A capital espanhola é um destino de excelência para quem gosta de espaços e verdes e jardins com história.
O património verde de Madrid é enorme e variado, com uma grande área de parques e zonas verdes.
Considerando apenas as áreas verdes municipais, Madrid tem mais de 6 000 hectares, e um rácio de áreas verdes que ultrapassa os 18 m² por habitante. Além disso, possui quase 2 000 000 de árvores de propriedade municipal, 260 000 delas localizadas em vias públicas, Madrid é uma das cidades com ruas mais arborizadas do mundo, mais de 5 000 ruas (mais de 50% do total) com mais de 2 600 quilómetros. Se considerarmos também as áreas privadas e outras organizações públicas, chegamos à cifra de 5 700 000 árvores na cidade.
O impacto benéfico dos espaços verdes e como contribuem para o ambiente urbano e para o bem-estar físico e psicológico dos cidadãos é múltiplo e de grande valor: saúde e bem-estar, captação de água, absorção de carbono e partículas poluentes, regulação térmica, mitigação do efeito ilha de calor.
No Portal do Jardim vamos abordar, ao longo de quatro artigos, ofertas distintas de espaços verdes – Parque Juan Carlos I, Jardin del Retiro, Parque del Oeste e El Capricho – inseridos numa cidade cosmopolita e com uma dinâmica turística relevante.
São espaços de fruição pela população residente e estrangeiros, e com características diferenciadas.
O Parque Juan Carlos I (1 507 466 m²) mais vocacionado para uma utilização desportiva mas com uma forte componente botânica e artística.
O Jardin del Retiro, com 1 177 300 m², é uma referência de Madrid e muito procurado pelos locais e visitantes devido ao seu plano de água, ser um jardim para a família, possuir um roseiral de excelência e ter uma localização muito central.
O Parque del Oeste (78 800 m²) é um espaço verde de “bairro” de grande dimensão e diferente ao nível da conceção. No coração da cidade este parque histórico adapta-se à morfologia do terreno, possui um roseiral notável e tem como referência o Templo de Debod.
O Capricho de La Alameda de Osuna, com 171 630 m², é um espaço com muita história e o mais intimista ao nível da conceção. Com regras de visitação mais restritas e com abertura apenas ao fim-de-semana e feriados, caminhamos por um espaço marcado pelas alamedas, jardins formais, espaços escultóricos, recantos intimistas e de fruição da paisagem onde não falta um plano de água que acompanha grande parte da propriedade.
Texto: Lobo do Mar e Ayuntamiento de Madrid Fotografia: Viver com Gosto
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.