A CARREGAR

Type to search

Jardim Botânico de Valência

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/jbvalencia181106/abertura.jpg[/img] 

[i]Fotos: Portal do Jardim[/i]
[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/jbvalencia181106/DSC_0088.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/jbvalencia181106/thumbs/DSC_0088.JPG[/img][/url]
 

O Jardim Botânico da Universidade de Valência (JBV) foi fundado em 1567 e tinha como intuito inicial o estudo de plantas para aplicar na Medicina. Passou por variadas fases de desenvolvimento tendo acabado por ser deixado ao abandono durante um longo período de tempo que só terminou em 1987, tendo-se nesse ano começado as obras de reconstrução e restauro, primeiro do espaço ajardinado e, em segundo lugar, do edifício de investigação que só terminaram no ano 2000.

O JBV é um jardim botânico universitário típico, urbano, em muito semelhante aos que surgiram na Europa renascentista do séc. XVI. Com cinco hectares de área, é de dimensões conservadas e usufrui de um clima mediterrânico, que lhe proporciona verões secos e invernos amenos. Tem uma precipitação média anual de 422l / m2 e uma temperatura média de 16,9ºC (sendo que a média das temperaturas mais baixas é de 5,5ºC). As geadas são raras e curtas. Estão assim formadas as condições ideais para que possam sobreviver adequadamente e ao ar livre as espécies subtropicais que povoam este Jardim.

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/jbvalencia181106/DSC_0077.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/jbvalencia181106/thumbs/DSC_0077.JPG[/img][/url]
 

Para o visitante, o ambiente da entrada é algo escuro pela manhã de Outubro, quando o Sol ainda não trespassou as copas das árvores centenárias que aqui abundam. Ao seguir em frente verá árvores e arbustos de variados portes e cores – cores que ainda marcavam uma visita de Outono. A progressão da visita coincide com o elevar-se do Sol que rapidamente mostra a beleza e complexidade deste jardim. Depressa se começa a notar a profusão de palmeiras, pequenas e grandes, de estrelícias, de sálvias…

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/jbvalencia181106/DSC_0084.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/jbvalencia181106/thumbs/DSC_0084.JPG[/img][/url]
 

Rapidamente chega às estufas, edifícios de médio porte, de arquitectura nitidamente valenciana, onde se encontram plantas como orquídeas ou bromélias, entre muitas outras que não sobreviveriam no exterior e a esta latitude. À volta delas e já no final do Jardim está um recanto de imponentes cactos e suculentas, com variedades de diversas proveniências geográficas, desde as Ilhas Canárias à América Central e do Sul. Há também um pequeno jardim de ervas medicinais, um outro de ervas aromáticas, um jardim rochoso e um aquático. Todos estes recantos estão harmoniosamente inseridos naquele que é a factor mais marcante da visita: o bosque.

São a estrela deste jardim, e de qualquer jardim botânico, as suas colecções de plantas que, no caso do JBV, se inserem em mais de 20 agrupamentos distintos. O que ocupa maior extensão é o da Escola Botânica, que é tão antiga como o próprio Jardim. Para além desta existem 19 colecções monográficas, organizadas segundo três critérios: plantas utilizadas pelo Homem, plantas que necessitam de protecção para serem cultivadas e plantas do mesmo tipo de habitat – a grande maioria dos espécimes estão ao ar livre.

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/jbvalencia181106/DSC_0092.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/jbvalencia181106/thumbs/DSC_0092.JPG[/img][/url]
 

Para um Jardim com esta história e tipologia de espécies, o cuidado com árvores de grande porte torna-se algo incontornável. Até ao final dos anos 80, a manutenção de grandes árvores não era ainda uma técnica totalmente implementada em Espanha. Mesmo assim, e após vários anos de inovação e trabalho nesta área, existem muitas árvores em espaços públicos que apresentam sinais de terem sido tratadas de forma pouco adequada às suas necessidades. Aplicam-se erroneamente critérios agrícolas quando são necessários critérios ornamentais no tratamento destas espécies. O JBV foi sempre um participante activo no desenvolvimento da profissão de técnico no tratamento de árvores, através da realização de inúmeros cursos especializados. Porém, quanto à manutenção no Jardim propriamente dito, o critério-chave é reduzir ao mínimo indispensável o nível de intervenção, agindo apenas quando está em causa a boa sobrevivência da árvore e a sua influência nos espécimes circundantes.

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/jbvalencia181106/DSC_0082.JPG][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/parquesjardins/jbvalencia181106/thumbs/DSC_0082.JPG[/img][/url]
 

Ao nível universitário, e através do recente edifício de investigação, localizam-se aqui os grupos de investigação do Instituto Cavanilles de Biodiversidade e Biologia Evolutiva da Universidade de Valência.

Paralelamente ao simples abrir de portas aos visitantes, o JBV organiza também excursões, conferências, exposições, cursos para especialistas e para o público em geral, bem como concertos de música.

Enfim, este espaço em Valência é a prova viva que o Jardim é um local priveligiado onde se podem reunir interesses e onde se pode também contribuir activamente para o esclarecimento e aprendizagem de toda a população. Tudo isto faz desta visita algo de fundamental para todos aqueles que gostam e se interessam pelo mundo vegetal e que se desloquem a esta zona de Espanha.

[b]Mais Informações:[/b]

Morada:
C/ Quart, 80
46008 Valencia
Espanha

Contactos:
+34 963 15 68 00
+34 963 15 68 17 (informações)

Horário:
Aberto todos os dias excepto às segundas-feiras, 25 de Dezembro e 1 de Janeiro e todos os dias com vento e chuva

Novembro a Fevereiro: 10,00h às 18,00h

Março a Outubro: 10,00h às 19,00h

Abril a Setembro: 10,00h às 20,00h

Maio a Agosto: 10,00h às 21,00h

Entrada gratuita para menores de 7 anos, reformados e membros da comunidade universitária.

CLIQUE AQUI PARA VER SLIDESHOW

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo