A CARREGAR

Type to search

Husqvarna apresenta o Rewilding Mode, uma funcionalidade pioneira para potenciar a biodiversidade nos jardins

O Rewilding Mode da Husqvarna é a primeira funcionalidade a nível mundial concebida para “renaturalizar” parte dos nossos jardins privados, deixando automaticamente 10% do relvado sem cortar, criando assim um espaço de pequena pradaria em que seja possível a proliferação de abelhas, borboletas e outros insetos polinizadores.
Se cada proprietário de jardim na Europa destinasse essa percentagem do seu jardim para potenciar a biodiversidade, a área total resultante, equivaleria a mais de 250 mil hectares, quatro vezes o tamanho da maior reserva natural da Europa, o Parque Nacional de Doñana, em Espanha.

Com o Rewilding Mode, a Husqvarna pretende estabelecer uma nova forma de entender os jardins privados, em que pequenas áreas silvestres se convertam em mais uma zona dos mesmos. Isto implica desafiar até certo ponto os modelos atuais de jardim, de forma que coexista o relvado perfeitamente aparado com zonas do tipo prado. A decisão de cada proprietário de jardim privado importa, pois estas zonas verdes constituem um ‘habitat’ importante de polinizadores e supõem entre 20 e 30% das zonas urbanas da Europa.

«Como Rewilding Mode queremos ajudar a mudar a perceção do jardim perfeito. Acreditamos que reservar 10% de qualquer jardim para uma pequena pradaria é um bom começo, já que devemos deixar espaço para as abelhas e outros insetos. A maior parte do relvado pode ser deixado curto para jogar e socializar, mas mesmo o esforço mais pequeno, como reservar 10% de um jardim privado, pode ser decisivo para ajudar a preservar a biodiversidade», afirma Jonas Willaredt, vice-presidente do Departamento de Sustentabilidade da Husqvarna.

Um jardim sustentável a um clique de distância com o Automower®
Esta nova funcionalidade faz com que aos utilizadores lhes seja fácil contribuir para a causa, dado que reserva automaticamente 10% do seu jardim para criar uma zona de “renaturalização”. Com a ajuda de satélites que medem o tamanho do jardim, a aplicação do robô corta-relva calcula uma zona que corresponde a esta percentagem como ponto de partida, mas que pode ser adaptada: os utilizadores têm a possibilidade de situar a zona de “renaturalização” onde acharem que melhor encaixa no seu terreno, e também podem decidir ampliá-la.

«Talvez não seja a nossa funcionalidade mais avançada até à data, mas talvez seja a mais importante. Muitos dos que trabalhamos no Departamento de Inovação de Produto somos apaixonados pela biodiversidade e acreditamos que a tecnologia é capaz de desempenhar um papel fundamental na sua preservação. Esperamos que o resto da indústria da manutenção automática de relvados siga o exemplo e também introduza o Rewilding Mode nos seus produtos», afirma Patrik Jägenstedt, diretor do Departamento de Inovação da Husqvarna.

A nova funcionalidade, disponível inicialmente numa seleção de modelos da gama Automower, está inspirada na política agrícola comum da UE que insta os agricultores a dedicar 5% da sua terra cultivável a zonas para a conservação da biodiversidade.

A importância da biodiversidade nos jardins
A “renaturalização” é o processo de restaurar ecossistemas e permitir que o seu funcionamento se assemelhe ao máximo possível à da natureza. A Husqvarna contribui para esta prática não apenas com o Rewilding Mode, que deixa uma parte do relvado sem cortar; mas também com a edição de um guia com conselhos úteis para promover a biodiversidade.

Atualmente, há 150 mil robôs corta-relva da Husqvarna em todo o mundo que desde hoje admitem a nova funcionalidade. Mas todos os utilizadores que quiseram participar na iniciativa, independentemente de que o seu dispositivo se encontre na lista de modelos compatíveis, poderão fazê-lo mediante uma gama de acessórios específicos desenvolvidos pela Husqvarna, que permitem a criação de uma zona de ”renaturalização”.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo