A CARREGAR

Type to search

A Cycas revoluta é uma espécie de cicadófita do género Cycas da família Cycadaceae, nativa de Fujian, na China, e de Kyushu e Ilhas Ryukyu, no Japão. Trata-se de uma planta ornamental que se dá em locais rochosos, em solos arenosos com boa dernagem e expostos ao sol, com o nome comum de cica, sagu-de-jardim, falsa-palmeira.
A cycas revoluta é uma das cicadáceas mais usadas em jardins ao longo de todo o mundo, ao ar livre em climas temperados ou em estufa.
Trata-se de uma planta dioica, as plantas macho produzem cones polínicos e as plantas fêmea grupos de megasporófilos. A polinização pode ser feita naturalmente por insetos ou artificialmente.
A Cycas revoluta é considerada um “fóssil vivo”, porque as suas características mantêm-se praticamente inalteradas desde a sua origem no início da era Mesozoica (200 milhões de anos).

Descrição
A cica é uma planta de porte elegante, de crescimento muito lento e com aspecto de pequena palmeira, que não ultrapassa os 1 a 2 m de altura. O tronco é grosso, colunar, revestido pelos vestígios das folhas que vão caindo. Possui folhas compostas (pinuladas) com menos de um metro de comprimento, dispostas em coroa no tronco; os folíolos são numerosos, rígidos e agudos, com as margens revolutas e sem nervuras, com cerca de 8 a 10 cm de comprimento, verde-amarelados brilhante. As flores são nuas, em plantas distintas (dioica); cones masculinos erectos com 50 a 60 cm de comprimento e nas femininas as folhas férteis com apêndice estéril palmado e com a margem dentada, envolvendo as sementes são do tamanho de uma noz, com cobertura delgada e conteúdo carnudo. Fonte: Serralves

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo