A CARREGAR

Type to search

Beterraba (Beta vulgaris)

Beterraba (Beta vulgaris)
Família: Chenopodiaceae
Raízes adocicadas e comestíveis legume muito apreciado para sopas, saladas e não só.

Aqui tudo se aproveita e as propriedades são imensas. Antioxidante, tónica, está associada à prevenção de alterações e degenerações celulares e é muito nutritiva. A beterraba é uma planta anual, fácil de cultivar tem crescimento rápido e adequada a climas frescos e húmidos. No nosso país dá-se relativamente bem em todas as zonas, requer sol direto ou sombra parcial e solo rico e bem drenado. Pode atingir altura entre 15 e 20 cm e largura entre 10 e 15 cm.
As raízes carnudas apresentam-se com formas e cores diversas, mais arredondadas ou cilíndricas de acordo com a variedades, vermelhas, rosadas, amarelas ou brancas. Além das variedades hortícolas existem aquelas destinadas a forragem. A que vemos mais vulgarmente será a variedade com raízes redondas vermelho-escura, com polpa vermelha e folhas abundantes e saborosas (Early Wonder).
Nos climas frescos e húmido a beterraba cresce de forma rápida e fica pronta para ser consumida na Primavera, início do Verão e Outono. Quando cultivada no Verão torna-se intragável por que fica demasiado dura e fibrosa.
Existe a beterraba-sacarina que é cónica e esbranquiçada, parecida com a de forragem mas com um conteúdo mais elevado de açúcar.

Distribuição Geral: Apenas cultivada e frequentemente naturalizada
Nome Comum: Acelga, Beterraba, Beterraba açucareira, Beterraba forrageira, Beterraba-sacarina, Celga;
Habitat/Ecologia: Terrenos cultivados
Época Floração: Julho – Outubro

Início da Primavera
Sementeira
Assim que o terreno puder ser trabalhado. A temperatura ideal situa-se entre os 10 e os 18ºC, apesar das plântulas serem capazes de tolerar temperaturas baixas.
Primavera -Verão
Sementeira e colheita
Plante as variedades em ciclos curtos de 2 em 2 ou 3 em 3 semanas. Inicie a colheita quando as raízes de beterrabas atingirem 3-5 cm de diâmetro.
No Verão poderá melhorar os níveis de germinação das sementes mergulhando-as em água. Mantenha o terreno húmido.

Outono
Sementeira e colheita
Semeie as variedades de Outono 4-7 semanas antes da geadas e colha-as após a primeira geada. Feche-as dentro de sacos de plástico furados antes de congelar.
Importante:
Compre sementes de diferentes variedades em termos de formas e cores. Pode assim escolher as que melhor se adequam ao seu terreno e ao seu gosto.
Não opte por plantas em vasos porque não toleram o transplante. As folhas devem ser desbastadas quando tiverem entre 10 e 15 cm. Dão-se bem em terrenos onde tenham estado feijoeiros ou ervilheiras porque estes possuem bactérias que fixam o tão necessário azoto.

Passo a passo
Plantar no Verão
Cave até uma profundidade de 30 cm. Arranque as ervas e raízes, espalhe estrume ou adubo e depois misture-o no solo.
Semeie filas distanciadas cerca de 30 cm entre si. Quando germinarem , desbaste as plântulas de modo a deixar apenas uma por grupo.
Desbaste as plantas 10-15cm para permitir o desenvolvimento das raízes. Coza as raízes mais pequenas.
Colha a raízes quando atingirem o tamanho desejado, devem ser manuseadas com cuidado.

Dicas
– Crescimento interrompido e manchas rugosas sobre as raízes indicam que o solo é ácido. Para uma manutenção correta necessita de juntar calcário ao terreno para fazer o pH subir até 7.
– Raízes duras e fibrosas e diferentes consistência da polpa indicam carência de água durante a fase de crescimento. Mantenha o terreno bem drenado para obter beterrabas com aspeto uniforme e em pouco tempo.

Doença
O vírus do mosaico da beterraba é uma doença que ataca as folhas. Manifesta-se através de manchas amareladas sobre a lâmina foliar. Os afídios são os que propagam esta doença. Pode cobrir a planta com tela protetora para evitar o ataque destes insetos.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo