A CARREGAR

Type to search

Jardins de tamanho reduzido fisicamente são um desafio em termos de design, a melhor maneira de planear um espaço pequeno é mantê-lo o mais simples possível. Plantas grandes e estruturais com cores suaves, contrastando as cores fortes na parede ou decorações usadas.

Evitar plantas com padrões muito pormenorizados tanto a nível da folha como da flôr, plantas bastante dramáticas e estruturais funcionam muito bem em espaços pequenos, criando sombras e interesse.

A maioria das plantas deve ser de folha persistente para terem interesse durante o ano todo com um restrito número de espécies de folha caduca.

O design do jardim deve ser o mais simples possível, evitar pavimentos muito complexos, tentar conduzir com o interior da casa ajuda a criar a ilusão que o espaço exterior é uma extensão da habitação e não um espaço isolado.

Selecione um elemento que contrasta com o resto do jardim ou pela sua forma ou côr, como um banco ou a parede de fundo, cores devem ser conjugadas com as plantas, demasiadas cores geram confusam portanto o melhor é restringir o número de cores a usar, cores quentes dão um ar mais acolhedor ao espaço.

Plantas em vasos são mais fáceis de transportar e redecorar se for necessário, é uma boa ideia para colecção de ervas aromáticas e outras ervas de culinária.

Espaço com sombra é necessário para as tardes quentes de verão, pode ser criado com uma pérgula com trepadeiras ou simplesmente guarda-sóis.

Pontos de referência no jardim chamam a atenção e convidam as pessoas ao espaço exterior.

Uma varanda pode também ser transformada num pequeno jardim, os chamados jardins verticais estão cada vez mais na moda com alguns especialistas a fazerem trabalhos espectaculares principalmente nas grandes cidades da Europa. Para ideias mais fáceis de pôr em prática, a plantação vertical de vasos é bastante fácil e dão logo outra dimensão a sua varanda com uma manutenção relativamente fácil, será apenas preciso um regador com um braço extensível.

Outra ideia é usar trepadeiras mas é preciso ter cuidado e podas regulares para que não fiquem fora de controlo.

O balanço entre plantas e materiais tanto a nível de cores como de complexidade é essencial para produzir um espaço harmonioso e aconchegante.

Iluminação dá uma dimensão completamente diferente ao espaço e estruturas ou plantas ganham outra importância no plano geral do jardim, deve-se completamente evitar iluminar todo o jardim por igual, mas sim escolher detalhes de estruturas ou plantas que se queiram destacar e à noite a recompensa é espectacular.

Jardins de tamanho mais reduzido beneficiam de uso de materiais “diferentes” ou inovadores, como em estruturas ou simplesmente em objetos meramente decorativos.

Tags:

Talvez goste deste artigo

2 Comments

  1. Luiz Francisco Killian 1 de Abril de 2012

    Muito bom , excelente artigo …

    Responder
  2. Luiz Francisco Killian 1 de Abril de 2012

    Excelente artigo , as recomendações da “especialista” são de extrema importância ,principalmente p/ quem está planejando um jardim , ou mesmo fazendo modificações , atualizações no já existente , estas questões das cores que realçam , a colocação dos passadores , e achei incrível o fato da extensão da casa , é isso mesmo , é um espaço que traduz bem essa idéia , muito bom mesmo , parabéns!

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo