. Protege as outras plantas contra as pragas quando aplicada em calda, é antifúngica e fertilizante. É rica em ferro, cálcio, zinco, vitaminas A, B2, B5 e C, ajuda a tratar anemias graves, é muito diurética, estimula a circulação, recomenda-se em caso de gota e dores reumáticas. Apresenta ainda um sem número de usos culinários, desde sopa, risoto, omeletes, sumos, no fabrico de pão e de queijos. É muito mal-amada apesar de tão vasto leque de utilidades.

Qual o seu jardim de eleição e porquê? Pode ser nacional ou internacional ou ambos.

Os meus jardins favoritos são o Kew gardens e o Physic garden ambos em Londres e o jardim Botânico de Oxford. São os que visito mais regularmente e que me servem de inspiração, de matéria prima para muitas das fotos dos meus livros e centro de constante e sempre renovada informação botânica. São a fonte de águas benignas onde vou beber tantas e tantas vezes. A ilha da Madeira é o outro grande jardim pelo qual me apaixonei há poucos anos e onde nunca me canso de voltar e descobrir quintas e recantos selvagens onde o verde nos abraça e nos acolhe entre neblinas e o som da água sempre presente. Em Portugal gosto sempre de voltar aos jardins de Monserrate e da Pena em Sintra. Sempre que posso e especialmente no tempo da floração das equináceas ou das perpétuas gosto de revisitar o Cantinho das Aromáticas em Gaia ou as Ervas Finas em Vila Real de Trás-os-Montes no verão onde a abundância de biodiversidade me deixa sempre de alma cheia e coração feliz.

Mensagem para o Portal do Jardim sobre os seus 10 Anos

Parabéns ao Portal do jardim pelos seus 10 anos de existência, pelo bom trabalho que fazem de divulgação do fantástico mundo verde e a cores. São uma referência que não me canso de recomendar a todos os amantes de plantas, jardins e jardinagem. Espero que continuem a crescer e a servir de ferramenta a muitos jardineiros.

Tags:

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. Luisa Mendes 2 de Maio de 2016

    Obrigado Fernanda e sobretudo pelo seu magnífico trabalho.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo