A CARREGAR

Type to search

O Inverno é uma época de meditação e os jardins devem demonstrar isso mesmo, é preciso criar espaços e estruturas que tornem esta contemplação da paisagem agradável e o mais confortável possível.

Durante o Inverno os jardins mudam a sua aparência dependendo muito dos tipos de plantas existentes, mas como regra geral as suas estruturas tanto a nível de plantas como de materiais tornam-se muito mais visíveis, criando uma acrescida importância para estes elementos.

O Inverno é uma época de renovação e planeamento para o futuro, um novo ano requer uma preparação pois o período de crescimento já está á porta.

Quando falamos de espaços como pequenos terraços e varandas é importante ter todas as estações do ano em consideração, para que em qualquer altura se possa tirar prazer deste espaço aproveitando-o a 100%, este planeamento pode ser feito considerando como é que todas as diferentes áreas de um jardim se transformam ao longo das estações do ano.

O Inverno requer uma maneira diferente de se olhar para as plantas, aprender a ver para além de flores e cores e começar a admirar estruturas e formas.

Pontos focais estão ainda mais expostos, a sua escolha é ainda mais importante durante o Inverno, uma composição paisagista precisa de ter factores que guiam o nosso olhar mal entramos nesse espaço.

Para se admirar um jardim durante o Inverno é essencial que estejamos confortáveis, o conceito de um quarto no exterior faz mais sentido nesta época do ano, por vezes com alguma chuva, vento e frio estruturas como coberturas, toldos, aquecimentos exteriores e estufas são elementos fundamentais num jardim. A sua escolha depende muito do espaço que queremos desfrutar, da sua área, condições do seu solo e claro do orçamento que se tem disponível.

Muitas vezes para se desfrutar melhor do jardim basta fazer uma melhor ligação com a casa, nomeadamente com sala-de-estar ou cozinha, dependendo claro do tipo de casa. Esta passagem dos diferentes espaços é muito importante, esta pode ser bem-sucedida usando por exemplo o mesmo tipo de pavimento nas duas diferentes áreas, mantendo uma visão desimpedida quando se está dentro da casa e criando ligações entre os materiais, decorações e cores usadas dentro de casa e no espaço exterior. Área pavimentada seja decking ou de pedra evita teremos que pisar o relvado em dias chuvosos, existe uma vasta gama de diferentes materiais para diversas situações, todas estas sugestões requerem um planeamento e uma opinião técnica, contactar um profissional é essencial.

Tags:

Talvez goste deste artigo

3 Comments

  1. manuel antonio pinho 15 de Novembro de 2011

    muito bom

    Responder
  2. Antonia Maria de Jesus 19 de Novembro de 2011

    Adorei a materia, sou adepta das plantas,gostaria que fosse publicada materia orientando como cuidar das plantas.

    Responder
  3. Rita Muniz 21 de Maio de 2012

    Quando li a revista TUDO SOBRE JARDINS, fui convidada a uma visita ao PORTAL DO JARDIM. Fiquei encantada!!
    Gostaria de encontrar artigos sobre poupança de água nas regas e sobre o tipo de plantas para um jardim no Alentejo, que é bem castigado com o clima: quente e seco no verão. O que plantar?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo