A CARREGAR

Type to search

Parque do Barrocal recebe prémio internacional

O Parque do Barrocal em Castelo Branco que abriu ao público no passado dia 7 de Novembro, venceu o World Architecture News Awards – Wan Awards, na categoria “Paisagens Urbanas”.

É uma área de natureza silvestre com aproximadamente 40 hectares e está integrado nos territórios classificados do Geoparque Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional.
O parque corresponde a uma paisagem geológica fascinante com uma inesperada biodiversidade que acompanha as estações do ano, a dois passos do centro urbano.
O Parque do Barrocal apresenta 7 mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços e trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves, entre tantas outras atrações naturais.
Com uma paisagem granítica característica, feita de rochas geradas nas profundezas da Terra, mas moldadas e expostas por centenas de milhões de anos de movimentos tectónicos e períodos climáticos, o Barrocal é um oásis refrescante de História Natural.
A sua origem está associada à instalação de uma gigantesca massa magmática localizada a uma profundidade estimada de 30 km e com uma temperatura de cristalização iniciada aos 750˚C, datada de há cerca de 310 milhões de anos.
O grande vencedor de um dos maiores prémios internacionais de arquitetura, o World Architecture News Awards – Wan Awards, na categoria “Paisagens Urbanas”.
O projeto albicastrense estava numa lista de oito finalistas vindos de todo o mundo, e competia com países como os Estados Unidos, México, Dinamarca ou Austrália.
Para José Augusto Alves, presidente da Câmara de Castelo Branco, “é um grande orgulho para Castelo Branco e para todos os albicastrenses o reconhecimento internacional do nosso Barrocal. Estamos a falar de um exemplo singular da harmonização entre a preservação da biodiversidade existente nas cidades e o seu usufruto por parte da população, características que lhe conferem distinção, mas também modernidade”.
Fotografias de Pedro Martins

Horário de Funcionamento:
Horário Inverno (1 de outubro a 31 de março): Das 10:00 às 17:00, última entrada para visitas completas às 15h30.
Horário Verão (1 de abril a 30 de setembro): Das 9:00 às 20:00, última entrada para visitas completas às 18:30.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo