A CARREGAR

Type to search

Vila Franca de Xira apresenta projeto para o novo Parque Ribeirinho entre Alverca e Sobralinho

Já está aprovado o projeto de execução para a continuidade do Caminho Pedonal Ribeirinho, que fará a ligação a Alverca do Ribatejo e ao Sobralinho. O Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo Alverca do Ribatejo / Sobralinho foi apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, na manhã de 6 de junho, num investimento de 8,9 milhões de euros que dotará o Concelho de Vila Franca de Xira com mais 6km de requalificação da Frente Ribeirinha. O acesso pedonal e rodoviário a estes novos espaços de lazer será assegurado através da criação de duas passagens superiores, uma na zona da Verdelha e outra na zona do Adarse, que representam um investimento adicional de 6,7 milhões de euros.
Alberto Mesquita sublinhou que este é “mais um passo muito importante para a requalificação dos 22km de frente ribeirinha do nosso Concelho”, num projeto que o Presidente da Câmara Municipal considera “prioritário”. O Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo Alverca do Ribatejo / Sobralinho será uma estrutura ecológica, de recreio e lazer e de conservação da natureza, que potencia também a atividade desportiva, a fruição do ambiente natural e que irá trazer ainda mais qualidade de vida à população do Concelho de Vila Franca de Xira. Recorde-se que o

Concelho já dispõe atualmente de 12km de frente ribeirinha requalificada, nos troços Vila Franca de Xira-Alhandra e Forte da Casa-Póvoa de Santa Iria.
Vão ser criados cinco novos trilhos ribeirinhos e dois trilhos interiores, estes últimos para garantir os acessos às zonas urbanas. Merecem especial destaque as zonas singulares a criar – Passadiços dos Salgados e a Praia dos Tesos –, dotando o Município de Vila Franca de Xira com uma praia fluvial com todas as infraestruturas e que será certamente uma zona de grande procura turística no futuro. O Presidente da Câmara Municipal informou que, caso não surja nenhuma oportunidade de financiamento a Fundos Comunitários, a Autarquia irá assumir a realização desta obra, recorrendo exclusivamente ao orçamento municipal.
Prevê-se o arranque das obras em 2021. A sua abertura ao público deverá ocorrer em 2022.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo