A CARREGAR

Type to search

O meu Jardim é no Campo: Ponte de Lima, o Percurso da Veiga

Aproveitando uma visita ao Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima fui efetuar uma caminhada na zona das Lagoas de Bertiandos.

Texto e fotografias: Vasco de Melo Gonçalves

O Percurso da Veiga faz parte de uma vasta oferta de percursos pedestres da responsabilidade da autarquia de Ponte de Lima.
O percurso, graças ao seu perfil de altimetria e extensão, não apresenta qualquer dificuldade física sendo uma proposta interessante para ser efetuado em família. É um percurso com abundantes zonas de sombra o que permite ser efetuado ao longo de todo ano. O percurso encontra-se, normalmente, bem sinalizado e não levanta dúvidas ao utilizador.
O que mais gostei neste percurso foi a diversidade de paisagem, onde as zonas agrícolas convivem com um bosque mais denso e o elemento água. A diversidade da flora é, também, relevante.

Descrição
Este percurso, tem como principal objetivo a interpretação da zona das veigas e valores associados. As veigas são áreas predominantemente agrícolas, onde se pratica a sucessão do milho (possível observar a consociação milho*feijão), cultura sachada na primavera/verão, azevém e outras gramíneas no outono/inverno, podendo encontrar-se pequenas manchas com vinha em bordadura ou olival disperso.
Do Centro de Interpretação Ambiental, atravessando uma zona de pinhal, onde será possível escutar gaios e/ou gralhas e encontrar pinhas roídas, dispersas pelo solo, que indicam a presença de esquilos, o percurso segue junto ao limite da área protegida até à estátua das quatro mãos, símbolo da união de quatro freguesias, coincidindo a determinada altura com o percurso V (ver descrição).
Continuando o percurso, entram-se na veiga do Sobreiro, rasgada pelo rio Estorãos, em direção ao posto de observação que para além de conter informação sobre a atividade humanas no espaço, permite observar, a fauna e a flora, bem como a paisagem típica de determinada época do ano.
Daqui o percurso segue até à ponte da Freixa e posteriormente acompanha a margem esquerda do rio Estorãos seguindo o percurso III até ao seu final. Fonte: C.M. Ponte de Lima

Ficha do percurso
Designação: PR IV Percurso da Veiga
Distância aproximada: 6 km.
Duração aproximada: 3h.
Tipo de percurso: circular de pequena rota.
Sinalizado: Sim
Grau de dificuldade: baixo.
Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental / http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt/ver.php?cod=1B

Centro de Interpretação Ambiental.

 

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo