A CARREGAR

Type to search

ExpoJardim & UrbanGarden 2019 com novos desafios

A edição deste ano da ExpoJardim foi montada com grande expectativa por parte dos profissionais do setor que na sua maioria viram com bons olhos a deslocação para Lisboa. A capital portuguesa tem sem dúvida falta de um grande evento que reúna os profissionais do mundo dos jardins e paisagismo e nas suas diferentes áreas, desde as plantas aos churrascos, passando pelos equipamentos. Algumas destas áreas como mobiliário, plantas, vasos e churrascos não estavam com expressão nesta edição da feira mas outras como equipamentos, pérgulas, spas, piscinas, lagos, decks, soluções de jardins verticais, entre outros estiveram presentes.
Sendo uma feira eminentemente profissional, também interessava captar o público em geral e dai a passagem para Lisboa. Temos alguma dúvida se esse propósito foi conseguido. No final as opiniões dividem-se em relação ao sucesso da feira mas fica sem dúvida a sensação que este tipo de eventos são importantes para criar um setor forte, para fortalecer relações profissionais e criar novas parcerias. Basta agora saber como atrair mais público e seria uma aposta boa tornar este tipo de eventos em autênticas festas para toda a família.

Uma das grandes novidades desta edição foi a apresentação de mais uma marca de equipamentos com representação no mercado português pela Grow Iberia, empresa que conta já no seu portefólio com a Honda e Pellenc. Villager é uma marca com uma gama muito completa, desde pequenas ferramentas aos grandes equipamentos, incluindo equipamentos a bateria. Um complemento ideal a outras ofertas da Grow Iberia, podendo assim os seus distribuidores ter acesso a um maior leque de oferta para os seus clientes.

A Honda aposta em promoções da gama Izy esta Primavera, e um reforço no mercado profissional, tradicionalmente muito forte, com o HRH536. Equipamentos com mais anos de garantia e sistemas de crédito para profissionais que ajudam no momento da aquisição destes equipamentos tornando o investimento mais leve.

Um dos stands mais interessantes foi o da Husqvarna, uma rampa com uma inclinação de 70%, que demonstrou o potencial do novo Automower 435X AWD. Um equipamento impressionante que aposta nos jardins mais inteligentes. Com o Husqvarna Automower®435X AWD e em todos os outros robôs corta-relvas com Husqvarna Automower® Connect, poderão ser usados comandos de voz através de Alexa Amazon e Google Home. O utilizador poderá gerir o corta-relvas através destes altifalantes controlados por voz. Os utilizadores avançados podem projetar o seu próprio programa para o robô corta-relvas via IFTTT ou API aberta. Além disso, Husqvarna Automower® Connect funciona também com GARDENA SmartSystem, adicionando irrigação ao jardim inteligente.
No stand estavam também os 12 modelos do Automower para profissionais e privados, num stand dedicado em 100% a equipamentos a bateria. Uma mensagem forte de que este é a futura aposta da marca no mercado Ibérico e resto do mundo.

A STIHL marcou presença assinalando de forma veemente o 20º aniversário da marca em Portugal, com o maior stand da feira e subordinado ao lema “Laranja é o novo Verde”, uma chamada para a passagem de toda a gama anteriormente Viking (verde) para Stihl (laranja). Ao nível das novidades de equipamentos de realçar a nova geração de baterias AK e a podadora em altura a bateria HL A56.
De salientar também o novo sistema Stihl Smart Connector, é uma nova era na utilização de equipamentos da marca. Liga-se em equipamentos a gasolina, elétricos e sem fios, o sistema fornece informações importantes sobre as ferramenta elétrica STIHL via Bluetooth® 4.2. O Smart Connector oferece funções e serviços totalmente novos. Permite a gestão do diversos equipamentos no jardim doméstico usando o aplicativo STIHL e para gerir uma frota de máquinas mais para um universo profissional através do Portal STIHL Connect Pro.
E grande novidade anunciada por Juvenal Martins, responsável pela empresa em Portugal, foi a apresentação da visão artística das futuras instalações da Stihl Portugal, na Abrunheira (Sintra). Trata-se de um investimento de cerca de 6 milhões de euros estando previsto que as obras se iniciem em 2020 e a inauguração seja no ano de 2021. Leia a reportagem e veja o vídeo da entrevista a Juvenal Martins aqui.A presença da Gardena / McCulloch diretamente de Espanha foi uma surpresa e com um stand muito Primaveril. Apresentou na ExpoJardim as novidades que fomos também ver a Madrid no evento Open Day. Soluções de equipamentos muito interessantes para espaços urbanos como varandas, nomeadamente o aspirador aspirador varandas. Um pequeno equipamentos que vem ampliar a gama de oferta da marca com uma excelente imagem. Mais à frente não perca a reportagem do Open Day da Gardena para saber quais as novidades da marca.

A Outils Wolf também marcou presença, sendo agora uma marca da Etesia, mudanças que focadas no artigo publicado, no passado dia 25 de março, aquando da nossa visita à fábrica em Wissembourg. Ver artigo

Outra das novidades foi o sistema de jardim vertical da Mitera, que tem como instalador oficial a Jardins Sintra, um sistema interessante em que facilmente se substituem plantas sem ter que mexer no resto do jardim.

Um expositor interessante e uma estreia em Portugal é a BURGER uma marca Francesa a dar os primeiros passos em Portugal, com um inovador sistema de encaixe e decks em madeira de grande qualidade, entre outros produtos.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo