A CARREGAR

Type to search

O aço corten no jardim não é novidade, mas continua a ser um elemento muito desejado e com propriedades estéticas muito interessantes. É um tipo de aço que na sua composição contém elementos que melhoram as suas propriedades anticorrosivas. Este tipo de aço é muito utilizado na construção civil, apresenta em média 3 vezes mais resistência à corrosão que o aço comum.

Uma de suas principais características é a camada de óxido de cor avermelhada que se forma quando ocorre a exposição do aço aos agentes corrosivos do ambiente. Aplicável também na fabricação de esculturas e objetos decorativos.

Brooke’s Bloom esculturas

Desenvolvido originalmente para a indústria ferroviária, a grande virtude do aço corten era permitir a construção de vagões mais leves. Porém, o fator resistência à corrosão era até então desconhecido, embora desde o final do século XIX os benefícios do cobre e do fósforo em influências benéficas à corrosão atmosférica já serem conhecidos.

Porém, somente a partir de 1958 é que o aço corten começou a ser utilizado em inúmeras obras de arquitetura, devido às suas características anticorrosivas.

Uma das suas principais características, é que sob certas condições ambientais de exposição aos agentes corrosivos, este tipo de aço pode desenvolver uma película de óxido de cor avermelhada aderente e protetora, chamada de pátina, que atua reduzindo a velocidade do ataque dos agentes corrosivos presentes no meio ambiente. E é esta cor avermelhada que é muito apetecível por arquitetos e designers nos espaços exteriores.

Quaker Smith Point Residence de H. Keith Wagner Partnership, Burlington, VT

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo