A CARREGAR

Type to search

Garden design: piscinas que inspiram

fotografia:D.R.

No verão seja em nossa casa ou em férias uma piscina pode inspirar boas memórias, mas a segurança é um factor essencial e antes de mais convém relembrar alguns concelhos dados pela APSI, Associação para a Promoção da Segurança Infantil, nomeadamente em relação a vedações.

deluxe_idea_swimming_pools_modern_

swimming-pool-landscaping-ideas-for-small-yards

Mesmo que não tenha filhos, pense que muitas crianças poderão ter a oportunidade de aceder à sua piscina, tanque ou poço. A simples presença de água é um polo de atracção para os filhos dos seus vizinhos, dos seus amigos, dos seus familiares. Além disso, o proprietário é responsável pela protecção de uma zona de perigo existente na sua propriedade, por isso, não corra riscos desnecessários.

82711

pool-sensational-rooftop-swimming-pool-with-chic-terrace-and-green-bed-also-picturesque-sea-view-rooftop-swimming-pools

Pode adoptar sistemas sofisticados, electrónicos, coberturas rígidas automáticas ou manuais, alarmes sonoros, mas o mais eficaz e simples, é erguer uma barreira física dificilmente transponível por uma criança com menos de 5 anos. Nenhum sistema é totalmente à prova de criança nem é esse o objectivo de qualquer tipo de barreira. O que se pretende é atrasar o acesso à água, dando mais tempo ao adulto para detectar uma criança que escapou por segundos à sua vigilância.

swimming-pool-santorini-pictures-photos-images

outdoorpool3_london

Uma vedação eficaz tem que ter as seguintes características:

 

  • não permitir a passagem de uma criança por cima, por baixo ou através dela
  • não ser escalável: não deve ter elementos que sirvam de apoio para os pés ou para as mãos
  • ter um portão (ou cancela) que se feche e tranque automaticamente, sempre que alguém o utilize
  • ter o fecho do portão fora do alcance de mãos curiosas e persistentes, ou um mecanismo de fecho só possível de abrir através de duas acções distintas e coordenadas
  • não ter intervalos que permitam a passagem da cabeça duma criança
  • ser sólida e estável

ocean_clouds_pillows_swimming_pools_1440x900_20651

 

Ou seja, a vedação deve ter:

 

  • no mínimo, 110 cm de altura, sem qualquer ponto de apoio para pés (na prática, poderá ter que ser 120 cm, a não ser que se trate de um painel sem aberturas, assente no solo)
  • no mínimo, 110 cm de distância entre o bordo inferior e o bordo superior, sem elementos que possam servir de apoio para trepar (nas redes, as aberturas devem ser inferiores a 3 cm)
  • no máximo, 10 cm de distância entre elementos verticais
  • no máximo, 8 cm entre o pavimento e o bordo inferior da vedação. No caso do pavimento ser deformável (tipo areia), não deve existir qualquer intervalo entre a vedação e o chão
  • um portão com abertura para o exterior (do recinto da piscina), com um sistema de fecho automático
  • o fecho (manípulo ou puxador) colocado na face interna do portão (do lado da piscina), a 10 cm abaixo do bordo superior da vedação (permite que um adulto de pé abra facilmente o trinco passando o braço sobre o portão, mas dificulta significativamente o acesso de uma criança ao trinco, sobretudo se ela estiver do lado de fora)
  • alguma transparência, de forma a que o recinto da piscina seja visível do exterior

infinity-edge-pool-innovative-san-diego-california

 

Tendo estes concelhos sempre em mente esperemos que estas imagens inspire-o, contacte sempre um técnico para se aconcelhar sobre a sua situação específica para uma implementação ideal.

image1_original

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo