A CARREGAR

Type to search

10 Anos 10 Testemunhos: Luís Alves

Na comemoração dos 10 anos do Portal do Jardim fomos ao encontro de 10 pessoas que pela sua ação ou opção de vida estão ligadas ao universo dos jardins e da jardinagem. Luís Alves é o nosso segundo convidado e Pensar Verde é o seu lema.

Tem 43 anos, é do Porto. Agrónomo, foi encarregado geral do Parque de Serralves entre 1997 e 2002. Em 2002 fundou o Cantinho das Aromáticas, projeto único do género na Europa Ocidental de agricultura biológica urbana. Nos últimos 13 anos é agricultor e viveirista, produzindo em modo de produção biológico plantas aromáticas, medicinais, condimentares. Da semente ao produto final resultam infusões, tisanas e condimentos de grande qualidade, para o mercado nacional e para exportação.

Foi galardoado com o 1º Prémio “Agricultor sobresaliente en actividades innovadoras 2008”. Conquistou o 1º Prémio de Inovação para a Sustentabilidade (EBAEpis) – European Business Awards for the Environment 2011, na categoria Processo.

Conquistou o Prémio Vida Rural – Empresa Agrícola do ano 2013, categoria marketing agrícola.

Co-autor do livro Erva uma Vez.

Entre 2008 e 2012 foi colaborador regular do programa Praça da Alegria, da RTP1, onde manteve uma rubrica sobre plantas.

É comentador regular do Jornal 2 da RTP e mantém uma rubrica sobre plantas no Programa da RTP1 Praça.

O que é para si um jardim?

Para mim um jardim é um espaço planeado, onde se cultivam e cuidam ao longo do tempo plantas de diferentes famílias, portes e cores, combinadas entre si e com outros elementos naturais ou decorativos. Visa cumprir diferentes objetivos, entre os quais posso destacar o contacto com a natureza, o cultivo e a promoção da biodiversidade, o prazer que se obtém pondo todos os sentidos à prova, a auto-suficiência e a terapia, por permitir estabelecer uma ponte entre a natureza humana e aquela que nos rodeia, e que para alguns parece cada vez mais distante.

 

Qual a planta ou flor que mais o fascina e porquê?

Esta é uma daquelas perguntas dificílimas de responder! No entanto costumo dizer que a minha planta aromática favorita é o limonete ou lúcia-lima (Aloysia triphylla) porque nunca esquecerei o dia em que a conheci pela primeira vez! Ainda hoje me questiono como pode uma simples planta, sem qualquer tipo de melhoramento humano, apresentar um aroma tão complexo e delicado, que surpreende de cada vez que colhemos um pouco das suas folhas. Regra geral sinto-me fascinado por quase todas as plantas, mesmo até por aquelas que consideramos infestantes. Aprecio a abordagem da etnobotânica sobre o uso das plantas nas mais diversas circunstâncias. Essa abordagem tem mesmo pautado toda a minha vida profissional!

 

Qual o seu jardim de eleição e porquê? Pode ser nacional ou internacional ou ambos.

Em Portugal não posso deixar de referir o Parque de Serralves. Fui encarregado geral da propriedade durante cerca de 6 anos e a ligação que tenho aquele espaço é enorme. Ainda hoje posso visitar algumas das árvores e arbustos que plantei, bem como muitos espaços que foram criados de novo na altura em que ali trabalhei, como o jardim das aromáticas ou a Quinta pedagógica. A coleção botânica é considerável, os diferentes estilos de jardins e o seu contexto histórico fazem deste espaço um dos jardins de referência no nosso país.

A nível internacional a escolha é muito, muito difícil. Em vez de um prefiro selecionar uma espécie de “santíssima trindade” de jardins que considero absolutamente fundamental conhecer antes de falecer. Kew gardens, Wisley Garden e Eden Project. Só depois de visitarmos estes jardins é que subimos de patamar, relativamente à percepção do que é que a “primeira liga” dos jardins e da jardinagem contemporâneos, a nível mundial. O que mais impressiona na visita a estes jardins, para além dos espaços, das escolhas botânicas, de toda a criatividade, é o envolvimento de um povo, de uma sociedade, na jardinagem como atividade de eleição no seu dia-a-dia, transversal a classes e faixas etárias.

 

Mensagem para o Portal do Jardim sobre os seus 10 Anos

O Portal do Jardim é uma referência fundamental para quem gosta de plantas e jardins no nosso país. Tem contribuído para que um número crescente de pessoas inicie e aperfeiçoe o seu gosto pela jardinagem. É um dos meus “sítios” favoritos para visitar regularmente e ficar a par de todas as novidades no maravilhoso mundo da jardinagem! Muitos parabéns pelo aniversário!

Tags:

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. Luisa Mendes 18 de Abril de 2016

    Obrigado Luís e vamos estar aí em breve.
    Bem haja também por todo o seu trabalho e apoio que tem dado a todos os que, como o Luís, querem Pensar Verde.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo