A CARREGAR

Type to search

Convent´Bio: A qualidade é sem dúvida a palavra de ordem

Foi em pleno mês de Julho de 2021 que estivemos pela primeira vez no Convent’Bio. Falámos com Pedro Vieira responsável pela gestão do espaço e há pouco mais de 1 mês em funções mas com muito entusiasmo pelo seu trabalho.
Visitamos a produção biológica e a loja, soubemos tudo sobre a história do Convento, e tomamos uma excelente refeição vegetariana no restaurante que também tem um excelente serviço de take away.
Vamos voltar sempre!

Na EN 125 no Sítio do Carmo em Lagoa (Algarves), o projeto Convent’bio, nasceu pela mão do empresário local Vitorino Pina, que desde criança sempre teve uma ligação ao espaço. Tem o mérito de ter recuperado uma parcela muito importante do património histórico, o antigo Convento do Carmo de Lagoa, e na antiga capela podemos ler tudo sobre a sua história e como marcou a vida das comunidades.
Depois de muitos anos votado ao abandono, após obras de recuperação o espaço abriu em 2019, integra uma horta, uma mercearia e um pequeno restaurante. Todos os produtos vendidos são de origem biológica, diretamente da produção da quinta ou comprados a fornecedores, preferencialmente locais. Existe ainda um forno de pão, também ele biológico.

Pedro Vieira

A produção da horta biológica é para venda na mercearia, para cabazes, que podem ser encomendados online para todo o Algarve, para revenda e para o restaurante, que também só tem comida biológica. O que não temos, compramos nas proximidades, desde que seja certificado“.
Para já o cliente é maioritariamente estrangeiro, dão grande valor ao que é português e uma alimentação ao ritmo da natureza é o que se segue aqui. Mas essa preferência pode mudar dado o interesse crescente por tudo o que é biológico. Um total de 3,5 hectares de produção e ainda uma equipa de 8 pessoas gerem todo o espaço

Na quinta existe também uma parcela de terreno significativa afeta à produção de espargos que tem sido maioritariamente para exportação.
São fomentadas também algumas atividades com as escolas no sentido de trazer as crianças e ensinar tudo sobre a produção de hortícolas.

Sobre o Convento
Este espaço pertenceu ao Convento de Carmelitas Calçados d’ Alagoa, dedicado a Nossa Senhora do Socorro e fundado em 1551 por influência da Rainha D. Catarina.
Tal como era comum na Ordem do Carmo, esta casa conventual masculina situava-se fora da povoação, mas suficientemente perto para uma relação de proximidade.
Os irmãos carmelitas cultivavam uma vasta cerca de boas terras agrícolas de regadio e arvoredo, inserida num território desde sempre conhecido pela fertilidade das suas terras e pela qualidade dos produtos hortícolas, frutas e vinhas.
O convento teve alguma importância nos séc. XVI e XVII, contudo os sismos de 1722 e 1755 provocaram-lhe graves danos e ditaram a sua decadência e posterior abandono sobretudo a partir da década de 70 do século XX.

Saiba mais em: http://www.conventbio.com/

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo