A CARREGAR

Type to search

A edição mais sustentável da Iberflora decorre na Feria Valência

A ministra da Agricultura de Espanha, Mireia Mollà, inaugurou ontem (01 de Outubro) os três certames que agrupam uma oferta de mais de meio milhar empresas expositoras oriundas de 15 países numa área de 45.000 metros quadrados. As feiras concentram-se em soluções para cidades inteligentes e jardinagem mais sustentável.

A Iberflora inicia sua edição mais sustentável e ecológica graças a grandes novidades, como fertilizantes que cuidam de abelhas, vasos 100% recicláveis ​​ou um kit educacional ecológico com o qual podemos cultivar cogumelos. Além disso, a Iberflora deu lugar ao debate em torno de cidades ambientalmente sustentáveis, graças à V Conferência de Infraestrutura Verde. Neles, refletirão durante os três dias da feira sobre espaços urbanos, públicos e privados, e sua relação com as árvores, a vegetação e suas vantagens na saúde dos cidadãos. O paisagista Gustavo Marina abriu a conferência, que recebeu o público e deu lugar ao primeiro orador do dia. Inmaculada Gascón, chefe do Serviço de Jardinagem da Prefeitura de Palma de Maiorca, explicou em um artigo intitulado ‘Natureza urbana na sociedade’ por que a comunicação coletiva é uma ferramenta necessária para garantir que os cidadãos entendam o sistema e a energia do arvoredo urbano e alcançar os objetivos do arvoredo urbana sustentável. Em seguida, os representantes da Associação de Empresas de Restauração Paisagística e Ambiental (ASERPYMA), Miguel Soriano e Francisco Berroya, apresentaram um guia para o trabalho ambiental em infraestruturas industriais, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação.

Um dos destaques do dia foi a entrega do Primeiro Prémio Nacional de Jardinagem Profissional da FEEJ-Iberflora. A ministra da Agricultura, Mireia Mollà, o vice-prefeito de Valência, Sergi Campillo, e o presidente da Iberflora, Oscar Calabuig, deram as distinções às equipas vencedoras. O primeiro prémio foi concedido ao projeto apresentado pela Galiza, desenhado pelo paisagista José Souto. O segundo prémio foi para a equipa de David Albadalejo e María Borrás, da Comunidade Valenciana e o terceiro para Aragão, La Rioja, Navarra e Soria e a equipa de Antonio Navarro e Miguel Murillo.
Também foram realizadas as primeiras jornadas do Iberflora Labs, nas quais o setor biológico e o setor verde foram analisados em pormenor. A primeira a intervir foi Paula Orozco, presidente da AECJ, Associação Espanhola de Centros de Jardinagem, que analisou como o setor verde está em números. Então Álvaro Barrera, presidente da ECOVALIA (Associação de Valor Ecológico), falou sobre o estado em que o setor de Bio está, em constante crescimento há anos. Nesse sentido, foi aberta uma mesa redonda na qual se refletiu sobre o valor dos bioprodutos na sociedade e, na qual, participaram especialistas em certificação ecológica, gestão de riscos, alimentação e saúde pública. O dia terminou com uma consultoria estratégica gratuita de Guadalupe Martín, CEO e consultora estratégica da agência Lalalá Food Brands.

O programa de quarta-feira de amanhã continuará focado na formação de profissionais do setor. Além disso, na Ronda de Floristas, serão desenvolvidos os dois últimos testes da Copa Iberflora de Arte Floral. O primeiro será elaborar uma composição para uma noiva com a colaboração especial da jovem estilista valenciana Verónica Jiménez, vencedora da última edição do Talent Fashion Award na feira Fiesta y Boda, que ofereceu cinco de seus projetos de noivas para que os competidores pudessem exibir seus Arranjos florais nupciais sobre eles. O segundo será a decoração de grandes espaços.
Da mesma forma, espera-se a apresentação do arquiteto Ramón Esteve, responsável, por exemplo, pelo projeto de reabilitação do edifício Bombas Gens. Ele será acompanhado pelo arquiteto paisagista Gustavo Marina numa conferência na qual eles falarão sobre arquitetura, paisagem e interação emocional através de um tour por diferentes projetos e experiências no trabalho arquitetónico e paisagístico contemporâneo.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo