A CARREGAR

Type to search

Pirliteiro ou Espinheiro Branco: A árvore do coração

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/cpraticos/pilriteiro040207/abertura.jpg[/img]

[b]História e descrição[/b]
O pirliteiro é uma bela árvore de médio porte, podendo chegar a atingir cerca de 8 metros, folha caduca, ramos espinhosos (daí um dos nomes porque é conhecida em Portugal; espinheiro alvar), pequenas flores brancas da família das rosáceas e bagas comestíveis de um vermelho vivo semelhante a maçãs minúsculas, é uma árvore robusta podendo viver até aos 500 anos.
Desde a Antiguidade que é valorizada pelas suas propriedades medicinais,existem mesmo provas de que seria já utilizada pelo homem pré-histórico.
O médico Grego Dioscórides (100d.C.) já a mencinava no seu famoso livro Matéria Médica, assim como mais tarde o conceituado médico Suiço Paracelsus (1493-1541), mas é no século XIX que ela ganha grande notoriedade devido a estudos realizados por um médico Irlandês que a reconhece como um excelente remédio para tratar problemas cardio-vasculares.
Recentemente mais estudos têem sido feitos,sobretudo nos EUA e na Alemanha onde se confirmam as suas propriedades cardio-tónicas.
Em Inglaterra é conhecido como «May tree» pois a sua floração dá-se no mês de Maio.em Portugal floresce um pouco mais cedo podendo apresentar flores em Março ou Abril nos anos mais quentes. O seu nome científico [i]Crataegus laevigata[/i] ou [i]Crataegus monogyna[/i] (mais cumum entre nós) vem do grego kratos que significa força, isto deve-se à extrema dureza da sua madeira. Especialmente nos países nórdicos é muito utilizada para fazer sebes vivas.
Está ainda muito associada a lendas e feitiços, pois os Romanos tinham por hábito pendurar um raminho de pirliteiro por cima do berço dos recém-nascidos, para os protejer das más energias.
Na Idade Média, penduravam-no nas portas das casas com a mesma intenção.
Há historiadores que dizem que os espinhos da coroa de Cristo eram de ramos de pirliteiro.
Em Portugal o pirleiteiro apresenta vários nomes populares não muito charmosos na minha opinão: espinheiro alvar, espinheiro branco, escambrulheiro, escalheiro, cambroeira, abronceiro, estrepeiro… nomes cuja origem eu gostaria muito de conhecer, se algum leitor souber, não hesitem em contactar-me.
São utilizadas as folhas que se podem colher durante quase todo o ano, as flores de preferência em botão ou logo após a sua abertura, a partir de Março e as bagas que apresentam dois períodos de maturação, um em Novembro, mais ou menos pelo São Martinho e outro em Dezembro em que as bagas se tornam muito vermelhas e doces e com mais alto teor de anti-oxidantes e mais potencial curativo.

[b]Composição[/b]
Tanto as folhas como as flores ou as bagas apresentam propriedades medicinais.As bagas são fortemente anti-oxidantes que protejem o tecido celular e fortificam os tecidos do coração.
Contém ainda flavonóides (rutina e quercitina), tirterpenóides, glicósidos cianogénicos, aminas, trimetilamina, só nas flores, polifenóis, cumarinas e taninos, histamina e vitamina C.

[b]Propriedades[/b]
O pirliteiro é utilizado para tratar uma variedade de problemas cardíacos e de circulação sanguínea, o alto teor em bioflavonóides relaxam e dilatam as artérias, sobretudo as coronárias e periféricas,isto aumenta a irrigação sanguínea do músculo cardíaco e atenua os sintomas da angina de peito,os bioflavonóides também são anti-oxidantes o que evita ou reduz a degeneração dos vasos sanguíneos.
Uma das características extraordinárias desta árvore é a sua acção normalizadora do batimento cardíaco sendo portanto muito útil no tratamento de arritmia, tonifica o coração,sendo uma grande ajuda em casos de corações cansados e debilitados por exemplo depois de intervenções cirúrgicas, ajudando também a regular e equilibrar a tensão arterial, age de uma forma eficaz e segura mas não agressiva, é também vasodilatador de uma forma suave, o chá feito com as folhas e tomado regularmente(duas a três chávenas por dia) durante um ou dois meses, protege o coração, melhora a circulação,estabiliza os níveis de colagénio e tem uma acção ligeiramente adstringente,combate a arteriosclerose, em forma de gargarejos alívia dores de garganta, combinado com o gingko biloba, melhora a memória ao estimular a circulação sanguínea do cérebro fazendo aumentar a quantidade de oxigénio que lhe fornece, combate ainda problemas de insónias de origem nervosa.

[b]Jardim[/b]
Não sendo uma árvore de grande porte, é uma árvore robusta , sem grandes exigências a nível de tipo de solo,bonita e de grande utilidade,podendo plantá-la como sebe ou simplesmente como árvore decorativa.

[b]Culinária[/b]
As bonitas folhas recortadas do pirleiteiro algo semelhantes às folhas do carvalho ficam muito bonitas na decoração das saladas de cenoura ou beterraba., o sabor das folhas é muito leve e delicado.Estas folhas combinam ainda muito bem na salada de batata.

[b]Receita:[/b]
[b]Vinho de pirliteiro[/b]
2 quilos de bagas (pirlitos), 1 limão, 2 laranjas, 1quilo de açucar amarelo, 5 litros de água a ferver, fermento.

Colocar as bagas numa bacia e verter-lhe em cima a água a ferver,tapar e deixar ficar durante uma semana, mexendo todos os dias.Passada uma semana retirar as bagas e coar, juntando então a este líquido o açucar préviamente derretido com um pouco de água, uma vez arrefecida esta mistura, junta-se o fermento, volta a tapar-se e deixa-se repousar 24 horas após as quais se tranfere a mistura para um recepiente próprio de fermentação de vinho.

[b]Marmelada de pirlitos: [/b]
1 quilo de pirlitos, sumo de um limão, 1/5 litro de água, açucar.
Depois de retirados todos os ramos, colocar as bagas numa panela com a água e o sumo de limão, ferver em lume brando durante 45 minutos,retirar do lume e deixar a coar durante a noite, no dia seguinte retirar a polpa, pesar o líquido e calcular 450 gramos de açucar para cada 1/5 litro de sumo,levar de novo ao lume e deixar ferver até atingir uma consistência sólida que depois se verterá em recepientes que ao arrefecer terão a consitência da marmelada

Aqui ficam algumas sugestões de receitas de Inverno retiradas de um livro fantástico:
«Wild Food» de Roger Phillips da editora Pan Books.

Tags:

63 Comments

  1. Anonimo 28 de Fevereiro de 2008

    QUERO UTILIZAR ESTA PLANTA COMO VOU CONSEGUIR[email]www.portaldojardim.com.br[/email]

    Responder
  2. monica 30 de Dezembro de 2008

    boa noite, gostaria de ter acesso a mais receitas de espinheiro branco se for possivel. tenho imensas em casa e nao sabia que se podia usar para culinária ou chás. obrigado

    Responder
  3. susana 4 de Maio de 2009

    Olá, ultimamente tenho tido frequentemente extra sistoles, gostaria se saber qual a melhor forma de usar esta planta (comer o fruto, chás,xaropes, etc) para me ajudar no meu problema. E durante quanto tempo e como a devo usar para sentir efeito?Obrigada

    Responder
  4. Joaquim Ganito 2 de Setembro de 2009

    Pode-se tomar este cha normalmente se nao se tiver problemas de coraçao.

    Boa Noite .
    Obrigado

    Responder
  5. Joaquim Ganito 5 de Setembro de 2009

    Para fazer o vinho de pilriteiro qual o tipo de fermento e que se utiliza.

    Responder
  6. sonia regina 22 de Março de 2010

    onde consigo muda ou semente dessa planta obrigada e aguardo retorno

    Responder
  7. Isabel Sarmento 11 de Dezembro de 2011

    comprei sementes espinheiro-alvar no Buçaco e pretendo plantar em vaso na minha varanda….mas antes disso onde e qdo coloco as sementes?

    Responder
  8. Rosa Celeste 21 de Janeiro de 2012

    Olá Prezado Senhor,

    Olho o seu Blog Portal do Jardim sempre, na esperança que alguém possa indicar onde comprar a semente do Pilriteiro.
    Procuro há muito tempo, vejo que a Isabel Sarmento sabe onde tem, não encontrei este lugar no Brazil. Se não puder me passar o e-mail dela para eu entrar em contato, poderia encaminhar o meu e-mail para ela solicitando a ela que me escreva?
    Faria uma grande getileza e serei muito grata por isso.
    Obrigado

    Responder
  9. Bruno Hudson 4 de Abril de 2012

    Como consigo comprar a semente desta arvore?
    Obrigado.

    Responder
  10. Sonia 28 de Junho de 2012

    Boa Tarde,

    Voces vendem a planta ja crescida? ela dá flor todo ano ou epoca especifica?

    se venderem como faço para adquirir? estou perto de Lisboa.

    cumps
    sonia

    Responder
  11. luiz peixer 2 de Julho de 2012

    Gostaria de adquirir flôr de espinheiro-alvar, quer seja em chá, capsulas, etc.

    Responder
  12. anneliese salder 29 de Julho de 2012

    por favor , onde psso comprar mudas

    Responder
  13. José Almeida 5 de Fevereiro de 2013

    Olá. Obrigado pelo magnifico artigo. Gostaria de adquirir algumas plantas do pirliteiro para o meu jardim, onde posso adquirir? Obrigado.

    Responder
  14. jose luis dias pures 1 de Março de 2013

    Estou em Almada gostaria de comprar nesta zona uma planta de espinheiro branco.

    Responder
  15. Rosa Alexandra 3 de Maio de 2013

    Eu vivo em Porto de Mós, Distrito de Leiria, e existem espinheiros santos ou pirliteiros ao longo das nossas estradas e caminhos e em toda a serra.
    Para quem vive em Lisboa, é uma viagem rápida e se sair em Fátima pode apanhar as flores e as folhas ou até levar uns arbustos, porque encontra com muita facilidade em toda esta região.

    Responder
  16. Alberto Pereira 20 de Junho de 2013

    GOSTARIA ME INFORMASSEM ONDE ENCONTRAR ESPINHEIRO
    BRANCO PARA FAZER O CHÁ E COMO FAZÊ-LO, MORO NO
    RIO DE JANEIRO, GRFATO ALBERTO

    Responder
  17. Jofre Martins 31 de Outubro de 2013

    A marmelada de pirlitos é feita só com o sumo obtido com a coação depois de fervidos ou a polpa também é usada?

    Responder
  18. rosalvo s. f. 21 de Novembro de 2013

    gostaria de comprar mudas como faco?

    Responder
  19. Fernando Manuel Guerreiro 28 de Novembro de 2013

    Gostaria de saber conde adiquirir as sementes ou a planta do espinheiro alvar.
    Cumprimentos

    Responder
  20. Cristina Marques 29 de Janeiro de 2014

    Gostaria de saber como se faz o chá de bagas de espinheiro e a quantidade por litro de água.
    Obrigado

    Responder
  21. Magno Penha 8 de Junho de 2014

    Gostaria de saber como devo proceder para fazer o chá e como comprar mudas, semente e as bagas.

    Att,

    Obrigado

    Responder
  22. isabel roxo 22 de Julho de 2014

    Boa tarde li aqui um comentario que não entendi,se o chá trata dos problemas de coração,diz aqui um comentário que se tiver problemas de coração não pode tomar?obrigado

    Responder
  23. Sandra Canella 15 de Setembro de 2014

    Olá!
    Tenho procurado mudas ou semente de pilriteiro e não consigo encontrar. Vocês poderiam, por favor, me indicar como encontro?
    Grata

    Responder
  24. Maria Alcídia Mérida Machado 8 de Outubro de 2014

    Tenho procurado mas não estou encontrando, em minha cidade. Por favor… você poderia me disser onde encontrar, muda ou semente? Estou precisando e muito…Espero retorno ansiosa.Obrigada desde já… Fique na paz.

    Responder
  25. José Santos 3 de Dezembro de 2014

    De facto uma grande planta medicinal para além de ser lindíssima como planta ornamental! A passarada adora-a e todos sabemos bem porque motivo!!!
    O Pilriteiro, Espinheiro Alvar, Branco ou Crataegus (nome científico) dá-se muito bem (também) na minha terra natal que é a lindíssima, enigmática e história cidade de Santa Maria da Feira.
    Quem precisar de uma pequena árvore e esta altura é óptima para mudas (as árvores de folha caduca estão em lactência) posso enviar!
    Como grande apreciador da botânica tenho todo o gosto em partilhar este e outros conhecimentos, trabalhei em ervánária!!!

    A minha grande paixão são precisamente as plantas medicinais e as árvores.
    Grande abraço e beijinhos!
    José Santos/Ovar

    Responder
  26. josé Santos 3 de Dezembro de 2014

    Isabel Roxo: Antes de mais parabéns pelo seu nome!!! É o da minha Mãe!!!
    Em relação à toma de infusões de Espinheiro Alvar (Crataegus oxyacantha L.) para o coração o que lhe posso dizer (note que não sou médico, apenas estudei fitoterapia, botânica e trabalhei em dietética/ervanária)é que esta planta pertence à família “Rosaceae” e as partes utilizadas são as flores e as suas excelentes folhas (que sempre me fazem lambrar “antigo” ou primeiro símbola da ADIDAS!!! Já agora, a planta é do tipo ‘arbusto’ se bem que a considero arvórea pois atinge dimensões dignas desse estatuto ao fim de alguns bons anos de vida (médias de altura de 2.5 a 3.5 metros).
    Nas propiedades destacam-se as cardiotónica, hipotensora, sedativa, calmante, diurética e emoliente. Tem a função de regularizar as arritmias e as palpitações! Na Alemanha há uma aprovação do crataegus para uso em insuficiência cardíaca nos graus I e II, angina de peito e arritmias benignas!!! Nos seus constituintes químicos encontramos pigmentos flavónicos, aminas, derivados terpénicos, histamina, tanino e a vitamina C!!! mas isso sou eu que o digo, lógico!
    As suas folhas possuem pecíolos longos, bordos denteados e as flores são levemente perfumadas e brancas.
    Nas zonas de Tomar e Penela (por exemplo) é vê-los às centenas por todo o lado! Quando estão carregadas de frutos são lindíssimos de vêr e admirar, adoro-os!!!
    Cuidados: o extrato de crataegus potencializa a ação cardiotônica dos ‘digitálicos’ e deve ser sempre usado sob supervisão médica. Usa-se o extrato fluido, a tintura ou o extrato seco sob a forma de cápsulas, para além das infusões da planta.
    Contra-indicações: Deve sempre (mas sempre) evitar-se em caso de esofagite e azia, (devido ao relaxamento da musculatura lisa e redução do tônus do esfíncter) podendo agravar a situação! Já na GRAVIDEZ e AMAMENTAÇÃO está fora de questão o seu uso como o da maior parte de plantas ou produtos medicinais! No seu caso Isabel Roxo, não sei ou não percebi qual é problema cardíaco de que poderá sofrer mas de qualquer modo aconselho-a SEMPRE a consultar um ervanário de confiança, técnico de saúde ou um farmacêutico, pois estudaram imenso e “queimaram as pestanas” devido à botânica na faculdade, lógico!!!
    Se é saudável, nunca sofreu de nada do foro cardíaco e apenas tem a tensão arterial elevada ou alta e/ou quer apenas experimentar pode tomar uma ou outra chávena
    da infusão poderá faze-lo em segurança sem problemas!
    Já a tomei alguma vezes, é bom e acalma o coração! Bebés na barriga a amamentar é que já sabe, nunca!!! Beijinhos. José Santos

    Responder
  27. João Cardoso 6 de Janeiro de 2015

    Bom dia Sr Jose Santos, sou criador de aves e se possivel gostaria de plantar umas quantas O Pilriteiro, Espinheiro Alvar, Branco ou Crataegus, pode enviar sff – miguelejoaocardoso@hotmail.com 96 2868426

    Responder
  28. SERGIO 19 de Maio de 2015

    comprei a folha em portugal minha sobrinha estava trabalhando la e me mandou pelo correio

    Responder
  29. Terezinha 30 de Julho de 2015

    Eu gostaria de saber como faço para comprar espinheiro branco

    Responder
  30. eduardo ramos 20 de Agosto de 2015

    AGRADECIA O ENDEREÇO PARA A COMPRA DO ESPINHEIRO BRANCO

    Responder
  31. candido jose de assis leite 7 de Outubro de 2015

    onde posso adquirir mudas ou sementes?

    obrigado

    Responder
  32. jorgepaulo 28 de Outubro de 2015

    tambem preciso desta planta como faco

    Responder
  33. Olinda Gomes Teixeira 3 de Novembro de 2015

    Meu cunhado fez uma cirurgia no coração,colocou ponte,na família temos alguns problemas referente…como faço para conseguir folhas,muda ou semente do Espinheiro alvar??? por favor é muito importante..mui grata

    Responder
  34. Fabio 8 de Novembro de 2015

    Sr. Botelho.
    Aconselho assistir ao filme chinês de 2010, chamado “A Árvore do Amor”. Desenrola-se durante a Revolução Cultural, nos anos 70. O Pilriteiro é a figura central do romance… Prepare o lencinho.
    Abraço.

    Responder
  35. Ana Batista 12 de Novembro de 2015

    Boa noite,
    Desde já obrigada por nos proporcionar a leitura deste artigo de tão elevado interesse. Se possível, gostaria de saber onde poderei adquirir esta árvore do Espinheiro Branco? Obrigada.

    Responder
  36. Ana Claudia 21 de Novembro de 2015

    boa Noite!

    Vi que varias pessoas pediram endereço de onde comprar muda e outras de onde encontrar suas folhas. Tbem preciso das duas coisas, alguem pode me fornecer por favor.
    desde ja Agradeço.
    att
    Ana Claudia
    São Paulo-SP
    anaclaudia@takuarobi.com.br

    Responder
  37. Fernanda Alves 3 de Fevereiro de 2016

    Eu gostaria de saber alguma cidade onde possa encontrar essa planta, pois haverá uma doença misteriosa contagiosa q os médicos não conseguirão cura, e o único remédio sera o chá de espinheiro branco , foi um recado de nossa senhora . qualquer coisa me avisem fernandaalmofadinhas@outlook.com

    Responder
  38. Euda 4 de Junho de 2016

    Oi boa noite, como faço para comprar o espinheiro branco, moro em são paulo. Desde já agradeço

    Responder
  39. Marilene Jelinek Dihl 29 de Junho de 2016

    Onde encontro uma muda do Espinheiro Branco, moro em Porto Alegre/RS. Se não tiver em Porto Alegre tenho como conseguir no Rio de Janeiro ou São Paulo. Desde já muito obrigada.

    Responder
  40. Angela 7 de Setembro de 2016

    Gostaria de comprar algumas mudas de crataegus laevigata – comprei sementes, mas não obtive sucesso na germinação; por favor, onde posso conseguí-las?
    Obrigada, Angela

    Responder
  41. José Inhesta 8 de Outubro de 2016

    Gostaria de informações sobre onde comprar sementes desta Espinheira Branca. Por favor, alguem pode me ajudar?
    Meu email: nettociac@bol.com.br
    Grato a alguma boa alma que me informar.

    Responder
  42. Luis Ribeiro 24 de Outubro de 2016

    Estou interessado em adquirir algumas sementes de Espinheira Branca para plantar na serra algarvia. Onde e como é que posso comprar?
    Agradeço a quem disponibilizar mais informação sobre o assunto.

    Responder
  43. Luis Ribeiro 24 de Outubro de 2016

    stou interessado em adquirir algumas sementes de Espinheira Branca para plantar na serra algarvia. Onde e como é que posso comprar?
    Agradeço a quem disponibilizar mais informação sobre o assunto.
    Email: licungo@gmail.com

    Responder
  44. gostaria de comprar as sementes pra eu plantar em casa, como faço pra conseguir? vocês vendem? obrigado

    Responder
  45. Redacção PortaldoJardim.com 29 de Novembro de 2016

    Boa tarde, o Portal do Jardim não vende sementes, aconcelho a dirigir-se a um garden centre perto de si para saber que sementes estão disponíveis. Obrigado

    Responder
  46. ola gostaria de saber onde compro alguem me informa?moro em sp

    Responder
  47. quero para fazer chas e nao estou encontrando

    Responder
  48. maria barata 2 de Abril de 2017

    Boa noite!È o seguinte ando à procura de um viveirista que tenha esta planta,estou a pensar comprar uma pois houvi dizer que é boa para problemas de coraçao,aqui na Suiça tem o nome de Aubepine-Blanche,eu sou de Albergaria qual serà o viveirista mais pròximo que a possa ter??Obrigada e fico à espera da vossa resposta!!

    Responder
  49. Paulo P. M 29 de Abril de 2017

    Boa tarde, Gostei do relato, e gostaria de ter acesso ao produto, esta planta é excelente.
    Aguardo,
    At. Paulo

    Responder
  50. Marcia RosaLeite 12 de Junho de 2017

    Bom dia estou a procura de muda ou de semente do Espinheir a Alvar onde posso compra? Por favor me passe o endereço ou telefone para que possa entrar em contato e adquirir
    Obrigado bom dia

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo