A CARREGAR

Type to search

Sextas-feiras pelo Futuro… mãos à obra

25 mil árvores pelos 25 mil alunos do ensino básico e secundário do concelho

A primeira ação de campo do projeto Sextas-feiras pelo Futuro…Mãos à Obra, aconteceu no passado dia 6 de dezembro, na Mata de Vale Bem, Charneca de Caparica, envolvendo cerca de 50 alunos do 4.º ano da Escola Básica Louro Artur.
Este projeto educativo foi lançado pela Câmara Municipal de Almada (CMA), no dia da greve climática global, 29 de novembro, e prevê plantar 25 mil árvores, uma por cada aluno do ensino obrigatório. Mas o objetivo é envolver toda a população em ações concretas de resposta à emergência climática.
O Município assume a responsabilidade de, a partir das escolas, mobilizar toda a população em ações de reflorestação no concelho.

Objetivos
A autarquia responde ao sentimento de emergência climática manifestado pelas novas gerações e comunidade científica com ações concretas de caráter regenerativo e pedagógico, mobilizando toda a comunidade.
Pretende-se converter a energia do protesto em ação construtiva, mobilizar e capacitar os alunos para ações positivas para o futuro da sua comunidade, desenvolver a literacia ecológica e social, convocar toda a população para ações diretas com efeito regenerativo, plantar uma árvore por cada aluno matriculado no ensino obrigatório no concelho de Almada.
Ao todo, prevê-se plantar cerca de 25 000 árvores por ano, algumas das quais saídas dos viveiros municipais e das próprias escolas envolvidas neste projeto.

Plano de ação
O plano de ação está em fase de conclusão e prevê a rearborização de terrenos municipais e recintos escolares com espécies autóctones.
A primeira grande ação de plantação já agendada para a primeira quinzena de janeiro de 2020.
Concretizando o desígnio da Cidade Educadora, Almada desafia toda a população para se envolver neste projeto.
Os interessados podem entrar em contacto com a coordenação do projeto através do email: maos-a-obra@cm-almada.pt

Arranque do projeto
O lançamento oficial do projeto aconteceu na escola professor Ruy Luís Gomes, no Laranjeiro, na passada sexta-feira, 29 de novembro, integrando o programa do encontro “+ Leitura, + Sucesso”, que contou com a presença de João Costa, secretário de Estado Adjunto e da Educação, e de António Sampaio da Nóvoa, professor e embaixador de Portugal na UNESCO.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo