A CARREGAR

Type to search

Os meus jardins: Parque do Barrocal

A nossa guia foi a Sofia Salavessa e, mais tarde, juntou-se João Maltez da autarquia de Castelo Branco.
O que primeiro vemos quando entramos, a estrutura de passadiços designada por Chave do Barrocal colocada nas antigas Pedreiras, houve um cuidado grande na sua implantação para que tivesse o menor impacto possível nas pedras.
Antes de ter a sua requalificação em 2020, este espaço teve várias fases de utilização: zona de extração de pedra para a construção; zona de pastoreio; parque natural dentro de uma zona urbana transformando-se num espaço lúdico para os moradores em proximidade…
A vantagem de ter preservada uma mancha significativa de Carvalho-negral (Quercus pyrenaica) que ocupa 30% da sua área, confere-lhe um cariz muito especial.
Excelente também para a observação de aves desde Grifos, Gaios, Abelherucos Coruja das Torres e a fauna é rica em Coelhos, Javalis, Raposas e até Furões.

Enquadramento
O Parque do Barrocal, em Castelo Branco, é uma área de natureza silvestre com aproximadamente 40 hectares e está integrado nos territórios classificados do Geoparque Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional.
O parque corresponde a uma paisagem geológica fascinante com uma inesperada biodiversidade que acompanha as estações do ano, a dois passos do centro urbano.
O Parque do Barrocal apresenta 7 mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços e trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves, entre tantas outras atrações naturais.
Com uma paisagem granítica característica, feita de rochas geradas nas profundezas da Terra, mas moldadas e expostas por centenas de milhões de anos de movimentos tectónicos e períodos climáticos, o Barrocal é um oásis refrescante de História Natural.
A sua origem está associada à instalação de uma gigantesca massa magmática localizada a uma profundidade estimada de 30 km e com uma temperatura de cristalização iniciada aos 750˚C, datada de há cerca de 310 milhões de anos.

Aconselhamento ao visitante: Utilização de áudio guia em Português, Francês ou Inglês.
Horário de Funcionamento:
Horário Inverno (1 de outubro a 31 de março): Das 10:00 às 17:00, última entrada para visitas completas às 15h30.
Horário Verão (1 de abril a 30 de setembro): Das 9:00 às 20:00, última entrada para visitas completas às 18:30.
Encerra às segundas feiras.

Contactos
Rua Adelino Semedo Barata, 6000-040 Castelo Branco
+351 272 330 356
barrocal.parque@cm-castelobranco.pt
Entrada gratuita

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo