A CARREGAR

Type to search

Tudo sobre o processo de carregar uma bateria de lítio

Muitas informações sobre a bateria simplesmente já não são relevantes para a atual tecnologia de iões de lítio. Atualize os seus conhecimentos sobre a manutenção de baterias de lítio com as dicas STIHL, ideal para quem tem ou quer adquirir máquinas a bateria.

Agora é a altura ideal para experimentar as máquinas a bateria da STIHL, visto que está a decorrer uma campanha de cashback na compra de um KIT da gama AK (máquina+bateria+carregador) no valor de 50€.

Carregar uma bateria de lítio nova
Muitas pessoas pensam que as baterias têm de ser completamente carregadas logo a seguir à compra – de preferência, à noite durante, pelo menos, dez horas. O raciocínio é que, se não o fizer, a capacidade total não estará disponível depois do carregamento, mas isso não acontece com a tecnologia de iões de lítio. Isso era necessário para as baterias de níquel-cádmio (NiCd), que foram amplamente substituídas, porque tinham uma elevada taxa de descarga espontânea. Por isso, se uma bateria estivesse na prateleira de um concessionário durante muito tempo, perderia energia e teria de ser carregada após a compra.

Uma bateria de lítio não precisa de um carregamento inicial muito longo
As baterias de iões de lítio de alta tecnologia não precisam de um carregamento prolongado antes da primeira utilização. A STIHL fornece todas as baterias carregadas a 30% – independentemente do tempo de armazenamento nas instalações do concessionário. Uma vez que a bateria de iões de lítio STIHL está protegida contra descarga espontânea, pode confiar neste nível de carga no momento da compra. Antes da primeira utilização, deve carregar a sua bateria de iões de lítio até 80-100%. O carregamento até este nível demora entre 30 minutos e quatro horas e meia, dependendo da bateria.

Quais são as vantagens dos produtos STIHL com bateria de lítio?
A STIHL utiliza células de iões de lítio de alta tecnologia em todos os seus produtos a bateria. Esta tecnologia apresenta uma descarga espontânea excecionalmente baixa, pelo que não precisa de carregar completamente a bateria antes de cada utilização, ficando a sua nova máquina operacional num curto espaço de tempo. Num ano, uma bateria de iões de lítio STIHL perde apenas 1-3% de capacidade devido a descarga espontânea.

Ótima proteção contra descarga excessiva
Uma bateria de iões de lítio STIHL possui componentes eletrónicos incorporados que configuram automaticamente a bateria para o estado de repouso caso esta não seja utilizada durante longos períodos. Isto protege contra a descarga excessiva.

Risco de incêndio reduzido com uma bateria de iões de lítio
As baterias de lítio de alta tecnologia acarretam um risco de incêndio muito baixo, graças ao sistema de gestão da bateria integrado, que assegura que, quando uma bateria atinge a sua capacidade total de carregamento, o processo de carregamento é interrompido e a corrente é desligada. Isto evita a sobrecarga e a acumulação de calor associada.

Para evitar a sobrecarga ou a acumulação excessiva de calor, a STIHL utiliza apenas células de iões de lítio que cumprem os mais elevados padrões de segurança. Todas as baterias e todos os carregadores STIHL dispõem de mecanismos de segurança para evitar a sobrecarga e a acumulação de calor.

O sistema de gestão da bateria monitoriza a temperatura
Cada célula de uma bateria de iões de lítio STIHL é monitorizada por um sistema de gestão da bateria. Um sensor integrado mede a temperatura no ponto mais quente dentro da bateria; se a temperatura for demasiado elevada, o processo de carregamento é interrompido.

A bateria e o carregador continuam a trocar dados: quando o nível de carga atinge 80%, o carregador continua a carregar, mas muda automaticamente para um nível de carregamento muito baixo e ligeiro. Quando a bateria de iões de lítio está totalmente carregada, o carregador para automaticamente o processo de carregamento desligando a corrente.

Para saber mais https://www.stihl.pt/pt/projetos-de-bricolage/manutencao-de-maquinas/manutencao-de-baterias/carregar-uma-bateria-de-ioes-de-litio#overheating-protection

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo