A CARREGAR

Type to search

A Poda da Roseira

[i]Fotos: Portal do Jardim[/i]
Corte Correcto: Oblíquo e no sentido que brotará a gema, a poucos milímetros de distância.

Corte Correcto: Oblíquo e no sentido que brotará a gema, a poucos milímetros de distância.

Geralmente, nos meses mais frios do ano, e quando as roseiras se encontram num estado “dormente”, devem ser podadas de forma a permitir que a planta se desenvolva com a sua força dirigida a um crescimento correcto e que a ajude a produzir flores de qualidade. A maioria das plantas precisam de ser podadas, mas no caso das roseiras, a poda torna-se muito importante para o correcto desenvolvimento das mesmas. Em termos gerais, a época da poda da roseira será no início da estação de crescimento, a Primavera. No entanto, e se a sua zona for muito fria e ventosa, é aconselhável também podar no Outono, para que as roseiras não sofram danos fortes durante o Inverno.

Normalmente a primeira poda deverá ser feita um ano após ter sido plantada – a dita poda de formação, que vai orientar a estrutura da roseira. Após esta primeira modelagem da planta, deverá ser feita a limpeza anual da roseira onde a poda vai eliminar os ramos danificados, quebrados, ou com pragas que, se deixados permanecer, enfraqueceriam a planta, retirando força aos ramos saudáveis que têm o potencial de dar flores com mais qualidade.

Corte Errado: Horizontal e demasiado longe do local onde a gema brotará.

Corte Errado: Horizontal e demasiado longe do local onde a gema brotará.

Deve-se no entanto ter atenção à altura em que a poda da roseira é feita. É aconselhável aproveitar a época quando a temperatura for no máximo 10ºC, dado o estado de dormência da planta. A fase da Lua deverá ser minguante pois, embora não esteja provado, diz-se que é mais favorável para as plantas fazer a poda nesta fase lunar.

A poda das roseiras vai sempre depender da espécie em questão (será diferente se se tratar de um arbusto ou de uma trepadeira) e terá duas funções: modelar e revitalizar a planta.

Existem três tipos de poda a ter em consideração com respeito às roseiras:

[b]Poda Baixa[/b]: Faça primeiro uma limpeza da roseira, retirando os ramos secos, fracos e mal formados. De seguida corte todas os ramos, deixando-os a uma altura de 20 a 25cm (a partir do ponto de enxerto). Corte sempre em diagonal aproximadamente 1cm acima da gema mais próxima. Isto ajudará o brotamento. Ideal para rosas-rasteiras, rosas “Santa Teresinha” ou miniaturas.

Corte Errado: No sentido contrário ao crescimento da gema.

Corte Errado: No sentido contrário ao crescimento da gema.

 

[b]Poda Alta[/b]: Faça uma limpeza à planta da mesma forma que na poda baixa e corte os ramos a uma altura de 80cm a 1 metro. As hastes mais fortes podem ficar um pouco mais longas, mas procure que a roseira fique a uma altura adequada ao lugar onde está situada. Este tipo de poda é dirigida a roseiras em arbusto e trepadeiras, embora não precise de ser tão drástico no último caso.

 

[b]Poda Parcial[/b]: Faça a mesma limpeza como nos casos anteriores e em seguida pode as hastes para um terço do seu comprimento total. Esta poda é mais adequada a roseiras silvestres e trepadeiras cujas hastes alcancem 3 metros de comprimento ou mais. É muito importante que deixe as hastes presas ao tutor de modo a que haja um brotamento das gemas.

É sempre importante fertilizar uma planta depois da poda, para permitir que se alimente de forma a alcançar o seu potencial nas condições em que se encontra.

Fruto da Roseira: Adie a poda do Outono para usufruir destes elementos decorativos.

Fruto da Roseira: Adie a poda do Outono para usufruir destes elementos decorativos.

 

[b]O Corte Correcto[/b]

Deve podar as hastes sempre na diagonal e a poucos milímetros da gema mais próxima. Nas imagens poderá ver o corte correcto (e os incorrectos), que deve ser aplicado para permitir que a planta cresça com mais força, que no fundo é a função da poda.

Nota: se quiser que a roseira dê frutos (algumas roseiras premeiam o seu jardim com frutos de várias cores) atrase a poda de Outono. A poda correcta varia de espécie para espécie, tendo sido aqui dadas as regras gerais. Consulte o local onde comprou a sua roseira para informações mais específicas.

Sites Consultados:
https://www.botanical-online.com/rosesjardineriacastella.htm
https://www.tusplantas.com/jardin/flores/flor/?pagina=jardin_flores_flor_001_001
https://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/ao1rosas1.html

 

[i]Os links externos são da responsabilidade dos seus respectivos autores/produtores. O Portal do Jardim não assume qualquer tipo de responsabilidade sobre o seu conteúdo.[/i]

Tags:

Talvez goste deste artigo

91 Comments

  1. Anonimo 9 de Março de 2008

    minha roseira e trepadeira eu podo ela só deu rosas uma vez e agora so cresce sem rosas.

    Responder
  2. Anonimo 1 de Julho de 2008

    Obrigada pela ajuda, depois que segui rigorosamente o que aprendi com vcs. minhas roseiras deram flores o ano todo. Cada rosa mais linda que a outra. Obs,: Eu converso com minha roseiras todos os dias, verifico como elas ficam lindas em silêncio.

    Responder
  3. Anonimo 13 de Julho de 2008

    -Não posso deixar de comentar , pois adoro roseiras. Tenho várias nos meus jardins, algumas já antigas outras novas que transplantei.
    Já agora , gostava de saber qual o significado de ter roseiras em casa, dão-nos sorte?

    Responder
  4. Anonimo 16 de Julho de 2008

    Quanta bobagem…
    a poda é feita durante o inverno, quando a planta está em dormência. Em regiões muito frias se faz a poda no final da estação, não no outono. Cuidado com as informações!

    Renato

    Responder
  5. Anonimo 6 de Agosto de 2008

    Eu plantei uma muda de rosa vermelha no quintal já tem 4 anos e eu sempre podava quando sentia vontade. Ela ficou com galhos muito secos e eu acabei podando demais e ela não quer mais brotar. Eu já mudei a terra ao redor dela e nada. O que eu faço.
    angeloveboy@hotmail.com 🙁

    Responder
  6. Anonimo 30 de Agosto de 2008

    Um idiota assim nao merece sorte

    Responder
  7. Anonimo 2 de Setembro de 2008

    As rosas em casa dão sorte?! Sim, pq são lindas floridas…mas não devem aguentar muito tempo…é uma planta de exterior. 😆

    Responder
  8. Rita de Cássia M.M. 15 de Fevereiro de 2009

    Tenho uma roseira muito antiga,[20 anos], quando mudar de casa posso levá-la comigo? Neste verão está chovendo muito, isto vai prejudicá-la ?

    Responder
  9. lena dias 27 de Março de 2009

    gostaria de saber se posso mudar a minha roseira para 1 vaso grande o meu marido me ofereceu mas esta num vaso pequeno ela e grande vermelho escuro sera que a posso mudar …. alguem me ajuda ? s.f.f. obrigado ( a)

    Responder
  10. Marco NN Machado 24 de Junho de 2010

    A Agricultura, para mim, é um pilar de subsistência da humanidade. A floricultura è ja ” um bem supérfulo”, na minha opinião, mas com uma Arte e Beleza Imconfundivel.
    Admiro e respeito muito a quem nos embeleza e á Mãe Natureza. Bem hajam os “enriquecedores do Ambiente. Parabéns.

    Responder
  11. cecilia 6 de Outubro de 2010

    Não tive tempo de podar minhas roseiras no momento indicado. Agora estamos em outubro. O que fazer?
    Aguardo sua resposta pelo email.

    Responder
  12. antonia rodrigues cardoso 19 de Março de 2011

    adoro flores, prinçipalmente rosas, aqui encontrei tudo que eu preçisava, adorei.

    Responder
  13. Maria 2 de Maio de 2011

    eu tenho roseiras há alguns anos. são podadas em Dezembro ou Janeiro, corto como sei, muito, mas elas deitam cada vez mais rosas. Não precisam de muitos cuidados, nem de muita água. São lindas.

    Responder
  14. julia maria da costa 6 de Maio de 2011

    gostaria de saber em que mes tem que podar as rodseiras,
    alguém pode me responder??

    Responder
  15. tenho muitas roseiras em casa elas estavam lindas sempre carregada de rosas mais agora elas cairam todas as folhas e ficaram feias e cresceram demais o que faço pra que elas volte a ficar lindas espero a resposta por favor

    Responder
  16. guinex 20 de Maio de 2011

    @julia maria da costa
    As roseiras devem ser podadas no Inverno quando a planta está dormente – Dezembro, Janeiro… (no hemisfério do Norte)
    @Sonia Aparecida de Souza Santana
    As minhas também estão um pouco esquisitas depois destas chuvadas tremendas dos últimos dias. Vou cortar as flores que secaram ou que ficaram danificadas e esperar que recupere ainda esta estação…

    Responder
  17. roberto 16 de Junho de 2011

    plantei a minha roseira agora ela e inchertada tem um mes oque tenho que fazer p cultivar ela ate q de rosas e como podar ela qual e o mes da poda obrigado

    Responder
  18. beatriz 1 de Julho de 2011

    Gostaria, de saber como se faz pode de roseira em forma de arvoreta.
    Vi em um site esta forma, e ficou linda!!
    Como poderia fazer.
    Obrigado.

    Responder
  19. claudia 20 de Julho de 2011

    olá, gostaria de saber como se faz poda em forma de arvoreta. acho lindo e quero fazer nas minhas roseiras. obrigado.

    Responder
  20. Vera Lucia 12 de Agosto de 2011

    Tenho uma roseira plantada no quintal ,ela esta enorme,pois nao fiz a poda no tempo certo(estamos no mês de agosto)normalmente ela da em um galho de 8 a 10 rosas(parece um buque )e muita linda, hj. esta aparaecendo alguns botoes, mas percebo que não tera a quantidade normal.Sera que posso poda-la,para tirar os galhos que estão muitos longos? não vou prejudica-la, pois sempre deu rosas em buques maravilhosas..

    Responder
  21. Correia da Silva 9 de Setembro de 2011

    Tenho a roseira em vaso pequeno.
    Desejava mudar para um vaso maior.
    Em que altura do ano o devo fazer?
    Aguardo resposta.
    Malhores cumpimentos

    Responder
  22. jose antonio dias 11 de Outubro de 2011

    Quando a rosa termina seu ciclo de vida o que faço? Extirpo o que restou da flor e faço uma poda no galho de sustentação ou deixo simplesmente secar?

    Responder
  23. carlos correia 26 de Outubro de 2011

    Gostava d saber em zonas frias quando é que se pode fazer a poda das roseiras

    Responder
  24. Merí Paula 16 de Novembro de 2011

    Comecei a pouco tempo me interessar por rosas e apaixonei, mas perciso saber quantas xs por ano e época. hoje é dia 16-12-2011.
    Obs: Aguardo a resposta por e-mail
    Obrigado.

    Responder
  25. Merí Paula 16 de Novembro de 2011

    Desculpe o erro, eu quis dizer preciso. rsrsrs

    Responder
  26. Mirian Luiza G. Fabris 17 de Dezembro de 2011

    Minhas roseiras eatão com as folhas amareladas e com manchas pretas. Já as pulverisei com sulfato de cobre mas não melhoraran. Seus galhos ficam sem folhas e muito feios. Pode me ajudar? Estão plantadas em canteiro com sol o dia todo. Agradecida. Mirian

    Responder
  27. Carlos Silva 5 de Janeiro de 2012

    a data favoravel para a poda das rosairas na ilha da MADEIRA

    Responder
  28. ana paula pereira da costa 7 de Janeiro de 2012

    Tenho um enorme pé de rosa vermelhas e três mudas que vou distribuído para amigas e uma prima e rosa cacho elas são lindas e vou encher meu quintal delas só tem um porém
    como vou podar os galhos grosso pois ele já estar com mas de 2,00 de altura

    Responder
  29. Valdir Sanches 25 de Janeiro de 2012

    A minha roseira ja deu flores. Gostaria de saber como posso adubar o meu vaso; se revolver a terra e misturar com estrume ou só com fertilizante liquido. Ah, se for o caso, qual a composição do fertilizante.
    No aguardo de uma resposta, antecipo meus agradecimentos, Valdir.

    Responder
  30. jani dalmari flores bueno 4 de Março de 2012

    eu moro em uma casa q as roseiras nunca foram podadas sao galhos para todos os lados e sem forças para segurar as flores como devo agir para melhoralas

    Responder
  31. Odete 14 de Março de 2012

    Gosto muito de flores.
    Certamente de rosas sou louca.
    No ano passado pedi a uma amiga para me dar algumas hastes para plantar. Eu não tenho quintal, por isso plantei em vasos. Como não era altura para fazer isso, plantei em vasos e coloquei mais que uma haste em cada vaso.
    Os vasos são grandes. Todas as hastes pegaram e estão muito bonitas mas agora não sei se devo deixar assim ou se tiro e deixo só uma em cada vaso. Gostava e agradecia muito que me orientasse porque elas estão mesmo bonitas e não as queria perder. Cada vaso tem 3 hastes. Será que é muito? Obrigada espero a vossa orientação.Obrigada.

    Responder
  32. giovana 16 de Abril de 2012

    mudei para uma casa que tem duas roseiras uma vermelha a outra amarela que tem flores o ano todo mais quero mudar ela de lugar qual o mes que devo fazer isso e como devo fezer.

    Responder
  33. daniela ribas 19 de Abril de 2012

    queria dizer que eu te amo mãe (beijos )
    e que agora voce vai podar as suas roseiras certinho !!!

    Responder
  34. Zelia paiva d silva 10 de Maio de 2012

    Gostaria de saber qual o mês certo para podar as roseiras,e o que fazer para que elas fiquem fortes.Qual o adubo mais adequado? Espero sua resposta por email.Obrigada.

    Responder
  35. Catalina Zumaran 14 de Maio de 2012

    Muito obrigada, sempre tive duvidas a respeito de como podar as roseiras e nunca havia encontrado uma explicacao mais clara que esta. Agora sera bem mais facil.

    Responder
  36. Miguel 20 de Maio de 2012

    Foi de muita serventia o ensino de como podar roseiras. Obrigado.

    Responder
  37. vande. 24 de Maio de 2012

    minha roseira e trepadeira na janela e nao consigo
    mais segura-la porque so quer trepar dia e noite
    oque eu faco trepo ou nao trepo.

    Responder
  38. Stephanie S. de J. Aguiar 27 de Maio de 2012

    Adorei o artigo sobre poda.
    Sempre fui apaixonada por plantas em geral, no entanto as Roseiras são as que mais admiro.
    Meu sogro estava reformando a casa e não teve tempo para cuidar das roseiras; minha sogra foi podar e creio que podou errado, já faz quase um ano e meio que elas não dão flores. Além da poda sugerida neste artigo, há alguma ‘poda radical’ e fertilizantes para que floresçam mais rápido e fiquem saudavéis? As Rosas e eu agradecemos desde já. ^^

    Responder
  39. Aloncio Careli 17 de Junho de 2012

    Ter roseiras em casa e bem cuidadas é motivo de alegria o ano todo. Matéria excelente.

    Responder
  40. Joana 19 de Junho de 2012

    alert(“sempre tive duvidas a respeito de como podar as roseiras!”);

    Responder
  41. Carmen Martins 7 de Agosto de 2012

    Adorei a matéria. Sou apaixonada por flores. Todas!!!!!!!!!!

    Responder
  42. Carmen Martins 7 de Agosto de 2012

    Carmen Martins Campo Grande – Mato Grosso do Sul

    Responder
  43. maria sirlei a pacheco 14 de Agosto de 2012

    tenho varios pes de resas inclusive enchertadas mas elas ficam sem flores e folhas ,o que devo fazer sera que e o solo , tenho varias orquideas presas no muro com xaxim ano passado elas comesarama florir so que a noite as lesmas comem todos os botoens ja fiz varias iscas nao tive sucesso , agora elas estao cheias de botoes por favor me indiquem um remedio para que eu possa por sem prejudicar minhas orquideas fico esperando uma resposta o quanto antes pois , quero ver meu muro todo florido pelo menos este ano desde ja muito obrigada

    Responder
  44. leia martins de santana 27 de Setembro de 2012

    comprei algumas mudas enxertadas agara tem que podar obrigada 26 09 2012 7: 40

    Responder
  45. mariluze 15 de Novembro de 2012

    Ola,eu amo flores,plantas em geral.As rosas são as que mim encantam mais.Estou fazendo um jardim um pouco mais de 2 anos.E tenho um lugar especial para as rosas aproximadamente 20 pès de rosas algumas são trepadeiras .Como aqui fica muito frio chega fazer
    -30g.muita geada.Priciso de dicas que mim ajude.Eu não sei certamente onde cortar,quando devo cortar em fim alguèm pode mim ajudar.Eu agradeco desde jà.

    Responder
  46. Ilda Leole 9 de Janeiro de 2013

    Quando a rosa murchou, deve ser cortade em diagonal e procurar a folha que tem 5 folhas, corta -se acima assim tem rosas todo o ano,

    Responder
  47. giovane 14 de Abril de 2013

    Ola, parabens pela dica, moro num lugar privilegiado para roseiras, tenho varias, mas tbm duvidas, tipo, depois q a rosa despetala, é correto retirar o fruto?
    Na floricultura, se vou comprar rosas, vejo uma haste, e um botao lindo, como pode, as minhas dao normalmente de 5 à 8 ou mais rosas, pq?
    Obrigado, e parabens pela pagina.

    Responder
  48. Lucelia 20 de Maio de 2013

    Boa noite,tenho uma roseira em casa ela é muito linda,,mas ela deu uma secada nas folhas,,e está com muitos brotos novos,,gostaria de podar,,pois está grande e ela é plantada em vaso grande,,não sei se devo realizar a poda assim mesmos.Obrigada

    Responder
  49. marilia 14 de Junho de 2013

    Olá, sou uma amante de flores em geral e sempre que compro um buquê de rosas penso em fazer u7ma muda, mas nunca alcanço o resultado. Gostaria de saber se tem alguma técnica para se fazer mudas através de um caule de rosas cortadas. Desde já aguardo ansiosa por uma resposta.

    Um grande abraço!!

    Responder
  50. joão Roberto Back 17 de Junho de 2013

    Gostaria de saber, por que as roseiras matizadas são tão dificeis de serem cultivadas ? Plantei mais de 50 roseiras de cores diferentes e , as matizadas por incrivel que paressa moreram todas. Outra qual o fungicida ou fungicidas mais e inseticidas mais recomendados?
    Obrigado.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo