A CARREGAR

Type to search

Tags:

Município de Oleiros financia combate biológico à vespa das galhas do Castanheiro

O Serviço Municipal de Proteção Civil/Gabinete Técnico Florestal do Município de Oleiros, em conjunto com os técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro – José Carlos e Cidalina Marques – deslocaram-se aos locais previamente identificados pelos proprietários de Castanheiros afetados pela Vespa das Galhas do Castanheiro, no concelho de Oleiros.
Recorde-se que, foi realizada uma ação de sensibilização em Oleiros, no passado dia 6 de novembro, no Auditório da Casa da Cultura, que envolveu a DRAPC e a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha. Esta ação foi determinante para ajudar os proprietários a perceberem melhor a problemática e a fazerem parte da monitorização e identificação da mesma, aliando-se assim ao Município no sentido de identificar as diversas situações. Após os dados recolhidos no terreno, o SMPC/GTF envia a informação para a DRAPC, que a analisa e avalia, e posteriormente considera/comunica a necessidade de realização de largadas*.

Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu, conhecido como a vespa-das-galhas-do-castanheiro é um inseto que ataca vegetais do género Castanea, induzindo a formação de galhas nos gomos e folhas, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e conduzir ao declínio dos castanheiros. É atualmente considerada uma das pragas mais prejudiciais para os castanheiros em todo o mundo e que na Europa – particularmente na região mediterrânica – pode constituir uma séria ameaça à sustentabilidade dos soutos e castinçais.
O método mais eficaz de combate à vespa é a luta biológica que consiste na *largada dos parasitoides Torymus sinensis – insetos que se alimentam das larvas que estão nas árvores e são capazes de exterminar a vespa. Em Portugal não existem – até ao momento – produtos fitofarmacêuticos homologados para utilizar no combate a esta praga, pelo que é expressamente proibida a aplicação de quaisquer produtos fitofarmacêuticos para controlo do D. kuriphilus. O nosso Município em estreita articulação com a Associação Portuguesa da Castanha, suporta monetariamente a aquisição do método biológico de luta, de modo a fazer face a esta praga e diminuir assim, os efeitos que a mesma poderá trazer à produção de Castanha no nosso concelho e na região.
O Município de Oleiros volta assim a solicitar à população que caso detete a presença deste tipo de ramos em algum castanheiro comunique à DRAPC ou Gabinete Técnico Florestal/Serviço Municipal de Proteção Civil de Oleiros.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo