A CARREGAR

Type to search

Tags: ,

Almada celebra a primavera

Para assinalar o regresso da Primavera e celebrar o Dia Mundial da Floresta, a Câmara Municipal de Almada organizou um vasto programa de atividades, entre eco passeios nas dunas, construção de caixas ninho, plantação de dunas, jogos da floresta, entre muitos outras.

Programa_-Dia-Mundial-Floresta_Almda-2016

Seguem os principais destaques das iniciativas programadas, que arrancam na quinta-feira, dia 17 de março.

AO LONGO DO MÊS

Livros e DVD para escolas

Ao longo do mês de março, serão distribuídos junto de escolas e bibliotecas, um pack de edições municipais recentes dedicado ao património natural do concelho. A oferta inclui dois livros de fotografia de natureza (Almada, Natureza Revelada e Luís Quinta: 25 Anos de Fotografia – Almada entre o Mar e o Rio) e dois DVD (Almada: Banhada por um mar de História e Almada: Entre o Rio e o Mar).

 

Caixas-ninho nos parques e jardins

Vão ser instalados dezenas de caixas-ninho em vários parques do concelho. Pretende-se contribuir para a nidificação de espécies como o chapim-azul, importantes para várias funções ecológicas, nomeadamente o controle de pragas como a processionária-do-pinheiro.

 

17 DE MARÇO – QUINTA-FEIRA

Replantar as dunas

10h00 às 12h30 / Praia da Mata

Ação, dedicada a jovens, escolas e participantes no Caparica Primavera Surf Fest, que irão plantar centenas de pés de estorno, uma planta adaptada ao ecossistema dunar, essencial para fixar as areias. Uma forma de proteger e ajudar a recuperar este frágil e importante ecossistema.

Grátis / sujeita a inscrição prévia

 

19 DE MARÇO, SÁBADO

Bem-vinda primavera

9h30 às 18h00 / Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica

O colorido Mercado da Horta, ações de plantação de árvores e arbustos, ateliês práticos para quem quer aprender mais sobre horticultura em pequenos espaços, a iniciativa “Reciclar para Plantar”, animações e muito mais para participar neste dia dedicado à Natureza.

 

Ecopasseio nas dunas

9h30 às 12h30 / à entrada do Caparica Primavera Surf Fest, Praia do Paraíso

Passeio guiado à beira-mar até às dunas de S. João da Caparica, um ecossistema frágil que está a ser recuperado de forma exemplar. Inclui uma visita ao CMIA da Costa da Caparica e à exposição “Almada Natureza Atlântica”.

Grátis / sujeita a inscrição prévia até 17 de Março (limitada a 20 participantes).

 

Vamos plantar

9h30 às 12h30 / Jardim Urbano da Costa da Caparica (junto ao CMIA)

Ação de plantação de espécies adaptadas a este local para famílias e todos os que queiram deixar a sua marca verde para a posteridade neste parque. Os participantes recebem também um kit de plantas mediterrânicas para plantarem no seu jardim.

Grátis / inscrição prévia aconselhada até 17 de Março

 

Mercado da Horta

9h30 às 18h00 / junto ao CMIA

Vários produtores locais de hortícolas dão a conhecer os produtos mais frescos da sua horta. Mel, doces e compotas, cosmética natural, plantas, casas-ninho e artesanato tradicional estarão também em exposição e à venda. Tudo produzido localmente e de modo artesanal.

 

Exposição “Almada, Natureza Atlântica”

9h30 às 18h00 / CMIA

O visitante é conduzido numa viagem pelo património natural desta frente atlântica, as suas paisagens, a sua biodiversidade e geodiversidade, as principais ameaças a que está sujeita e o que está a ser feito para a proteger e promover. Inclui modelo à escala real de uma duna em recuperação, no âmbito do projeto ReDuna (Recuperação e Restauração Ecológica do Sistema Dunar de S. João da Caparica).

 

Reciclar para Plantar

10h00 às 18h00 / CMIA

Nesta ação pode receber gratuitamente exemplares juvenis de árvores, arbustos e plantas aromáticas, típicos da flora portuguesa, se trouxer materiais recicláveis para trocar. Por exemplo, 10 embalagens de leite ou sumo podem ser trocadas por uma planta. Tabela de Eco-trocas disponível aqui.

Duas plantas por munícipe e cinco por entidade.

 

Ateliê da Floresta

11h00 às 18h00 / CMIA

Nesta atividade, muito se vai descobrir sobre as florestas, aprendendo também a construir um herbário, observam-se na lupa binocular as folhas das árvores, identificam-se habitantes da floresta.

Dinamização: Naturanima

 

Jogo da Floresta

11h00 às 18h00 / CMIA

Um jogo gigante de chão onde as equipas participantes aprendem de forma divertida curiosidades científicas sobre a floresta, os recursos naturais que ela nos disponibiliza e como ela é fundamental para a sustentabilidade do planeta.

Dinamização: Naturanima

 

Fada Florida e Duenda Prenda

11h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 / CMIA

Duas personagens habitantes da floresta animam este dia, contando histórias do mundo em que vivem, e transformando os mais pequenos em criaturas mágicas da floresta, responsáveis por dela bem cuidar.

Dinamização: Naturanima

 

Ateliê Uma Horta Na Cidade

14h30 às 17h30 / CMIA

Oficina de introdução à prática de horticultura biológica em pequenos espaços na cidade. Que soluções para se construir uma horta de baixo custo, quais as plantas e culturas mais indicadas, as principais pragas e doenças e os substratos adequados, assim como o segredo para produzir composto em casa, aproveitando os restos orgânicos que iriam para o lixo.

Grátis / sujeita a inscrição prévia até 17 de Março

 

Oficina do Ninho

15h00 às 17h00 / CMIA

Os participantes vão construir casas-ninho para passeriformes, contribuindo para uma maior biodiversidade na cidade, aprendendo ainda mais sobre a importância das aves em contexto urbano. No final, levarão consigo a casa-ninho construída.

Dinamização: Natur-Eco

Grátis / sujeita a inscrição prévia até 17 de Março

 

21 DE MARÇO, SEGUNDA-FEIRA

Vamos Plantar!

9h30 às 12h30 / Jardim Urbano da Costa da Caparica (junto ao CMIA)

Ação de plantação de espécies adaptadas a este local para famílias e todos os que queiram deixar a sua marca verde para a posteridade neste parque. Os participantes recebem também um kit de plantas mediterrânicas para plantarem no seu jardim.

Grátis / inscrição prévia aconselhada até 17 de Março

 

22 E 23 DE MARÇO, TERÇA E QUARTA-FEIRA

Replantar as Dunas!

10h00 às 12h30 / Praia da Mata (junto à entrada da praia)

Ação, dedicada a crianças de escolas ou participantes no Caparica Primavera Surf Fest, que irão plantar centenas de pés de estorno, uma planta adaptada ao ecossistema dunar, essencial para fixar as areias. Uma forma de proteger e ajudar a recuperar este frágil e importante ecossistema.

Grátis / sujeita a inscrição prévia até 18 de Março

 

A programação pode ser consultada no site www.m-almada.pt/ambiente.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo