A CARREGAR

Type to search

As minhas flores: Satirião-Menor

O Satirião-Menor (nome comum), é uma Orquídea Silvestre que se encontra facilmente e em quantidade no Barrocal Algarvio, embora nos últimos anos, tenho notado uma diminuição, provavelmente devido à falta de chuva.

Anacamptis Pyramidalis, L
Espécie: Anacamptis Pyramidalis
Família: Orchidaceae
Ordem: Orchidales
Nome Comum: Satirião-Menor
Floração: Maio – Junho
Distribuição: Região Mediterrânica e Sudoeste da Euroásia..
Habitat: Solos incultos, clareiras e matos, de forma espontânea
Fotos Recolhidas no Algarve: Aldeia do Monte de Boi – Messines – Barrocal

Coordenadas: 37.247644, -8.306652

Descrição: Planta de caule ereto de 20 a 60 cm de altura e de cor verde, cujas raízes são tubérculos. Folhas basais lineares lanceoladas. Inflorescência disposta em pirâmide, formada por 30 a 60 flores rosadas, hermafroditas. As flores possuem seis tépalas, sendo três pequenas sépalas e três pétalas. Duas pequenas pétalas estão inseridas lateralmente, a terceira o labelo inferior é largo e bilobado. Na parte traseira da flor existe um espigão tubular de 1,5 cm de comprimento, enquanto o labelo apresenta duas pequenas dobras laterais. Fonte: Wikipedia

Manuela Rocha é natural de Almada, formada em Engenharia de Sistemas Marítimos de Electrotecnia e Telecomunicações, especializou-se na área da electrónica marítima.

Nos seus tempos livres gosta de passear e fotografar a Natureza em todas as suas dimensões, mas o que a cativou foram as flores silvestres que de forma espontânea estão aí a surpreender com a sua beleza.

Com um levantamento de imagens feito ao longo de vários anos o Portal do Jardim vai contar com a sua preciosa colaboração partilhando connosco as suas descobertas.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo