A CARREGAR

Type to search

Spoga Gafa: as tendências para o exterior 2016/2017 tudo de 4 a 6 de setembro em Colónia

O Retro Chique, que significa o renascimento nostálgico de um estilo elegante, a fazer parte do universo do jardim e da jardinagem. O espaço verde é um espaço de tranquilidade. Para quem cuida dos jardins não está em causa apenas o terminar o trabalho mas estar no meio da natureza.

O contraste que o trabalha num jardim proporciona, em relação à vida acelerada do dia a dia, permite um tomar de consciência de tudo o que nos rodeia sem a pressão de ter que atingir estes ou aqueles objetivos.

Esta tendência designada “attentive gardening” – jardinagem atenta – faz-nos ficar mais focados em nós mesmos através do trabalho que fazemos junto das plantas e dos animais que habitam os espaços verdes. Voltar às origens também reforça o desejo de redescobrir algo já estabelecido antes. Isto está demonstrado em muitas facetas nomeadamente o boom recente da produção de tipos de vegetais que tinham caído em desuso, como as acelgas ou os nabos.

Emu_Snooze-chair

O retro está omnipresente também no mobiliário para o exterior

Os clássicos estão de volta. Maior atenção à história dos objetos , antigos modelos icónicos estão a ganhar vida sendo redesenhados e reinventados, por exemplo a cadeira de baloiço Hollywood e a cadeira de praia dobrável. Ao mesmo tempo os sofás de interior ao estilo dos anos 60 estão a passar para os terraços.

Os sofás modulares e espaços lounge, grupos de produtos ao estilo “casual dining” bem como sofisticados sistemas de mesas e mobiliário confortável estão a ganhar terreno.

Os consumidores querem espaços exteriores acolhedores e confortáveis mas sem serem kitsch. A tendência “Campestre Moderno” proporciona ambientes aprazíveis nos terraços e varandas. A união do moderno, da natureza e arte permite-nos obter um quadro global harmonioso. O entrançado e a teca a combinar na perfeição. Ambos os materiais perderam o seu aspecto mais pesado e o design ganha leveza. Sombras suaves e naturais irradiam tranquilidade e a atenção ao detalhe dada pelos acessórios completam o quadro.

Um aspecto mais lúdico e cómico é dado pelos padrões, os florais e folhos. O design com uma componente divertida, dos cadeirões multicolores aos sofás tipo puzzle, em sistemas modulares que podem ser rearranjados de acordo com a disposição do momento.

Na cor, o taupe está em alta. A combinação entre o cinza e o castanho dá o toque de elegância que casa lindamente com o verde da natureza. Disponível numa grande variedade de nuances ajudado pelo look metálico patente em pequenas peças de mobiliário e acessórios onde se destacam os tons cobre, ouro e nuances de prata.

Nos guarda-sóis estamos a descobrir o mundo mágico e multifuncional, para além da sombra foram acrescentadas funções aos modelos, nomeadamente os LED integrados, aquecimento infra vermelho e altifalantes.

O Deco e os acessórios: Sofisticação é a palavra de ordem. Nos vasos, almofadas, luzes, tochas, queijinhos para velas, tabuleiros e floreiras. Em linha com o mobiliário mais divertido de que falámos antes, as cores vivas são obrigatórias e os motivos com animais e flores são uma constante Todos os tipos de luzes estão em alta e existem mesmo vasos de suspender com a luz certa para iluminar da forma mais harmoniosa as suas plantas.

Objetos com uma utilização prática vão estar em maior destaque. As luvas de jardinagem por exemplo têm cores garridas e as casas para pássaros vão ser ainda mais ricas no seu design.

6531549_C_PressSection_Genesintische 0348

Os churrascos são funcionais e inteligentes.

Os alimentos podem ser fumados, cozinhados, grelhados e cozidos no exterior. A polivalência dos equipamentos obvia a ter vários equipamentos para cada função. Todas as funções num único modelo. Especialmente chique a combinação entre o grelhador e a lareira ou o grelhador barril que duplica a dimensão da sua mesa.

Cada vez mais os grupos alvo estão no foco das marcas. As marcas de topo estão a dirigir-se para um público mais urbano e com o poder de compra mais elevada: a escolha recai para os compactos de elevada qualidade. Para os mais jovens são os equipamentos de entrada de gama, com boa relação preço qualidade e em cores vivas.

Mas novas ideias para os churrascos estão sempre na mente dos fabricantes. Acessórios para waffles, sanduíches e prensas de hambúrgueres são das últimas tendências. Sensores de temperatura que permitem os assados perfeitos e até termómetros para batatas fazem parte das novidades mais recentes.

Mas mais do que tudo isto os churrascos estão a ficar “Smart”. Todos os dados ligados à temperatura dum determinado cozinhado são enviados para o telemóvel via Bluetooth.

Existem churrascos que podem ser controlados por telemóvel, o utilizador pode ligar ao “smart grill” via Wi-Fi e controlar a temperatura, monitorizar o tempo de cozedura ou iniciar o processo de auto limpeza, tudo a partir da aplicação. Para além das receitas as aplicações incluem a feitura de listas de compras.

23.-VegTrugs-Liberty-Red-Planted

Cuidar das plantas: Ao estilo de vida urbano

Por um lado os kitchen garden com condições ótimas para o desenvolvimento de ervas aromáticas em pequenas estufas, graças à tecnologia de iluminação LED integrada e por outro lado os fabricantes de vasos estão a criar soluções cada vez mais chiques para colocar as plantas nas varandas e terraços das cidades.

Floreiras elevadas são uma tendência forte. A vantagem da posição de trabalho ser bastante mais confortável e o solo ser mais fértil. Os especialistas em plantas desenvolvem fertilizantes vocacionados para estas plantações elevadas.

No que diz respeito aos vasos e floreiras de chão, assumem agora tons mais naturais seja em granito e em pedra ou com superfícies mais rústicas. Terracota está muito em voga bem como o vime. Os tons de terra mais conservadores que refletem a natureza por um lado e por outro, os tons pastel da lavanda e menta ou verdes fortes e tons de azul, completam o conjunto de tendência de cores.

Robot corta relvas

Ferramentas e utensílios

Amigas do utilizador e de alto desempenho. Os robots corta relvas e ferramentas sem fios como corta sebes, roçadoras e corta relvas, cada vez mais os fabricantes oferecem sistemas que permitem que várias ferramentas usem a mesma baterias.

As empresas perceberam a capacidade de compra da geração dos anos 60. As gamas de produtos para este grupo alvo englobam ferramentas ergonómicas e outras ajudas práticas como por exemplo os bancos de jardim com rodas.

Mas o maior desenvolvimento é sem dúvida o conceito “smart gardening”. Por exemplo , ao mesmo tempo que temos uma aplicação disponível para o relógio da Apple que permite ao utilizador dirigir, configurar e monitorizar o seu robot corta relvas a partir do seu pulso, a capacidade de cortar a relva em autonomia vai ainda mais longe. Uma nova função desta aplicação avalia dados relativos ao clima no local e com base nessa informação o robot “decide” de forma autónoma, qual o melhor momento para dar início ao trabalho.

Outros sistemas inteligentes para o jardim estão disponíveis. Via uma aplicação o utilizador pode controlar dispositivos como a humidade do solo e a temperatura de forma a que a rega e o corte sejam coordenados e tendo as condições climatéricas em consideração.

Aplicação para o robot corta relvas ser controlado á distância

Aplicação para o robot corta relvas ser controlado á distância

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo