A CARREGAR

Type to search

O Jardim do Campo localiza-se no planalto norte de Lisboa e é envolvido pelas tradicionais vias de acesso Norte à cidade o que lhe condiciona, de alguma forma, o uso. Implantado em solos muito férteis de basalto, demonstra isso mesmo através da sua frondosa vegetação. Possui lagos, num dos quais se pode passear de barco a remos, assim como áreas desportivas – polidesportivo, ténis e piscinas (actualmente em obras), bares, esplanadas e uma pista ciclável com ligação ao bairro de Telheiras. Está rodeado de importantes equipamentos, como sejam: os museus da Cidade e Bordalo Pinheiro, a Biblioteca Nacional, o campus universitário da Universidade de Lisboa e o edifício central da CML.

Localização: Campo Grande, 1700-162 Lisboa

Freguesia: Campo Grande

Área: 11,07ha

Equipamentos: Comércio e Serviços + Café + Esplanada + Lago + Parque Infantil + Mesas de Merenda + Instalações Desportivas

Fauna: Pintassilgos, pardais, chamariz, toutinegra carrasqueira, e maçaricos das rochas

Flora: Exemplares de plátanos, palmeira das Canárias, pinheiros, eucaliptos, acácias, amoreira de papel, figueiras, pimenteiras, tílias, incenso, jacarandá, grevídea, bôrdo e castanheira da índia vermelho, entre outros

Património Edificado e Artístico: Esculturas “Infância”, “Ao Jardineiro da Cidade”, “Potros”, “Mulher vendo-se ao espelho”, “Rafael Bordalo Pinheiro”, “Actor António Pedro”, “Luísa Todi”, “D. João I”, “D. Afonso Henriques”.

História: O local onde está o Jardim do Campo Grande foi, até ao século XVI, Passeio Público, altura em que era conhecido como  Campo de Alvalade. O início da plantação do Campo de Alvalade, inspirado no estilo de Passeio Romântico, remonta ao séc. XIX, segundo o projecto do Conde de Linhares, após as ordens do Príncipe Regente D. João, tendo-se realizado aqui as primeiras corridas de cavalos em 1816, existindo ainda hoje, nas proximidades do jardim, um hipódromo para concursos hípicos. Com 1200m de comprimento e 200m de largura, foi renovado em 1945 por Keil do Amaral, depois da devastação sofrida com o ciclone de 1941, sendo dotado de diversos equipamentos, nomeadamente, campos de ténis, ringue de patinagem, parque infantil (renovado recentemente), piscinas, restaurante, sanitários públicos e casa de ferramentas.

Horário: Aberto 24 horas

Acessibilidades: Autocarros (Carris):

Paragem: Campo Grande Norte     701, 7, 36, 50, 767, 108
Paragem: Campo Grande/Av. Brasil    701, 7, 21, 31, 35, 36, 738, 45, 750, 755, 767, 83
Paragem: Campo Grande    701, 21, 31 (nocturno), 36, 38, 45
Paragem: Entrecampos Norte    701, 21, 31 (nocturno) 36, 38, 45

Metropolitano: Linha- Verde
Estação: Campo Grande, Cidade Universitária, Entrecampos

Fonte:CML

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. Pedro Garcia 29 de Agosto de 2020

    Alguém sabe quem foi o autor dos “Potros”???

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo