A CARREGAR

Type to search

Tags: ,

Pêssego (Prunus persica), bonito de se ver, com gosto muito doce e agradável, macio e muito perfumado

Das poucas frutas que preenche quatro dos nossos cinco sentidos, bonito de se ver, com gosto muito doce e agradável, macio e muito perfumado. Com bonitas flores primaveris a que se seguem abundantes frutos no Verão.

peaches-8985_1920

Podem ser distinguidos em dois grupos, normais (altura entre 4,5 – 6 m) e anões (1 e 2,3 m). Outra distinção interessante são os frutos que facilmente se destacam do seu caroço e os de polpa dura que não se separam facilmente do caroço. Os primeiros são mais adequados à conservação e uso culinário. O ideal é a colheita ser feita exatamente na altura própria e consumidos os frutos após 24 horas da apanha. Obviamente nos produtos adquiridos na grande distribuição tal não é possível. Se tiver oportunidade não deixe de plantar uma destas árvores perto de si e não se vai arrepender. O fruto é no Verão que aparece mas também na Primavera os pessegueiros são um regalo para vista dadas as suas belas flores rosa. Se decidir plantar uma destas árvores convém que seja na Primavera e após a aquisição deve colocar as suas raízes em água durante algumas horas. As raízes devem estar nuas o ideal é ir a um viveiro da sua confiança e que ofereça algumas garantias. No Verão é o contrário da Primavera, as raízes não devem estar nuas. O que não se deve fazer na altura da compra é adquirir a planta em vaso e cuja folhagem seja pouco regular.

Na Primavera com os frutos com cerca de 1cm de diâmetro, desbaste e distancie-os entre 10-15 cm. No Verão a colheita dos frutos deve ser feita quando estão sólidos, maduros e com cor rosada. No início da Primavera seguinte podar 1/3 do crescimento do ano anterior. Se a planta é vigorosa pode ir até metade. Quanto ao local para colocar a sua árvore esta precisa de sol direto durante cerca de 6 horas e ao mesmo tempo deve estar abrigada do vento. O solo deve ser bem drenado, arenoso e rico em matéria orgânica. Na colheita em média pode atingir os 5 a 6 kg de pêssegos por planta adulta. Antes de consumir deixe-os repousar entre 15 a 20º de temperatura durante 24 h. Existem também algumas variedades de pessegueiros anões que podem ser plantados em vasos grandes e colocados contra um muro para apoio, isto justifica-se no caso de ter uma varanda ou terraço. A árvore adulta pode atingir uma altura média de 1,2 a 6m e largura de copa entre 1,2 e 4,5m.

fruits-2202431_1920

Prevenir doenças

Existem igualmente algumas ameças, uma delas a lepra do pessegueiro ataca as folhas que ficam com empolamentos avermelhados, encarquilham e caem. Uma solução é borrifar com calda bordalesa ou uma mistura de cal e enxofre no final do Outono e de novo na Primavera, antes do recomeço do crescimento.

Poucos frutos e fraca qualidade indicam carências nutritivas. Para prevenir e na Primavera junte 500 a 700 g de fertilizante ao solo, podar no período de repouso para favorecer novos rebentos.

A carência de azoto provoca fraco desenvolvimento e falta de cor ou engelhamento das folhas. No início do Verão aplique um fertilizante especifico.

food-2279_1920

Como fazer a plantação

Escave um buraco com o dobro da largura do torrão de terra; misture 1 parte de adubo com 2 de solo; corte todas as raízes partidas ou secas; forme um cone no buraco e arranje as raízes em redor; coloque a planta de forma a que o colo fique 3 cm acima do solo; encher de terra e regar.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo